Quer forma melhor de comemorar o Dia das Crianças do que brincando? Para os pequenos, se a brincadeira inclui os pais, a festa fica ainda melhor. Nenhum presente substitui o carinho e a atenção dos pais. Mas é verdade que tem gente que não abre mão de um brinquedo ou jogo novo. Que tal fazer juntos os presentes, então?
Juntos, pais e filhos podem se divertir criando brinquedos e jogos com materiais simples e baratos. Além de render muitos bons momentos, essa ideia ainda ajuda a estimular a criatividade, a coordenação motora, o desenvolvimento sensorial e cognitivo das crianças.
Confira 7 ideias de presentes de Dia das Crianças no estilo “faça você mesmo” (DIY) com custo mínimo e máxima diversão:
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
Encha um pé de meia até a metade com arroz ou areia (para facilitar, coloque a areia ou o arroz em um copo, prenda a boca da meia na boca do copo e gire). Feche a boca da meia já recheada com um pedaço de barbante, deixando um espaço de um palmo até a borda. Faça um corte vertical nesse espaço, separando-o em duas metades (as orelhas do coelho). Amarre outro pedaço de barbante separando em dois gomos o recheio da meia, sendo a cabeça e o corpo do bichinho. Pronto, agora é só usar o retalho para fazer um lacinho e desenhar olhos, nariz e boca com canetinha. Com meias mais longas, também é possível fazer centopeias, por exemplo, separando com amarras de barbante vários gomos da meia recheada.
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
No caso do carimbo de batatas, basta cortá-las ao meio e usar uma faca para criar, no miolo, a forma desejada em alto relevo (uma estrela, um coração, uma coroa, etc.). Para fazer carimbos com rolhas, desenhe as formas em um pedaço de EVA, recorte e cole na ponta da rolha com uso de cola quente. Depois, é só lambuzar os carimbos na tinta e sair brincando.
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
O primeiro passo é coletar materiais da natureza. Podem ser pedras, conchas, flores (não vale arrancar), folhas, etc. Depois, a ideia é estimular a criatividade da criança incentivando- a a colorir e transformar esses elementos em obras de arte. Dá para pintar pedras e folhas, desenhar sobre conchas e até fazer um quadro no final, colando tudo isso sobre uma base de papelão.
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
Revista a caixa de sapato com papel de presente. Nas duas extremidades menores da caixa, recorte retângulos na parte inferior para formar os dois gols. Em seguida, faça 4 furos equidistantes em cada uma das laterais grandes (os furos devem estar a uma altura maior que um pregador de roupa e ser paralelos entre os dois lados da caixa). Passe os 4 palitos de churrasco pelos furos, atravessando a caixa de um lado ao outro. Encaixe os pregadores de roupa nos palitos de churrasco, formando os jogadores do penbolim (2 goleiros e 3 centrais em cada time). Solte a bolinha de pingue-pongue no meio e bom jogo!
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
Recorte o corpo dos animais em papelão e cubra com papel ofício. Depois, as crianças devem usar a criatividade para colorir os corpos de papel inspirado em vários tipos de animais: zebra, onça, girafa, etc. Em seguida, é só usar dois pregadores para formar as patas e um para a cabeça.
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
Corte o fundo e as abas da caixa de papelão e, em seguida, encape o fundo com papel de seda branco. Nas abas que sobraram, desenhe e recorte os detalhes para emoldurar o teatrinho, decorando-os com canetinha e colando-os ao redor da caixa com papel de seda. Depois, desenhe na cartolina preta os personagens do teatrinho, recorte-os e cole cada um na ponta de um palito de dente. Na hora de brincar, vale colocar o teatrinho contra uma janela iluminada ou ligar uma lanterna atrás.
O que vocês vão precisar:
Como fazer:
Desenhe um violão sobre o papelão (se precisar, use um molde de internet). Recorte essa base de papelão e faça outra exatamente igual. Em apenas uma delas, recorte, com auxílio do estilete, o furo redondo que fica abaixo do braço do violão. Quebre o lápis de madeira ao meio e alise as extremidades. No papelão, logo abaixo do buraco central, faça um corte horizontal leve com o estilete e cole uma das metades do lápis (que servirá como apoio das cordas do instrumento). Faça o mesmo na parte superior do cabo, colando a outra metade do lápis. Em seguida, use o furador de papel ou o estilete para fazer 3 furos pequenos (por onde passar as cordas) abaixo do lápis inferior e acima do lápis superior. Também com estilete, faça 3 pequenas cavidades em cada metade do lápis. Posicione os elásticos, encaixando nos furos superiores, passando pelos lápis até os furos inferiores. Depois, vire a peça ao revés e use os 2 clipes para amarrar as pontas dos elásticos na parte superior e inferior do violão. Por último, cole no verso o molde de papelão sem furos, escondendo os clipes e dando acabamento ao novo instrumento. Vocês ainda podem decorar o violão com canetinhas e adesivos. Aí é só soltar o som.
Gostou do artigo? Tem outras dicas ou comentários a compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce!
Conheça agora o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…