Comemorado anualmente na 3a quinta-feira do mês de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é a ocasião ideal para celebrar as conquistas do modelo, relembrando seus princípios e diferenciais.
Aliás, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu) promove a data como forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras), aumentando a conscientização sobre a importância econômica e social dessas instituições.
Afinal, em todo o mundo, o cooperativismo de crédito tem criado milhares de empregos, democratizado o acesso ao crédito e contribuído para o desenvolvimento econômico e social das sociedades em que está inserido. Saiba mais sobre o assunto:
– Os diferenciais do cooperativismo
Desde sua criação, na metade do século XIX, na Inglaterra, o cooperativismo não para de crescer e difundir-se pelo mundo, como uma alternativa socioeconômica mais justa e humana que prioriza o desenvolvimento coletivo.
De forma geral, o cooperativismo pode ser definido pela associação de pessoas com objetivos em comum para prestarem serviços entre si de forma a alcançar benefícios maiores para todos os envolvidos.
No caso do cooperativismo de crédito, por exemplo, os cooperados associam-se para conseguir benefícios financeiros maiores para todos. Uma cooperativa de crédito não visa o lucro de um grupo de acionistas, mas sim alcançar vantagens para todos os cooperados.
Além disso, a gestão é democrática. Todos os cooperados participam. Todos têm direito de voto igualitário. Essas e outras vantagens têm feito o cooperativismo ter um alcance cada vez maior em todo o planeta. Confira a situação do cooperativismo de crédito:
– O alcance do cooperativismo de crédito no mundo
Em todo o mundo, já são 57 mil cooperativas de crédito espalhadas por 105 países nos seis continentes, conforme números da WOCCU.
Ao todo, essas 57 mil cooperativas de crédito atendem mais de 233 milhões de associados. E o volume de crédito chega a R$ 1,2 mil trilhões.
– A verdadeira diferença
Este ano, o tema definido pela WOCCU para o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (20 de outubro) é “A verdadeira diferença”, destacando nove princípios seguidos pelas cooperativas de crédito que fazem com que essas instituições sejam efetivos agentes de transformação e desenvolvimento em todo o mundo. Veja só:
1 - Controle democrático.
Um sócio = um voto.
2 - Livre admissão.
Os membros impulsionam a comunidade.
3 - Sem discriminação.
Todos são bem-vindos nas cooperativas.
4 - Serviço para os membros.
As cooperativas de crédito atendem mais de 233 milhões de sócios no mundo.
5 - Distribuição entre os membros.
As sobras são divididas entre os sócios.
6 - Construindo estabilidade financeira.
As cooperativas de crédito são confiáveis.
7 - Cooperação.
Condições justas com menores taxas para os membros.
8 - Responsabilidade social
Prioridade em fornecer e restaurar o acesso a serviços financeiros.
9 - Educação contínua.
Aprendizado constante.
Quer saber uma boa forma de participar dessa comemoração? Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil, o Sicoob.