Dia das Crianças é o dia de celebrar a infância. Ou seja, é dia de brincar, pular, sorrir e se divertir a valer. E para isso, basta ter muita animação. Não precisa de brinquedos caros. Na verdade, um Dia das Crianças divertido, vai muito além do que a intensa publicidade de brinquedos apresenta.
A data pode ser uma boa oportunidade para conversar com seu filho sobre limites e sobre consumo consciente, introduzindo noções de educação financeira e ensinando a criança a valorizar o dinheiro (e o esforço feito para ganhá-lo).
– Presenteie seus filhos com educação financeira
Em todo caso, para a criança, muito mais valioso que qualquer presente é o tempo que você passa com ela. Então, aproveite o Dia das Crianças para passar mais tempo com seus pequenos. Pergunte o que gostariam de fazer na data. Prepare o prato favorito das crianças. Invente um passeio ao ar livre. E não deixe de entrar na brincadeira.
Pulem amarelinha, brinquem de rimas, contem histórias, façam um teatro ou um desfile, cantem, dancem, vistam fantasias… E por que não aproveitar para fazer o presente de Dia das Crianças juntos?
Segundo Graziella Iacocca, sócia-fundadora do site Massacuca, quando os brinquedos já vêm prontos, eles acabam limitando a criatividade da criança.
Uma boa alternativa é envolver os pequenos em atividades mais lúdicas e menos “prontas”, estimulando, assim, seu desenvolvimento e aumentando a diversão.
Selecionamos 5 ideias superdivertidas, fáceis de fazer e bem acessíveis. Perfeitas para fazer do Dia das Crianças uma verdadeira festa em família, sem gastar muito. Veja só:
Uma brincadeira pra relembrar os bons tempos e deixar ótimas lembranças neste Dia das Crianças.
Vocês vão precisar de:
– cartolinas coloridas; canetinha; tesoura; clipes de metal; barbante; imãs; graveto; feltro azul para a lagoa.
Como fazer:
– Usando as cartolinas, a canetinha e a tesoura, desenhe e recorte vários peixes coloridos (se preferir, use um molde para fazer todos do mesmo tamanho).
– Faça um furo na altura do olho de cada peixe e prenda um clipe de metal em cada um.
– Para fazer a vara de pescar, amarre um pedaço de barbante na ponta do graveto e prenda um imã na outra extremidade do barbante. Atenção ao tamanho do barbante (deve ser condizente com a altura da criança).
– Pronto. Agora é só usar um pedaço de feltro para fazer a lagoa, colocar os peixinhos sobre ela e brincar de pescar, fisgando os peixes com o imã.
Estímulos para as crianças:
– Sensorial, por lidar com diversos materiais.
– Imaginação, por permitir explorar o “faz de conta”.
– Coordenação motora, pelo exercício de equilíbrio feito para pescar.
– Raciocínio lógico, pois permite brincadeiras como buscar pares de cores iguais.
Um jogo para montar juntos, jogar juntos e repetir sempre que quiser.
Vocês vão precisar de:
– 6 garrafas de plástico limpas e secas; material para personalizar as garrafas (como adesivos, tinta ou papel e canetinha; 1 balão e um punhado de arroz.
Como fazer:
– As garrafas plásticas serão os pinos do boliche. O ideal é que sejam todas iguais. Personalize-as com adesivos, tinta ou embalando-as em papel e colorindo.
– Coloque o punhado de arroz dentro do balão, amarre bem e forme uma bola.
– Para crianças menores, as garrafas podem ficar vazias. Para crianças maiores, é bom colocar um pouco de areia ou arroz nas garrafas para ficarem um pouco mais pesadas e aumentar o grau de dificuldade da brincadeira.
Estímulos para as crianças:
– Imaginação, pela decoração das garrafas.
– Coordenação motora, pelos movimentos do jogo.
Um passatempo para prender a atenção e soltar a imaginação.
Vocês vão precisar de:
– retalhos de feltro de diversas cores; tesoura e cola.
Como fazer:
– Você pode montar diversas partes dos monstros antes de começar. Por exemplo, fazer olhos, bocas e narizes, para que a criança possa apenas ir combinando as peças depois.
– Vocês também podem fazer tudo juntos, dependendo da idade da criança, cortando, colando e montando todos os bichinhos que a imaginação deixar.
– Outra ideia é fazer fantoches de dedo. Basta fazer o corpo do monstrinho com duas faces iguais e colar as bordas de uma na outra, deixando sem colar apenas o espaço embaixo para colocar o fantoche no dedo.
– A brincadeira também funciona com cartolina. Mas o feltro é mais resistente. Assim, os monstrinhos podem ser usados futuramente em outras brincadeiras.
Estímulos para as crianças:
– Imaginação, por incentivar o uso da criatividade.
– Coordenação motora, pelo manuseio e montagem dos materiais.
Música, maestro! Para animar ainda mais o Dia das Crianças.
Vocês vão precisar de:
– latas usadas limpas e secas; recheios para os instrumentos (ex.: areia, pedrinhas, milho, arroz, etc.); cartolina colorida ou papel e canetinha; balões; fita crepe; e baquetas (podem ser gravetos ou colheres de pau).
Como fazer:
– Faça chocalhos usando latas de refrigerante com algum dos mencionados “recheios”. Feche a boca da lata com a fita crepe. Decore as latas usando cartolinas coloridas ou papel e canetinha.
– Faça tambores usando latas maiores (de leite em pó, por exemplo). Recheie com algum dos itens mencionados e cubra a boca da lata com um pedaço de balão (quanto mais esticado melhor). Firme o balão na lata com a ajuda da fita crepe. Decore o novo tambor com cartolina ou papel e canetinha.
Estímulos para as crianças:
– Sensorial, pois trabalha com audição, tato e visão.
– Raciocínio e senso de observação.
– Coordenação motora, pelos movimentos com as baquetas, com o chocalho etc.
Fácil de fazer e fácil de limpar. Só é difícil não querer brincar junto.
Vocês vão precisar de:
– 1 copo de farinha de trigo; 1 copo de sal; 1 copo de água; corantes de alimentos concentrados ou em pó; pincéis ou rolinhos de tinta.
Como fazer:
– Misture a farinha de trigo, o sal e a água e divida em potes. Pingue algumas gotas de corante em cada um (ou misture uma pitadinha, se o corante for em pó), escolhendo as cores preferidas das crianças. E está pronta a tinta caseira.
– Com água, é possível tirar a tinta caseira de vidros, espelhos e azulejos. Então, que tal liberar o banheiro para a arte, por exemplo? Ou pelo menos o box?
– A partir dos 10 meses, a criança já pode ser estimulada a pintar com os pezinhos ou com as mãos, por exemplo.
Estímulos para as crianças:
– Sensorial, envolvendo visão e tato.
– Imaginação, pois libera a criatividade.
– Coordenação motora, pois ajuda a desenvolver alguns movimentos.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também em suas transações financeiras. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…
O início de um novo ano é sempre um convite para transformações, novos planos e…