Ter uma estante com seus livros preferidos pode ser um charme. Dá para decorar a casa e incentivar a leitura na família, além de reler quando você quiser. Mas não dá para ter na estante todos os livros que precisamos ler ao longo da vida. Além de contratempos com o espaço ocupado pelos volumes, por que guardar obras que você não pretende reler?
É claro que, para algumas pessoas, nada se compara ao prazer de ter o livro entre os dedos, virar as páginas, sentir o cheiro do papel… Mas você já experimentou ler em um e-reader, um aparelho próprio para a leitura de e-books? Ou quem sabe em um tablet ou mesmo no computador? Sabia que, em alguns casos, o e-book pode representar uma boa economia em relação ao livro de papel e há até muitos e-books gratuitos?
A Amazon oferece 10.000 títulos gratuitos. O Google Play, tem 100 obras grátis à disposição. A Livraria Cultura também oferece algumas dezenas de e-books grátis. Além disso, o Ministério Público mantém o site dominiopublico.gov.br com a obra completa de Machado de Assis, todas as músicas de Noel Rosa e mais outro clássicos. No exterior, o Projeto Gutenberg oferece mais de 36.000 e-books gratuitos.
Em geral, comprar um e-book pode custar até 20% menos do que um livro impresso. Livros importados, principalmente, costumam valer a pena em versão e-book. Porém, há também casos em que o preço do livro digital não compensa. De qualquer forma, investir em e-books desestimula a impressão, estimulando a economia de papel, o reflorestamento e a diminuição da produção de lixo, contribuindo, assim, com o meio-ambiente e com o futuro. Claro que não estamos preconizando o fim do livro impresso. Mas vale analisar as vantagens e desvantagens antes de escolher entre o e-book e o livro de papel em sua próxima compra.
A Amazon comercializa 13.000 e-books em português e mais de um milhão em outros idiomas. Eles podem ser lidos no Kindle (e-reader vendido na loja) ou em tablets e smartphones. A Livraria Cultura tem à venda 12.000 títulos digitais em português e 1 milhão em outras línguas, que podem ser lidos em até seis dispositivos diferentes (exceto Kindle), desde que seja feito acesso com o Adobe ID. O Google Play oferece 10.000 títulos em português e 25.000, em outros idiomas, sendo que todos podem ser lidos em diversas plataformas com acesso por senha. Além disso, a Gato Sabido – primeira loja virtual de e-books no Brasil – possui 1.500 livros digitais em português e mais de 100.000 títulos em inglês à venda, os quais podem ser lidos pelo e-reader vendido na loja virtual, o Cool-er. Submarino e Saraiva também são opções para compra de e-books.
Se você optou pelo impresso, a estratégia mais recomendada é pesquisar bem o preço do livro e também do frete antes de fazer o pedido. Se puder esperar para juntar vários pedidos numa mesma compra, o frete pode compensar mais. Para livros novos, boas opções são a Amazon – que chegou ao Brasil com preços competitivos -, a FNAC, a Cultura e a Saraiva. Além disso, no site estantevirtual.com.br – maior seleção de sebos do Brasil – é possível encontrar livros novos e usados, inclusive exemplares esgotados e raros. No site, cada anúncio traz a descrição do estado do livro e é comum encontrar exemplares em ótimo estado de conservação por um preço bem abaixo do mercado.
Gostou do artigo? Já pensou que vender seus livros usados pode ser uma atitude econômica e cooperativa?
Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob , e descubra como fazer mais economia e administrar melhor o seu dinheiro.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…