Quem não quer crescer profissionalmente? Conquistar um novo cargo com um salário melhor? Ou destacar-se no mercado de trabalho? É verdade que o cenário econômico brasileiro não anda muito animador. E a alta taxa de desemprego tem assustado muita gente. Mas de nada adianta intimidar-se diante da situação.
Melhor que isso é encarar o momento como um novo desafio, focando-se na auto-motivação para superar as próprias limitações e dedicando-se para superar os obstáculos do mercado. Confira, então, algumas dicas que podem ajudar você a destacar-se profissionalmente:
Pare pra pensar sobre suas competências, seus interesses e seus conhecimentos.
– Você faz algo que gosta?
– Tem os conhecimentos e competências necessárias para o trabalho que desenvolve?
– Possui algum conhecimento ou habilidade inutilizado ou subutilizado?
Reflita também sobre seu comportamento no trabalho.
– Você é dedicado e proativo?
– Cumpre com suas tarefas, prazos e horários?
– Qual foi a última vez que um trabalho seu foi elogiado?
Esses são só alguns exemplos de questionamentos que você pode fazer a si mesmo. Aprofunde-se nessa autoavaliação e seja sincero. Aproveite também para traçar um plano de ação, a partir de suas conclusões, com prazos e atividades que possam orientá-lo a agir em prol de sua autossuperação.
Mantenha-se atualizado sobre o mundo e sobre sua área de atuação.
Para começar, saber notícias sobre o mercado pode ser muito interessante para seus planos de ascensão profissional; conhecer as empresas, entender os processos, compreender os cargos, descobrir a média salarial, inteirar-se sobre vagas e novas oportunidades, etc.
Manter-se atualizado sobre inovações, lançamentos e demais informações de seu setor também é uma competência bastante valorizada. Aliás, confira o próximo tópico:
Para evoluir, é preciso, antes de tudo, ter a humildade de admitir que não sabemos tudo. Ou seja, é necessário estar aberto a novos conhecimentos. O próprio mercado, em constante mutação e atualização, exige esse tipo de comportamento.
Portanto, não se contente. Não pare. Esteja sempre em busca de novos conhecimentos e de novos aprendizados. Faça cursos, especialize-se, participe de palestras e congressos, estude sobre áreas relacionadas à sua e também sobre outros interesses.
Atividades assim, além de contribuírem para sua formação pessoal e profissional, ainda podem representar boas oportunidades de ampliar seu “networking”. A propósito, vamos falar mais sobre isso:
O famoso “networking” – sua rede de contatos profissionais – é uma peça-chave no mercado de trabalho. Afinal, mantendo seu networking aquecido, é possível ter acesso mais rápido às informações de sua área, além de possibilitar indicações diretas, por exemplo.
Portanto, é importante ter atenção às suas relações profissionais, sendo educado, solícito e tendo uma postura proativa. A ideia não é ser bajulador, mas sim cultivar boas relações, fazer bons contatos e, claro, colaborar para um ambiente de trabalho mais agradável.
Trate também de manter-se em contato com profissionais da sua área que não trabalham diretamente com você, participando de fóruns online ou de palestras e feiras, por exemplo. E mantendo-se também atualizado em redes sociais como LinkedIn, se for o caso.
Em geral, uma das primeiras impressões que a empresa pode ter sobre um candidato é o seu currículo. O currículo é uma das primeiras formas de contato, o primeiro a falar sobre você.
Por isso, o currículo deve ser conciso, mas com informações relevantes conforme seu objetivo profissional, contendo suas realizações, suas experiências relevantes para o cargo pretendido e seus cursos e especializações, incluindo instituições e datas.
Avalie se é interessante para o seu caso manter também seu currículo atualizado em plataformas como Lattes e em redes como o LinkedIn. Para algumas profissões, essas podem ser boas estratégias.
Com a ampliação da globalização e o aumento da competitividade no mercado, o domínio de outros idiomas tem se tornado fator decisivo em algumas contratações.
Investir no aprendizado de outros idiomas é investir em sua formação pessoal e também em no impulsionamento da sua carreira. Pense nisso.
A tecnologia se expande a cada dia, espalhando-se por todas as áreas, campos e profissões. Basta observar os celulares sempre à mão.
E não estamos falando apenas de novos computadores, novos softwares de gestão, novos programas ou novas máquinas. É preciso observar que o dia das pessoas está mudando, bem como a forma de as pessoas interagirem e se comunicarem. A tecnologia está presente em diversos momentos do nosso dia a dia.
Então, é preciso parar para entender um pouco melhor sobre o assunto, procurar compreender como a tecnologia interfere e influencia sua área de atuação e buscar conhecimentos específicos que contribuam para seu enriquecimento pessoal e profissional.
Gostou dessas dicas profissionais? Compartilhando informação e cooperando, a gente cresce. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…