Ter um carro é o sonho de consumo de muita gente. Afinal, um veículo na garagem é sinônimo de conforto e segurança para o dono e sua família. Porém, possuir um automóvel é como ter uma moeda na mão – há os dois lados. E o outro inclui os gastos com a manutenção, limpeza e principalmente com o combustível.
Mas para que você possa fazer bom uso do seu carro e não comprometer tanto o seu orçamento mensal, é essencial usá-lo com inteligência e disciplina. Para isso, trouxemos algumas dicas importantes que irão ajudá-lo a economizar mais combustível e fazê-lo render.
Primeiro de tudo, fique atento aos vilões:
- Janelas abertas – sempre que possível, ande de janelas fechadas para não interferir na aerodinâmica do carro.
- Ar-condicionado – o seu uso aumenta em 20% o consumo do veículo. Por isso, em dias mais amenos, use apenas a ventilação interna.
- Aceleradas bruscas – quanto mais acelerar de forma bruta, mais gasolina é enviada ao motor.
- Ponto morto – descer ladeiras em ponto morto não funciona para poupar gasolina. Nessas horas, continue com o veículo engrenado à marcha e sem acelerar. Caso contrário, irá consumir mais combustível, pois entrará em marcha lenta e a segurança ficará comprometida ao perder o freio-motor.
- Excesso de velocidade – além da economia que você terá por não ultrapassar a velocidade permitida (podendo resultar em uma multa), também economizará em 20% o combustível se transitar em até 80 km/h.
- Carregar peso – a regra é simples: quanto mais pesado o veículo, maior aceleração para movimentá-lo. Verifique no manual do proprietário o peso máximo permitido pela montadora. Há pesquisas que mostram que 40 quilos de excesso de bagagem compromete em mais 2% oconsumo de combustível.
- Evite ficar na reserva – o carro torna-se mais econômico com o tanque cheio, pois não há o risco de forçar a bomba de combustível (o que acontece quando entra na reserva) consumindo mais.
Além disso:
- Antes de sair de casa, escolha a melhor rota.
- Troque as marchas de acordo com a necessidade.
- Faça a revisão do veículo – pneus descalibrados, rodas desalinhadas, motor desregulado, velas, filtros de ar e óleo velhos influenciam diretamente no consumo. Um motor não regulado, por exemplo, pode afetar em 60% nos gastos com combustível e pneus descalibrados em 20%.
- Alterne os dias de uso do seu automóvel. Uma ou duas vezes por semana vá trabalhar a pé, de bicicleta ou fazendo o “Carpooling”.
Separamos, também, algumas dicas de site e aplicativos que são “uma mão na roda” quando o assunto é economia de combustível:
Site
- Meus Gastos – Preço dos Combustíveis: filtra os valores por região, cidade, bairro e bandeira do posto de gasolina.
Aplicativos
- Carrorama: calcula o gasto médio por dia e quilômetro, e também exibe o desempenho do veículo conforme o tipo de combustível usado. (iOS e Android)
- Gazo: assim como o “Meus Gastos”, ele mostra os preços de cada posto de gasolina mais próximo. (iOS e Android)
- Waze: calcula rotas com menos trânsito e traz outras informações compartilhadas, em tempo real, por outros motoristas. (iOS, Android e Windows Phone)
- Econoflex: para tirar a dúvida se vale mais a pena abastecer com álcool ou gasolina, digitando apenas o valor de um deles. (Android)
- BeepMe: para oferecer ou encontrar caronas. (Android e iOS)