Natal é época de confraternização, de reunir a família e os amigos para festejar. Além disso, no Brasil, a data representa também o maior evento de consumo do ano. Muita gente, vê no 13° salário a chance de gastar um pouco mais para incrementar a ceia familiar ou oferecer aquele presente especial. Mas os especialistas alertam que não é saudável financeiramente gastar todo o 13° com a ceia e os presentes.
Segundo o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, Reinaldo Domingos, nesta época, muitas famílias costumam gastar até 40% da renda em excessos que poderiam ser repensados e cortados. Para economizar, o ideal, de acordo com Domingos, é, antes de tudo ter uma planilha financeira atualizada de seus ganhos e gastos. E além disso, fazer as contas de todas as despesas do mês seguinte antes de planejar as compras. Assim, é possível calcular o quanto sobra para as contas de fim de ano.
Após descobrir o quanto você pode gastar, veja estas dicas práticas para gastar menos neste Natal.
1 – Liste o que vai comprar.
Levando em conta o número de convidados/familiares que participarão da ceia, planeje o(s) prato(s) que irá cozinhar e faça uma lista de todos os ingredientes que precisa comprar (se possível, especifique também uma média de preços para ter noção do seu gasto total). Indo ao supermercado com a lista em mãos, fica mais fácil resistir às tentações e promoções da época.
2 – Substitua ingredientes e pratos.
Ao planejar a ceia, seja criativo. Você pode, por exemplo, trocar o tradicional peru por um pernil suíno ou, o bacalhau, por um filé de merluza. Analise a quantidade e o valor dos ingredientes incluídos em cada prato para decidir o melhor cardápio (assim, você pode optar, por exemplo, por uma maionese de batatas no lugar de um salpicão, que exigiria mais ingredientes, etc).
3 – Prefira frutas nacionais da estação.
Com a alta do dólar, fique bem atento ao preço de frutas e castanhas importadas. Frutas nacionais da estação são mais baratas e podem agradar todo tipo de paladar.
4 – Liste os presenteáveis.
Comece fazendo uma lista com os nomes das pessoas que você pretende presentear. Em seguida, estabeleça uma hierarquia entre elas: quais são as mais próximas, aquelas cujos presentes costumam ser de maior valor? Em geral, se a pessoa não for muito íntima, uma lembrancinha pode bastar.
5 – Estabeleça um valor máximo para os presentes.
Com seu orçamento em mente e a lista de pessoas a presentear nas mãos, estabeleça um valor total para os presentes. E, a partir daí, um valor máximo para o maior presente e um valor aproximado para os demais. O ideal é que você já saia de casa tendo uma boa ideia do que vai dar a cada um e das lojas onde encontrar (assim, ainda economiza combustível ou transporte).
6 – Pesquise em centros comerciais alternativos.
Além dos tradicionais shoppings centers, outros tipos de centros comerciais também podem reunir boas ofertas e presentes alternativos para a data. Você pode visitar, por exemplo, feiras de artesanato, bazares ou mercados de Natal. Mas tenha em mãos sua lista de presentes para não se empolgar e gastar além do que precisa.
7 – Deixe algumas compras para janeiro.
Após a época de festas, as lojas costumam fazer queimas e saldões para liquidar o estoque. Então, deixe as compras pessoais para janeiro. E se preciso, negocie também adiar os presentes para quando o preço estiver melhor.
8 – Pesquise bem antes de comprar.
Tanto no caso da ceia como para os presentes, é preciso pesquisar bem os preços e as alternativas antes de comprar. Seja em encartes e anúncios de supermercados, em folhetos promocionais ou pela internet, não deixe de comparar bem os produtos, os preços e as promoções antes de sair de casa. Assim, você pode planejar antes o que e onde vai comprar e até traçar uma rota mais curta entre as lojas para economizar também no combustível.
9 – Não deixe as compras para a última hora.
Evite o aumento de preços que costuma acontecer na véspera das festas. Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. E em geral, as filas aumentam muito. Se quer economizar, tanto na ceia quanto nos presentes, planeje-se e faça as compras com antecedência.
10 – Não faça compras com pressa.
Nas compras da ceia, é preciso algum tempo para comparar o preço dos alimentos e verificar a validade dos produtos. Nas compras de presentes, é preciso tempo para verificar a qualidade dos produtos e negociar bons descontos. Indo às compras com tempo, você pode fazer melhores escolhas.
11 – Não leve as crianças junto.
Em alguns casos, levar as crianças às compras pode até ser uma boa aula de economia. Mas na época de festas, costumam haver muitos estímulos e a criança pode acabar incentivando você a fazer gastos extras.
12 – Use um cartão de crédito inteligente.
Uma boa dica para administrar melhor seu orçamento é contar com um cartão de crédito com limite inteligente: um para compras de parcela única (aquelas de valor menor) e outro limite para compras parceladas, assim fica mais fácil se organizar sem comprometer todo seu crédito com compras de valor elevado. Um bom exemplo é o Sicoobcard, que você pode conhecer no link.
Já conhece o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do país?
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…