Há exatos 10 anos, teve início o Dia de Cooperar, também chamado de Dia C, um movimento de estímulo a iniciativas voluntárias realizadas pelas instituições cooperativas brasileiras.
A ideia de colocar a essência do cooperativismo em prática, incentivando ações e projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, esporte, lazer, interação e responsabilidade socioambiental, nasceu no estado de Minas Gerais em 2009 e, desde lá, já se espalhou por todo o Brasil.
Para se ter uma melhor noção, apenas em 2018, foram realizadas iniciativas cooperativas em 1136 cidades por todo o país, com a participação de aproximadamente 120 mil voluntários, beneficiando a mais de 2,2 milhões de brasileiros.
O plano é ampliar ainda mais esses números em 2019, aproveitando a comemoração de 10 anos do Dia C para transformar vidas, multiplicar o bem e gerar felicidade. Acompanhe:
Para que as instituições cooperativas tenham tempo de planejar e executar as ações e projetos relacionados ao Dia de Cooperar 2019, muitos estados brasileiros já realizaram algum tipo de evento de lançamento do Dia C.
O primeiro deles aconteceu no Espírito Santo, no dia 27 de fevereiro, quando representantes de diversas cooperativas do estado se reuniram para repassar os resultados dos últimos anos e discutir novas ideias.
Nessa ocasião, o representante do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos, comentou: “O trabalho feito até aqui merece todo o reconhecimento do Sistema. Porém, precisamos entender que ainda podemos fazer mais. Há comunidades que ainda não foram alcançadas por nossas iniciativas e que precisam de um olhar especial. Meu convite é para arregaçarmos as mangas e mudarmos mais realidades no estado.”
Em março, o movimento foi lançado também no Rio de Janeiro, em Varginha, no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Mato Grosso do Sul. Já em abril foi a vez do Rio Grande do Norte, de Patos de Minas, da Amazônia, de São Paulo, de Juiz de Fora, da Bahia, de Maceió e do Tocantins. Mais recentemente, em maio, ocorreu o lançamento do Dia C no Piauí, no Maranhão, no Distrito Federal, na Paraíba, no Mato Grosso e em Sergipe. E essa ideia segue se espalhando pelo país.
Desde 2016, o Dia de Cooperar passou a estar alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, explica que, inicialmente, as ações do Dia C estavam relacionadas com apenas 7 dos ODS, mas hoje em dia já existem iniciativas que podem ser enquadradas em cada um dos 17 ODS propostos pela ONU, o que já levou, inclusive, ao reconhecimento internacional do movimento.
“Primeiro foi a Aliança Cooperativa Internacional que reconheceu o Dia C como um movimento que engaja as cooperativas em relação à agenda dos ODS e, depois, a própria ONU passou a reconhecer esse fato, realizando diversas atividades conosco. Inclusive, já fomos convidados para realizar palestras e apresentações sobre o Dia C dentro e fora do país”, comenta Geâne.
As cooperativas que desejam desenvolver alguma ação ou projeto relacionado ao Dia C devem inscrever-se no site do movimento, informando sobre a iniciativa a ser desenvolvida e o público objetivo da ação.
O Sistema OCB distribui kits de divulgação para participantes e voluntários do projeto. E após a celebração do Dia C é feito um relatório final contendo os resultados das atividades, informados pelas próprias cooperativas.
A gerente de Desenvolvimento Social do Sescoop comenta ainda que as cooperativas podem escolher se desenvolverão ações pontuais ou projetos mais duradouros e ressalta que, se a cooperativa tem a condição de realizar um projeto contínuo, isso permite que ela coloque em prática de forma mais efetiva o princípio cooperativista do interesse pela comunidade e pode trazer resultados melhores para toda a sociedade.
A celebração nacional do Dia C coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo, que acontece anualmente no primeiro sábado do mês de julho. Em 2019, a data é 06/07.
No caso das cooperativas que realizam ações pontuais, essa costuma ser a data escolhida para as atividades. E mesmo as cooperativas que realizam projetos contínuos costumam promover eventos comemorativos nesse dia.
Este ano, o tema do Dia Internacional do Cooperativismo é “Cooperativas por um trabalho digno”. Uma ótima oportunidade para celebrar o Dia C mostrando que o trabalho das cooperativas traz mais dignidade para todos, inclusive para as comunidades.
Você já conhece o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…