Já ouviu falar da tinta térmica? Sabia que ela pode ajudar a economizar até 60% de energia?
A tecnologia foi desenvolvida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana) para revestir aeronaves, navios e tubulações, como forma de diminuir o calor no interior dessas estruturas.
Mas agora esse tipo de tinta já está sendo comercializado como revestimento para os mais diversos ambientes, mostrando-se uma alternativa eficiente na economia de energia. Em alguns casos, dá até para dispensar o uso do ar-condicionado quando estiver calor. Saiba mais:
A tinta comum – formada por solvente, resina e pigmentos – costuma ter apenas funções estéticas. A tinta térmica, por outro lado, já é diferenciada desde sua composição, pois é feita à base de água e microesferas ocas de vidro. Essas microesferas impedem a passagem (entrada e saída) do calor, refletindo de 80% a 90% dos raios solares. Dessa forma, a tinta age como um isolante térmico, garantindo conforto tanto em situações de calor quanto de frio.
A aplicação é simples. Não há nenhuma técnica especial. Basta pintar como qualquer outra tinta, seguindo as instruções para cada material de aplicação.
Aliás, são diversos os substratos em que a tinta térmica pode ser aplicada: sobre concreto, fibrocimento, coberturas metálicas, fibra, cerâmica, entre outros.
E a tinta térmica pode ser usada tanto nas paredes quanto no telhado, onde o resultado pode ser ainda melhor, já que essa é a parte da construção que recebe maior incidência de raios solares durante o dia.
Devido a sua composição e forma especial de atuação, a tinta térmica pode reduzir de 35% a 60% o consumo de energia elétrica usada para refrigerar ambientes.
Assim, pode ser recomendável seu uso na cobertura de casas, galpões, prédios e armazéns, como forma de diminuir a temperatura interna, em alguns casos, dispensando até o uso de aparelhos de ar-condicionado.
Além de ser uma ótima alternativa para economizar com a conta de energia elétrica, a tinta térmica também é uma opção mais sustentável e eficiente do que a espuma de poliuretano – material derivado do petróleo comumente usado no isolamento térmico de diversas obras.
O único porém da tinta térmica é que, por ser um produto relativamente novo no mercado, comparada com a tinta comum, ela ainda possui um preço um pouco maior na hora da compra. (o galão de 18 L de tinta comum sai, em média, R$ 225, enquanto o mesmo volume de tinta térmica custa em torno de R$ 350, de acordo com pesquisa feita no Mercado Livre em junho/2016) Porém, com a popularização dessa ideia, aumentando a procura e a oferta, como vem acontecendo, a tendência é que os preços comecem a baixar. E os custos iniciais ainda podem ser compensados (e até superados) pela economia mensal de energia.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do país.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…