Dia Internacional do Cooperativismo 2018

Conheça o tema da comemoração e saiba mais sobre o Dia C

Vantagens da Cooperação | 28 de junho de 2018
cooperativismo
Dia Internacional do Cooperativismo 2018
Dia Internacional do Cooperativismo 2018

Desde os anos 20, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebra o Dia Internacional do Cooperativismo. Sempre no primeiro sábado do mês de julho. Portanto, em 2018, a data oficial da comemoração é 7/7.

No Brasil, desde 2009, o Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado de maneira especial, com o Dia de Cooperar – Dia C – quando as cooperativas brasileiras realizam iniciativas voluntárias, que já se espalharam por todo o país, com finalidades sociais, ambientais e/ou econômicas.

Atenção: em virtude dos jogos da Copa do Mundo, este ano, excepcionalmente, as comemorações do Dia C ocorrerão em 30 de junho.

Quanto ao tema deste 96º Dia Internacional do Cooperativismo, foi feita uma votação aberta (bem ao estilo cooperativo), disponibilizada no Twitter, e foi escolhido o slogan “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”, o que é extremamente pertinente quando falamos do movimento cooperativista. Veja só:

 

“Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”

O tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2018 faz referência ao 12º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

São 17 os Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. E o próprio Secretário-Geral da Organização, Ban Ki-moon, destaca a importância do movimento cooperativista para alcançar esses Objetivos:

“As cooperativas desempenham um papel importante em muitas sociedades. Acreditamos que elas possam dar contribuições significativas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade”, afirmou o Secretário-Geral.

 

Observando os 7 princípios do cooperativismo, podemos perceber que as cooperativas são realmente orientadas para uma atuação que promove a sustentabilidade. A começar pelo princípio da “Adesão livre e voluntária”, que torna as cooperativas socialmente justas e culturalmente diversas.

Além disso, os princípios de “Participação econômica” e “Gestão democrática” conduzem à viabilidade econômica das instituições cooperativas. Enquanto o “Interesse pela comunidade” e o princípio de “Educação, formação e informação” têm viés social, cultural e ambiental.

Na prática, enfim, podemos perceber que as instituições cooperativas contribuem, efetivamente, para sociedades mais sustentáveis. Veja só:

 

A atuação cooperativa e o IDH

Conforme estudo realizado pela FEA-USP de Ribeirão Preto, municípios que contam com instituições cooperativas apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior aos demais.

Enquanto a média do IDH, em uma cidade sem cooperativas, é de 0,66, nas cidades em que há uma ou mais cooperativas, esse indicador sobe para 0,70.

Isso acontece porque as cooperativas favorecem uma melhor distribuição de renda, ajudam a movimentar a economia local e a atrair investimentos. Além do mais, muitas cooperativas mantêm fundações socioeducacionais e culturais, assim como programas e projetos humanitários e ambientais. Confira mais a seguir:

 

O Dia C

O Dia de Cooperar – Dia C – teve início em 2009 como um projeto inovador do Sistema Ocemg. Atualmente, o Dia C já se transformou em um grande movimento nacional, com apoio do Sistema OCB e estímulo às iniciativas voluntárias realizadas por cooperativas de todo o Brasil.

No âmbito do Dia de Cooperar estão inclusas: iniciativas contínuas, realizadas em longo prazo; iniciativas pontuais, realizadas ocasionalmente; e ações de celebração ao Dia C que ocorrem no Dia Internacional do Cooperativismo.

Todas as instituições cooperativas podem participar do Dia C, cadastrando-se no site do Dia C e realizando, nas localidades onde estão inseridas, uma ou mais iniciativas voluntárias de caráter social, ambiental e/ou econômico.

Após a comemoração é elaborado um relatório final de atividades que identifica as cooperativas participantes, as ações realizadas e seus resultados. Em 2017, 802 cooperativas brasileiras participaram do Dia C com 102.315 voluntários, concretizando 1.130 projetos e beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas*.

*Fonte: Relatório Dia C 2017 disponível em http://minasgerais.coop.br/Repositorio/Publicacoes/relatorio_diac_2017/#13/z.

 

Para as cooperativas que desejam participar do Dia de Cooperar 2018, em 30 de junho, uma boa dica é conhecer a Cartilha do Dia C, que explica os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e sugere ações e projetos socioambientais relativos a cada um deles, além de orientar sobre as iniciativas realizadas e trazer o regulamento de participação oficial.

 

Conheça, agora, o maior Sistema de Cooperativas de Crédito do país, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar