Educação cooperativista online

Cursos, webinars e vídeos curtos sobre o cooperativismo

Vantagens da Cooperação | 18 de junho de 2022
educação financeira


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Anteriormente, nós já comentamos por aqui sobre cursos de graduação e pós-graduação em Cooperativismo oferecidos por grandes instituições de ensino brasileiras. Mas você sabia que também é possível ter acesso online à educação cooperativista? Há webinars, cursos rápidos, palestras e outras opções.

Seguindo o princípio cooperativo da Educação, Formação e Informação, as cooperativas contribuem com a Educação brasileira e também oferecem diversas oportunidades de formação e informação para quem faz parte do universo cooperativista ou se interessa pelo tema.

Confira algumas boas opções:

ConectCoop

Iniciativa de educação cooperativista da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), o ConectCoop é um projeto que reúne conteúdos diversos, com discussões e opiniões de pessoas de dentro e de fora do cooperativismo de crédito (também chamado de cooperativismo financeiro).

Na ConectCoop Websérie, por exemplo, você encontra vídeos curtos sobre temas relevantes e atuais. Há vídeos sobre liderança feminina, sobre o Dia da Consciência Negra e também sobre programas cooperativistas, entre outros.

Já a lista ConectCoop Webinar inclui vídeos mais longos, tratando em profundidade sobre temas importantes do cooperativismo financeiro.

EaD Confebras

Essa iniciativa de ensino à distância da Confebras é voltada para quem quer realmente aprofundar-se na educação cooperativista.

São três os cursos oferecidos até o momento: Cooperativismo Básico, Cooperativismo Financeiro e Gestão de Finanças Pessoais.

Neste caso, os cursos são pagos, com descontos para cooperados e cooperativas filiadas à Confebras.

CapacitaCoop

Idealizada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), a plataforma de educação cooperativista CapacitaCoop já conta com mais de 60 opções de aprendizagem oferecidas aos mais de 25 mil alunos cadastrados.

“Essa ferramenta foi criada em meio a um momento de muitas incertezas geradas pela pandemia de Covid-19, mas seu sucesso já está mais que consolidado. Os números são expressivos e temos que destacar também a efetividade do conteúdo oferecido e que contempla as mais diversas temáticas voltadas para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

De todo modo, é bom saber que qualquer pessoa interessada (mesmo que não faça parte de uma cooperativa) pode se cadastrar e ter acesso gratuito a todo o material da plataforma, como cursos, publicações, webinars, etc.

Há cursos sobre gestão, comunicação, inovação, vendas, governança, agricultura familiar, entre outros.

Universidade Sicoob

Iniciativa de um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob (instituição financeira presente em todos os estados do país), a Universidade Sicoob é um projeto multiplataforma com soluções de aprendizado direcionadas tanto aos colaboradores da instituição quanto aos cooperados.

Aliás, é bom saber que os cooperados do Sicoob podem ter acesso à essa ferramenta pelo aplicativo Sicoob Moob. Educação financeira, tendências de mercado e planejamento da carreira são apenas alguns dos temas abordados.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=kjRNGJ4Wh-4

Além disso, por meio da Universidade Sicoob, os funcionários da instituição também podem aprofundar-se em temas como liderança, gestão de pessoas, valores do cooperativismo e muito mais.

Escola de Dirigentes e Executivos

Outra solução de educação cooperativista do Sicoob é a Escola de Dirigentes e Executivos (Edex), que conta com cursos online e presenciais, especialmente voltados para lideranças da instituição.

A ideia é manter toda a equipe de gestores, líderes e conselheiros sempre capacitada e atualizada. Exemplo disso foi dado pelo presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, que participou em abril de vários cursos para os conselheiros, abordando temas como governança corporativa, segurança da informação, gestão integrada de riscos, entre outros.

“Nós estamos sempre procurando inovar, estudar e nos capacitar mais, sempre saber um pouco mais, para que nós possamos transmitir isso e atender melhor nossas cooperativas e nossos funcionários; como também nós pretendemos que os funcionários, lá na ponta, possam atender cada vez melhor nossos associados, que são a nossa razão de existir”, comenta o executivo.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar