Este ano, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito comemora sua 70ª edição. E a longevidade dessa data já demonstra, de alguma forma, a relevância do cooperativismo de crédito mundo afora.
Afinal, as cooperativas de crédito são instituições financeiras reconhecidas por facilitar o acesso ao crédito e favorecer a distribuição de renda, promovendo o desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas. Além disso, as cooperativas atuam baseadas em princípios mais justos e humanos, incluindo o incentivo à educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.
Bons motivos para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado anualmente na terceira quinta-feira do mês de outubro (este ano no dia 18/10). Saiba mais a seguir.
- Leia também: Traduzindo os 7 princípios do cooperativismo.
O que diferencia as cooperativas de crédito?
Pode ser que, à primeira vista, algumas pessoas confundam uma cooperativa de crédito com um banco comum, já que os produtos e serviços financeiros oferecidos são basicamente os mesmos: contas, cartões, pagamentos, financiamentos, seguros, investimentos, etc.
Só que as cooperativas funcionam sob princípios diferentes. Em uma cooperativa financeira, em vez de ser apenas um cliente, você é um associado (que adquire cotas parte para operar com a instituição) e pode opinar de forma democrática nas políticas e decisões da cooperativa.
Além disso, as cooperativas não visam ao lucro. O objetivo das cooperativas é atender aos interesses dos seus associados. Por isso, as taxas de juros praticadas por cooperativas de crédito costumam ser bem menores do que as cobradas por bancos comuns. E os cooperados ainda podem receber sobras, conforme suas participações, quando a cooperativa tem resultados positivos.
Assim, dá para perceber que o cooperativismo de crédito é um modelo diferenciado, com valores mais colaborativos e benefícios para todos os participantes. O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito relembra esses distintivos.
- Leia também: 5 motivos para associar-se a uma cooperativa de crédito.
70 anos: bodas de platina
Apesar da data ser comemorada internacionalmente há apenas 70 anos, o cooperativismo de crédito tem uma história de sucessos muito mais longa.
O próprio presidente do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, o CEO Brian Branch, afirmou: “Este ano, celebramos 70 anos do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e celebramos que nosso movimento global historicamente vai muito além, enriquecendo a vida de muitos ao longo dos anos.”
Branch também comentou que o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito "é a oportunidade de envolver membros da cooperativa de crédito, compartilhar suas experiências e celebrar com a crescente comunidade global de cooperativas de crédito."
O tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito 2018
A cada ano, é definido um novo tema para comemorar a data. Desta vez, reuniu-se a ideia do 70º aniversário – representado tradicionalmente como bodas de platina – com a noção do que as cooperativas de crédito representam para seus associados – uma esperança.
Assim, no original, em inglês, o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito 2018 foi definido como “Find your platinum lining in credit unions”, que quer dizer, em tradução livre, 'Encontre sua esperança nas cooperativas de crédito', já que “silver lining” é uma expressão comum para designar o lado bom das coisas, a luz no fim do túnel ou a esperança; e a palavra “silver" significa prateado, que é a cor do metal platina (o que deu origem à expressão "platinum line", como referência também às bodas de platina da data).
Michelle Kamke, gerente de projeto de marketing da Credit Union National Association (CUNA) complementa: “Quando você se junta a uma cooperativa de crédito, isso significa que você nunca está realmente sozinho. É mais do que uma esperança. É a segurança de outras pessoas – membros reais como você, permanecendo com você em tempos difíceis. Queríamos dar às cooperativas de crédito a chance de refletir sobre as maneiras pelas quais somos capazes de fazer uma mudança genuína e significativa na vida das pessoas.”
- Leia também: A união da ONU com o cooperativismo brasileiro.
Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.