7 dicas para quem vai viajar nas férias de julho

Vai viajar nas férias de julho? Confira nossas 7 dicas para economizar e aproveitar ao máximo! Acesse o blog e fique por dentro!

Guia de Bolso | 05 de julho de 2024

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Todo ano é a mesma coisa. Chega o meio do ano e, com ele, as tão esperadas férias de julho. Aquele “pit-stop” no meio da jornada que traz, em grande parte das pessoas, o desejo de descansar um pouco e — quem sabe — viajar.

E, verdade seja dita, os brasileiros estão cada vez mais afim de viajar no mês de julho. Pelo menos foi o que indicou a Diretora de Produtos em Destinos da Decolar, empresa líder em viagens da América Latina, em declaração recente. Segundo ela, o interesse por pacotes neste período aumentou 107%, em relação ao mesmo período de 2023.

Mas todo mundo sabe que viajar no meio do ano não é tão simples assim. Para que o lazer seja possível, é preciso planejamento, organização e controle financeiro. Muito controle financeiro.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas práticas para você que vai viajar e quer economizar sem abrir mão da diversão! Vamos nessa?

Boa leitura!

1. Planeje com antecedência

A economia já pode começar antes mesmo de você embarcar em sua aventura no meio do ano. Afinal, uma das melhores formas de economizar é planejar sua viagem com antecedência.

Quanto mais cedo você começar a pesquisar destinos, preços de passagens, hospedagens e passeios, mais chances terá de encontrar preços acessíveis e grandes promoções. Considere instalar aplicativos especializados em comparar preços e fique de olho nas ofertas relâmpago. Somos impactados por algumas delas todos os anos e, se você estiver ligado, poderá economizar ainda mais!

Além disso, o planejamento prévio também ajudará no controle do seu orçamento, uma vez que você estará se blindando ao máximo de gastos inesperados por conta da sua decisão de viajar.

2. Escolha destinos alternativos

Se for viajar nas férias de julho, que tal fugir do óbvio? Destinos populares tendem a ser mais caros durante a alta temporada. E, sim, aqui no Brasil o mês de julho também é considerado um período de alta temporada. Por isso, considere viajar para locais menos concorridos, mas que também possam atender às suas necessidades.

O Brasil é enorme e há uma ampla variedade de lugares para conhecer, desde cidades pequenas e praias menos conhecidas, até regiões rurais que podem ser excelentes para quem quer descansar e renovar as energias.

Ao escolher um destino com essas características, você estará economizando e dando a si mesmo a oportunidade de conhecer lugares menos explorados pelo grande público.

3. Pesquise sobre hospedagem

Chegamos em um ponto crucial da jornada em busca da economia nas férias de julho. A hospedagem é um dos maiores gastos em qualquer viagem, por isso pesquise muito! Vá em busca de opções além dos hotéis tradicionais, como pousadas, hostels e até mesmo acomodações por temporada em plataformas como Airbnb, por exemplo.

Outra dica de ouro (a dica dentro da dica) é buscar por alternativas fora do circuito turístico do seu destino. Elas costumam ser mais baratas e podem lhe dar uma experiência de viagem ainda mais imersiva.

Ah! E nunca se esqueça de olhar atentamente as avaliações de outros hóspedes para se certificar de que o local escolhido de fato é tudo aquilo que ele diz ser. Combinado?


Leia mais: Como economizar mais planejando uma viagem


4. Viaje em dias e horários alternativos

Muitos já conhecem essa dica, mas nunca é demais reforçar. Os preços das passagens variam significativamente, a depender do dia e horário da sua viagem. Viajar no meio da semana em horários menos “confortáveis”, como a madrugada, pode sair bem mais barato e proporcionar uma economia já no ato de compra do seu bilhete para as férias de julho.

Hoje em dia, há várias plataformas que traçam comparativos entre valores de passagens por data e horário. A Skyscanner, por exemplo, é uma das mais populares. É super válido acessar antes de fazer sua compra!

5. Economize nas refeições

Comer — além de vital — é bom demais, não é? Em uma viagem de férias, o horário das refeições se torna ainda mais especial e ninguém resiste à tentação de provar as comidas típicas da região. Porém, se não tomar cuidado, esse prazer pode se tornar bem caro e gerar uma baita dor de cabeça no dia seguinte.

Por isso, damos algumas recomendações:

6. Aproveite atividades grátis

Nem tudo que é bom custa caro. Na verdade, há muitas formas de aproveitar a vida gastando pouco, ou até mesmo nada. Por isso, na sua viagem de férias de julho, independente do local escolhido, busque por atividades gratuitas ou de baixo custo.

Muitas cidades costumam oferecer opções assim. Parques, feiras, passeios públicos e eventos locais são apenas algumas das inúmeras opções que costumam ser oferecidas à população, e que você pode inserir em seu roteiro!

Então, lá vai outra dica-dentro-da-dica: ao definir o destino da sua viagem, pesquise o que estará acontecendo por lá nos dias de sua estadia. Portais públicos, como o site da prefeitura, ou até mesmo as redes sociais de influenciadores locais, são ótimas fontes de informação e deixarão você por dentro de tudo o que está acontecendo!

7. Use o transporte público

Não se engane: a ida e volta em sua viagem de férias não é a única preocupação com transporte que você deve ter. Se o objetivo é poupar o seu bolso, a sua locomoção durante a viagem também é fundamental!

Alugar um carro ou depender de táxis e transportes por aplicativo pode sair bem caro. Por isso, que tal utilizar o transporte público local? Faça uma pesquisa prévia sobre linhas de ônibus, metrôs e trens disponíveis no seu destino e se familiarize com as rotas e os preços praticados por lá.

A cada ano que passa, os transportes públicos se tornam mais eficientes e são muito mais econômicos. Além disso, eles são uma excelente forma de você conhecer melhor a cidade e se integrar à cultura local.

Dica Bônus: olho no câmbio!

Caso sua viagem de férias de julho seja para fora do Brasil, aqui está uma dica indispensável. Acompanhe a variação do câmbio, para evitar surpresas com oscilações repentinas. Se possível, quando encontrar uma boa cotação, compre a moeda estrangeira aos pouquinhos. Isso fará toda a diferença na hora da viagem.

Além disso, outra opção é fazer uso dos cartões internacionais na modalidade “pré-pago”. Eles possuem a funcionalidade de “travar” a cotação no momento da recarga, além de garantir uma boa previsibilidade e controle sobre os seus gastos.

Tudo pronto? Boas férias de julho!

Todo mundo merece um bom descanso, e as férias de julho são perfeitas para quem quer dar a si um final de semestre tranquilo e prazeroso. Por outro lado, as férias não podem representar o início de um novo semestre marcado por preocupações e desequilíbrio financeiro.

Esperamos que as dicas que trouxemos hoje ajude você a aproveitar esse momento ao máximo, de forma econômica e inteligente. Lembre-se: proteger o seu bolso também é pensar no que é melhor para você. Aproveite suas férias e mostre que, mesmo em uma viagem a passeio, o seu dinheiro pode valer mais!

Banner de divulgação do e-book "Viaje Gastando Menos - Dicas Infalíveis para organizar sua viagem e economizar", de possível interesse para os leitores do artigo sobre as Férias de Julho. O banner possui uma imagem de uma mulher deitada confortavelmente lendo em um tablet. O banner também possui um botão "Baixe agora, indicado que ele é clicável.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe para que a educação financeira possa mudar a vida de cada vez mais pessoas!

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar