Grande, moderno e seguro. Assim é, hoje, o sistema cooperativista de crédito no Brasil. Mesmo com muito espaço para crescer, as cooperativas de crédito já são a segunda maior rede do mercado financeiro, com 5.333 pontos de atendimento, atrás apenas do Banco do Brasil, com 5.524 agências (o Sicoob, sozinho, é a sexta maior rede, com 2.276 locais de atendimento). Isto é resultado de um longo trabalho que envolve confiança, competência e credibilidade. Cada vez mais brasileiros descobrem as vantagens de fazer parte de um sistema que oferece basicamente os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com mais vantagens. A principal delas é que o associado é também dono da instituição e os resultados financeiros retornam para o bolso de todos os integrantes, ao final de cada ano, de acordo com a movimentação financeira de cada um.
Além disso, o cooperativismo não tem por objetivo o lucro, destinando todos os esforços e investimentos para proporcionar melhor qualidade de vida aos associados, e apoiá-lo em seus sonhos e projetos de vida.
Há muitas diferenças entre um banco e uma cooperativa de crédito. Enquanto os bancos são uma sociedade de capital, as cooperativas são sociedades de pessoas. Nos bancos, o poder é exercido na proporção do número de ações, e nas cooperativas, cada associado tem direito a um voto, independente de quanto movimenta, financeiramente.
As cooperativas estabelecem fortes vínculos com as pessoas das comunidades onde se instalam, geram novos empregos, dinamizam a economia e ajudam a desenvolver o município e a região. Enquanto os bancos obtêm avanços baseados na competição, o que move o sistema cooperativista é o desenvolvimento pela cooperação.
Além de crédito com menores taxas (em algumas cooperativas a isenção é total), os juros praticados estão abaixo da média do mercado. E você pode dispor, também de previdência privada, seguros, consórcios e muitos produtos e serviços, com as mesmas garantias de um banco.
E essa ideia, que conquista cada vez mais os brasileiros, também é compartilhada por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. Dessas, 200 milhões integram 57 mil cooperativas de crédito, presentes em 103 países. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é considerado o maior sistema financeiro cooperativo do país, com 505 cooperativas singulares, 17 centrais e mais de 3 milhões de associados, administrando R$ 50 bilhões em recursos. Nos últimos anos, o segmento registrou o dobro de expansão em relação à média de bancos públicos e privados.
Portanto, por que pagar mais se uma cooperativa de crédito oferece os mesmos serviços e produtos de um banco, com as mesmas garantias e com resultados que retornam para o seu bolso?
O melhor para você, sua família e seus empreendimentos é, sem dúvida, uma cooperativa de crédito. Você está deixando de ganhar ao demorar para descobrir essas vantagens.
Venha, participe! Procure uma cooperativa de crédito Sicoob e conheça as vantagens de fazer parte de um sistema financeiro com mais de 2,3 mil pontos de atendimento em 25 estados e no Distrito Federal.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…