No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é preciso, sim, ter a presença, a atenção e o carinho dos pais e responsáveis (o que, aliás, não deve ser exclusividade da data). Melhor ainda se for brincando com jogos que também podem ensinar às crianças sobre a convivência em grupo, a colaboração e a cooperação.
Se preferir, ouça a matéria clicando no play:
Então, que tal chamar a garotada para fazer um Dia das Crianças mais divertido com jogos e brincadeiras cooperativos? Reúna os coleguinhas de classe, os primos, amiguinhos ou vizinhos e confira, a seguir, 5 ideias para todo mundo entrar na brincadeira.
5 jogos cooperativos para brincar no Dia das Crianças
1. Bola no lençol
O que é necessário:
- 1 lençol;
- 1 bola;
- Pelo menos 4 pessoas.
O jogo:
Primeiramente, devemos afirmar: essa é uma brincadeira muito divertida! As crianças devem ficar em volta do lençol, segurando-o de maneira que fique aberto e esticado. A bola é colocada sobre o lençol e todos devem sacudir o lençol para cima e para baixo fazendo a bola se mover. O desafio é que haja cooperação no movimento de todos para não deixar a bola cair do lençol.
Leia também: Dia das Crianças divertido e econômico
2. História coletiva
O que é necessário:
- Pelo menos 3 pessoas.
A brincadeira:
Reúna as crianças em uma roda e inicie uma história, interrompendo-a logo no início (ex.: Era uma vez, um menino que…). A criança ao lado deve continuar a ideia, adicionando um novo trecho à história (ex.: um menino que tinha asas nos pés…). E assim sucessivamente.
Se o grupo for muito grande, alguém pode ir anotando as ideias que vão sendo adicionadas para não deixar a história se perder.
3. Nó humano
O que é necessário:
- Pelo menos 7 pessoas
A brincadeira:
A brincadeira começa com as crianças em roda, de mãos dadas, memorizando quem está do seu lado direito e quem está do seu lado esquerdo. Em seguida, todo mundo solta as mãos e anda livre no meio do círculo. Quando estão todos misturados, devem parar onde estão e, sem sair do lugar, dar as mãos para quem estava antes à direita e à esquerda, formando, assim, o nó humano. O desafio é que todos cooperem para desfazer o nó e formar novamente a roda sem ter que soltar as mãos.
Leia também: Presenteie seus filhos com educação financeira.
4. Passar o bambolê
O que é necessário:
- 1 bambolê
- Pelo menos 5 crianças
O jogo:
Antes de mais nada, as crianças devem formar uma roda e dar as mãos, com o bambolê no braço de uma delas. Após isso, a criança que tem o bambolê no braço deve, sem soltar as mãos dos colegas, passar o bambolê pelo corpo inteiro, até o brinquedo chegar ao outro braço e ser passado para o próximo colega. Por fim, todos da roda devem cooperar até que todas as crianças passem pelo bambolê.
Leia também: Como ensinar às crianças sobre dinheiro e outros valores.
5. Pega-pega de serpente
O que é necessário:
- Pelo menos 7 pessoas
A brincadeira:
Começa como um pega-pega (ou pique-pega) normal, em que um pegador persegue os outros participantes enquanto correm. Só que, quando o pegador alcança alguém, os dois dão as mãos e seguem juntos em perseguição aos demais até que todos façam parte da serpente pegadora.
Tudo pronto? Então, aproveite o Dia das Crianças!
Em suma, podemos até interpretar que não há nada demais nas brincadeiras apresentadas acima. Sem dúvidas, muitos dos que leram esse texto até o final podem ter pensado "Mas eu já conheço todas elas!". O fato é que, embora não pareça nada de tão significativo para nós, brincadeiras assim fortalecer memórias felizes e são essenciais na formação dos nossos pequenos.
Lembre-se: muitas vezes, as grandes transformações estão nas pequenas coisas. Nos mínimos detalhes.
Sendo assim, entre na brincadeira e seja decidido na construção de um maravilhoso Dia das Crianças!
Gostou do artigo? Tem outras dicas? Comente, compartilhe! Acompanhe também o blog O Seu Dinheiro Vale Mais para ficar por dentro de todos os conteúdos!