No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é preciso, sim, ter a presença, a atenção e o carinho dos pais e responsáveis (o que, aliás, não deve ser exclusividade da data). Melhor ainda se for brincando com jogos que também podem ensinar às crianças sobre a convivência em grupo, a colaboração e a cooperação.
Se preferir, ouça a matéria clicando no play:
Então, que tal chamar a garotada para fazer um Dia das Crianças mais divertido com jogos e brincadeiras cooperativos? Reúna os coleguinhas de classe, os primos, amiguinhos ou vizinhos e confira, a seguir, 5 ideias para todo mundo entrar na brincadeira.
O que é necessário:
O jogo:
Primeiramente, devemos afirmar: essa é uma brincadeira muito divertida! As crianças devem ficar em volta do lençol, segurando-o de maneira que fique aberto e esticado. A bola é colocada sobre o lençol e todos devem sacudir o lençol para cima e para baixo fazendo a bola se mover. O desafio é que haja cooperação no movimento de todos para não deixar a bola cair do lençol.
Leia também: Dia das Crianças divertido e econômico
O que é necessário:
A brincadeira:
Reúna as crianças em uma roda e inicie uma história, interrompendo-a logo no início (ex.: Era uma vez, um menino que…). A criança ao lado deve continuar a ideia, adicionando um novo trecho à história (ex.: um menino que tinha asas nos pés…). E assim sucessivamente.
Se o grupo for muito grande, alguém pode ir anotando as ideias que vão sendo adicionadas para não deixar a história se perder.
O que é necessário:
A brincadeira:
A brincadeira começa com as crianças em roda, de mãos dadas, memorizando quem está do seu lado direito e quem está do seu lado esquerdo. Em seguida, todo mundo solta as mãos e anda livre no meio do círculo. Quando estão todos misturados, devem parar onde estão e, sem sair do lugar, dar as mãos para quem estava antes à direita e à esquerda, formando, assim, o nó humano. O desafio é que todos cooperem para desfazer o nó e formar novamente a roda sem ter que soltar as mãos.
Leia também: Presenteie seus filhos com educação financeira.
O que é necessário:
O jogo:
Antes de mais nada, as crianças devem formar uma roda e dar as mãos, com o bambolê no braço de uma delas. Após isso, a criança que tem o bambolê no braço deve, sem soltar as mãos dos colegas, passar o bambolê pelo corpo inteiro, até o brinquedo chegar ao outro braço e ser passado para o próximo colega. Por fim, todos da roda devem cooperar até que todas as crianças passem pelo bambolê.
Leia também: Como ensinar às crianças sobre dinheiro e outros valores.
O que é necessário:
A brincadeira:
Começa como um pega-pega (ou pique-pega) normal, em que um pegador persegue os outros participantes enquanto correm. Só que, quando o pegador alcança alguém, os dois dão as mãos e seguem juntos em perseguição aos demais até que todos façam parte da serpente pegadora.
Em suma, podemos até interpretar que não há nada demais nas brincadeiras apresentadas acima. Sem dúvidas, muitos dos que leram esse texto até o final podem ter pensado “Mas eu já conheço todas elas!“. O fato é que, embora não pareça nada de tão significativo para nós, brincadeiras assim fortalecer memórias felizes e são essenciais na formação dos nossos pequenos.
Lembre-se: muitas vezes, as grandes transformações estão nas pequenas coisas. Nos mínimos detalhes.
Sendo assim, entre na brincadeira e seja decidido na construção de um maravilhoso Dia das Crianças!
Gostou do artigo? Tem outras dicas? Comente, compartilhe! Acompanhe também o blog O Seu Dinheiro Vale Mais para ficar por dentro de todos os conteúdos!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Ninguém pode negar…