Anualmente, as cooperativas financeiras dos mais diversos países comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Nessa data, integrantes do cooperativismo de crédito em âmbito mundial mobilizam-se com o ideal de fortalecer as soluções cooperativistas financeiras nas comunidades.
A relevância da data está ligada à relevância do próprio cooperativismo, cujos princípios transmitem valores humanos que estão profundamente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Destaque-se, por exemplo, o papel do cooperativismo na ascensão econômica conjunta das comunidades.
As cooperativas financeiras, especificamente, são constituídas para serem protagonistas no desenvolvimento econômico local, com acompanhamento personalizado dos associados, oferecendo educação financeira, programas de cunho assistencialista para a comunidade, assim como projetos de capacitação e valorização do ser humano.
Então, saiba mais sobre o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito 2017:
– Como surgiu a data?
Em 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts tentou estabelecer o 17 de janeiro como Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, em alusão ao aniversário de Benjamin Franklin, conhecido como o “Apóstolo da Economia”.
Porém, com a intensa atividade de desenvolvimento de novas cooperativas que acontecia na América do Norte nesse período, a comemoração acabou sendo deixada de lado.
Mais de 20 anos depois, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) norte-americana percebeu a real necessidade de criar uma data em que as pessoas se reunissem para refletir sobre a história do cooperativismo e seus ganhos, além de promover os ideais do cooperativismo de crédito.
Assim, em 1948, a CUNA e a Sociedade de Seguro CUNA Mutual estabeleceram, então, uma nova data para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: a terceira quinta-feira do mês de outubro.
Em 2017, a data oficial caiu no dia 19 de outubro.
– Tema 2017: Sonhos prosperam aqui.
Todo ano, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) define um tema para a comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.
Neste ano, o tema escolhido expressa claramente a contribuição das cooperativas financeiras ao dizer “Sonhos prosperam aqui”.
Isso porque as cooperativas de crédito oferecem produtos e serviços bancários sem cobrança de juros e com retorno de sobras para os cooperados. Ou seja, além de facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros, as cooperativas do ramo favorecem a melhor distribuição do crédito e o desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas.
Assim, com perfil humano e seguindo os princípios do cooperativismo, as cooperativas de crédito ajudam efetivamente a fazer os sonhos de seus associados prosperarem.
Leia também:
5 motivos para associar-se a uma cooperativa.
O cooperativismo e o desenvolvimento das comunidades.
Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?
Como se associar a uma cooperativa? 5 dúvidas comuns.
– Projetos para o futuro
Atualmente, há mais 68.800 cooperativas de crédito em todo o mundo, reunindo mais de 231 milhões de pessoas que desfrutam de serviços bancários com mais vantagens e impulsionam seus sonhos e projetos pessoais e profissionais.
Até 2020, a Woccu tem o objetivo de somar ao Cooperativismo Financeiro Mundial mais 50 milhões de novos associados. A proposta é ambiciosa, mas absolutamente possível, tendo em vista o potencial do cooperativismo de crédito de fazer sonhos prosperarem.
Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?