Certamente, alguma vez na vida você já entrou na cilada de fazer uma viagem mal planejada, quando passou por mais apertos e imprevistos do que por experiências legais. E retornou para casa com muito mais prejuízo na conta do que quando partiu.
Sabemos que a pressa pode ser, muitas vezes, inimiga da perfeição. Por isso, para que as suas próximas férias sejam simplesmente as melhores, que tal juntar uma boa grana e ter um tempo maior para planejar?
Lembra do nosso primeiro post com 10 dicas de como economizar mais? Seguindo-as à risca, é bem provável que dentro de alguns meses você já consiga fazer um pé-de-meia para a sua próxima viagem.
E, para não passar mais por apertos, vale pegar um lápis e papel para:
- Levantar um orçamento de, no mínimo, três sites de compras de passagem e também fazer simulações dos pacotes de passagem + hotel.
- Estipular o roteiro dos lugares que você quer conhecer e anotar quanto, por alto, irá gastar em cada passeio. Já incluindo os preços das lembrancinhas. Há pontos turísticos que vendem ingressos pela internet e outros que permitem entrada gratuita. Vale pesquisar e ter uma noção mais real do gasto.
- Calcular previamente o desembolso com o valor do transporte, dentro da região, e qual o meio mais em conta: público, táxi ou aluguel de carro. E quando precisar pegar um táxi por lá, veja se o Uber não oferece uma opção mais barata.
- Anotar as dicas de lugares que seus amigos já visitaram e comprovaram que vale o custo-benefício.
- Conferir e listar as opções de baixa temporada do destino, para fazer uma comparação, caso você tenha planejado a viagem na alta temporada.
Além disso:
- Quando estiver escolhendo um lugar para ficar, confira também outros sites com modelos de economia compartilhada, como o AirBnb e o Voltem. Normalmente, os preços são mais atrativos.
- Feche um valor máximo diário para os gastos com as compras e alimentação.
- Estando lá, tente conhecer os lugares que são mais frequentados pelos próprios moradores. Às vezes, fica mais em conta sair do roteiro tradicional e descobrir hábitos e culturas diferentes da população local.
Tem mais dicas? Compartilhe com a gente. E boa viagem! ;)