Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Anualmente, na terceira quinta-feira do mês de outubro, é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, o DICC (ou ICU Day, na sigla em inglês). Este ano, a celebração ocorreu no dia 21 de outubro e o tema foi “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”.
Para explorar essa temática, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) realizou, entre setembro e outubro, uma série de vídeos curtos com especialistas em educação financeira, além de dois webinars especiais, dentro do projeto ConectCoop, com o objetivo de incentivar algumas boas práticas em prol da saúde financeira dos brasileiros.
Dada a importância da data, a MundoCoop – primeira revista independente de abrangência nacional do cooperativismo brasileiro – também tomou iniciativa similar, realizando um evento online especial, o CoopTalks Crédito - Tendências e Perspectivas do Sistema Financeiro Cooperativo.
Confira a seguir alguns dos principais destaques desses eventos online, incluindo também dicas para melhorar a sua saúde financeira:
Webinar de estreia
O primeiro webinar da série realizada pela Confebras foi homônimo ao tema do DICC 2021 – “Construindo saúde financeira para um futuro melhor” – e contou com a participação de Luiz Lesse (vice-presidente da Confebras e diretor-presidente do Sicoob Executivo) e de Marcio Nami (economista comportamental na consultoria Ponto C).
O debate entre os especialistas parte da noção de que a saúde financeira só pode ser alcançada por meio da educação financeira – uma visão que tem avançado gradativamente ao longo do tempo em nosso país.
Lesse comentou, por exemplo, sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e sobre o programa “Aprender Valor”, do Banco Central (BC), como exemplos de iniciativas positivas nesse sentido.
Marcio Nami, por sua vez, fez questão de destacar a importância do planejamento, dizendo que “se olharmos para a natureza humana, sonhar é divertido, planejar é chato. O grande mérito da educação financeira é lançar outro olhar sobre o planejamento”.
Para completar, os especialistas ainda comentaram sobre a relevância ainda maior que a educação financeira ganha no momento atual, devido à crise econômica que ainda persiste em decorrência da pandemia.
Nesse contexto, Nami ressaltou o papel das cooperativas para estimular a prosperidade:
“Mesmo em momentos de ebulição, o cooperativismo entra com um verdadeiro diferencial competitivo, seja sob a ótica de sociedades menos favorecidas ou mais maduras. O ato de apoiar acontece por uma questão de estrutura e aglutinação. Uma coisa bacana, principalmente nesses momentos de tensão, é que o cooperativismo te ensina a olhar para o lado”, afirma o economista.
Assista o webinar completo aqui.
Websérie da Confebras
Para seguir celebrando o DICC 2021, difundindo a educação e estimulando a saúde financeira dos brasileiros, entre os dias 11 e 19 de outubro, a Confebras disponibilizou ainda 8 vídeos curtos (de até 5 minutos cada um) em que especialistas do mercado financeiro e do movimento cooperativista dão dicas e comentam sobre interessantes projetos do setor.
O superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, por exemplo, fala sobre a importância das cooperativas financeiras na construção da cidadania financeira do país, já que essas instituições já são reconhecidas (pelo próprio BC, inclusive) por promover a inclusão financeira, assim como a educação financeira dos brasileiros.
Outros vídeos que chamam a atenção nessa série são o de Álvaro Modernell – que aborda a importância da formação financeira infanto-juvenil – e o do mentor em finanças comportamentais Fábio Viana – que explica sobre o mecanismo de educação financeira que ele denomina "Neurofinanças”.
Vale a pena conferir todos os vídeos desta série no canal de Youtube da Confebras.
Leia também Qual a relação entre Cooperativismo e Educação Financeira?
Webinar do DICC
Foi no dia 21 de outubro, a data oficial de comemoração do DICC 2021, que a Confebras realizou o seu segundo webinar em celebração à data, com o tema “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”.
Neste caso, o evento online contou com a participação de lideranças dos principais sistemas e confederações cooperativistas do país que – em um primeiro momento, – compartilharam informações sobre ações e projetos cooperativistas de educação financeira e – em seguida – dialogaram sobre as necessidades da população brasileira e as melhores práticas nesse contexto.
O mencionado superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, comentou, por exemplo, sobre o programa Se Liga Finanças – uma jornada online e gratuita que permite aos participantes descobrirem como assumir o controle de suas vidas financeiras.
No encerramento do evento, o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, ainda afirmou: “Não é por acaso que o Woccu trouxe o tema ‘Construindo saúde financeira para um futuro melhor’. A construção dessa saúde financeira está literalmente alicerçada na educação financeira. Somos um país continental, com uma diversidade enorme. Isso nos impõe mais conhecimento e aprofundamento, pois temos de chegar a todas as pessoas para incluí-las e, assim, elas poderem contribuir para o desenvolvimento da nação”.
CoopTalks Crédito
Assim como a Confebras, a revista MundoCoop também celebrou o DICC 2021 com eventos online especiais.
Só que, neste caso, o formato foi diferenciado: foram feitas transmissões ao vivo nos dias 20 e 21 de outubro, sendo que cada evento teve cerca de 4 horas de duração – tempo dividido entre diferentes palestras e painéis temáticos.
No primeiro dia, o CoopTalks Crédito em celebração ao DICC 2021 explorou os seguintes temas:
- Open Banking & Open Innovation: inovação através da tecnologia para transformar negócios e potencializar o relacionamento humano;
- Educação financeira cooperativista gamificada;
- O cooperativismo na era atual;
- Transformação CoviDigital;
- Construindo o banco do futuro;
- Painel "Qual o papel do cooperativismo nessa nova economia”.
Em meio a tantos pontos interessantes abordados nesse primeiro bloco, é válido destacar o comentário do especialista em inovação Dado Schneider que falou sobre a “Transformação CoviDigital” e ressaltou a importância da comunicação nestes novos tempos, dizendo que “o cooperativismo não pode apenas se divulgar e anunciar. O cooperativismo precisa se explicar”.
Corroborando a opinião de Schneider, durante o painel de encerramento do evento, o diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinem, frisou que, para que as cooperativas sigam relevantes, é fundamental focar na comunicação e nas maneiras de utilizá-la de forma mais eficaz.
Além disso, no segundo dia de evento, quando se celebrou efetivamente o DICC 2021, o CoopTalks Crédito trouxe os seguintes debates:
- Atuação do BC junto ao cooperativismo brasileiro;
- Como interligar as novas formas de negócio com as cooperativas;
- Inovação com propósito no cooperativismo de crédito;
- Inovação nas cooperativas;
- Economia e cooperativismo;
- Painel “Diálogos de Intercooperação”.
Neste episódio, ao falar sobre “Inovação com propósito no cooperativismo de crédito”, o Head de Transformação do Instituto Fenasbac, Wankes Leandro, apontou para a importância de temas como o ESG e o desenvolvimento sustentável, que devem pautar o cenário de transformação do cooperativismo nos próximos anos.
No painel de encerramento desta segunda parte do CoopTalks Crédito, o CEO da Sicoob Credicitrus, Walmir Segatto, também comentou sobre o tema da inovação que, segundo ele, deve estar baseada em dois pilares fundamentais: nas pessoas e nos processos.
Confira os vídeos completos aqui e aqui.
A título de conclusão, é possível perceber ainda que, enquanto o evento da MundoCoop está mais voltado para o público que já faz parte do movimento cooperativista, os materiais produzidos pela Confebras têm como alvo um público mais amplo e genérico. De todo modo, ambas as iniciativas são muito úteis para difundir a educação e a saúde financeira entre todos os brasileiros, contribuindo para que todos tenhamos um futuro melhor. E não é exatamente isso que o cooperativismo está sempre buscando?!