Alimentos orgânicos estão super na moda. Mas as razões para cultivar sua própria horta vão além disso. Plantando seus temperos e hortaliças preferidos em casa, você tem garantia de qualidade e procedência e pode usar alimentos sempre bem fresquinhos. Pode economizar também nas compras em hortifrutigranjeiros e supermercados (compra uma vez e depois é só replantar). Além disso, deixa sua casa ou apartamento com um toque mais natural.
Acompanhe o passo a passo para montar e cuidar da sua própria horta:
Pode ser no quintal, no jardim, na varanda, na janela do quarto, na área de serviço ou na janela da cozinha (mas deixe-a longe do fogão ou forno). O importante é escolher um local em que bata sol ao menos quatro horas por dia, de preferência o sol da manhã.
Você pode plantar mudas e sementes em vasilhames, vasos e jardineiras próprios ou pode reaproveitar calhas, canos de PVC, pneus, latas, canecas e até garrafas PET. Mesmo em um apartamento, é possível usar a criatividade e aproveitar os espaços. Já pensou, por exemplo, em montar uma horta vertical? Na Internet há vários tutoriais com alternativas que você mesmo pode fazer (conheça algumas aqui). Só lembre de escolher plantas de raízes curtas (acompanhe as dicas a seguir) e de garantir profundidade mínima de 10 cm, assim como um distanciamento mínimo entre elas.
Você pode cortar casca de banana em pedaços bem pequenos e misturá-los à terra antes do plantio. Ou pode também usar borra de café: após coá-lo (sem açúcar), espere a borra esfriar e misture-a com a terra. Pronto. Terra adubada sem muito custo.
Para replantar alguns temperos, como a hortelã, o manjericão e o alecrim, use mudas que mantenham algumas folhas ainda próximas ao talo. Coloque-as na água até que as raízes comecem a se desenvolver. Em seguida, transfira-as para a terra adubada (no recipiente que você escolheu).
Salsão (aipo), capim-cidreira (capim-limão) e acelga são alguns exemplos de plantas com talos que você também pode replantar em casa para economizar. A muda deve ser feita a partir do talo, com uns 5 cm de comprimento, e colocada numa vasilha com água até que as folhas comecem a brotar novamente. Espere que as folhas cresçam entre 5 e 10 cm e transfira as mudas para a terra adubada, no recipiente escolhido. A cebola, que é um bulbo, funciona da mesma forma: você corta próximo ao talo uns 5 cm e coloca essa muda na água até que as folha brotem, depois transfere-a para a terra.
Sabia que cebolinha, alho, alho poró e alface americana podem ser replantados sem uso de terra? Ainda mais fácil. Basta manter os talos ou raízes em uma vasilha com água para voltarem a brotar e continuarem crescendo. O alho é replantado inteiro, toda a cabeça. No caso da cebolinha, mantenha sempre uns 5 cm de folhas acima da raiz (nunca corte muito próximo) . E no caso do alho poró, espete alguns palitos de dente em sua base, que o sustentem boiando (não o deixe afundar totalmente na água) e nunca deixe a água evaporar, trocando-a a cada dois dias.
Além da boa luminosidade – no mínimo quatro horas de sol por dia – plantas não exigem muitos cuidados, exceto a rega constante. Para mudas, o ideal é regar uma vez ao dia no inverno e duas, no verão. Para sementes, recomenda-se a rega três vezes ao dia.
Quer mais dicas para economizar com as compras de supermercado?
Supermercado: Compre online e fuja das tentações e 10 dicas de como economizar nas compras do supermercado
Conheça também o maior sistema cooperativo de crédito brasileiro – o Sicoob – que oferece muito mais vantagens para administrar suas finanças.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…