O cooperativismo é um modelo que valoriza o conhecimento e a cultura. Não é à toa que um dos princípios do cooperativismo é Educação, Formação e Informação. E não apenas os cooperados são alvos de ações cooperativas de instrução, conhecimento e cultura, como também a comunidade (atendendo a outro Princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade).
Um exemplo bem atual disso é o apoio cooperativo ao projeto SC Que Dá Certo, promovido pela RBS TV, com oferecimento do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O projeto SC Que Dá Certo inclui uma série de painéis no formato talk show, trazendo histórias inspiradoras de empreendedores catarinenses de sucesso. Ou seja, é uma iniciativa de cunho educativo e cultural, baseada no compartilhamento de informações e experiências, que tem tudo pra incentivar melhores práticas econômicas e empresariais.
Além de ser possível inscrever-se gratuitamente para assistir aos painéis, a programação passa por diversas cidades do estado. Veja só o calendário para 2017:
25/04 – São José
09/05 – Itajaí
23/05 – Jaraguá do Sul
06/06 – Tubarão
20/06 – Videira
04/07 – Concórdia
No primeiro Painel deste ano, em São José, quatro empresários catarinenses debateram seus cases de sucesso. Confira:
– Coragem para empreender
Ilson Stabile já foi servidor público. O paranaense formou-se em Ciências da Computação pela UFSC e seguiu carreira técnica no CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina). Mas, há 26 anos, abriu mão da estabilidade do emprego público em nome do sonho de empreender e, junto com dois colegas, fundou a Softplan.
Hoje, a Softplan é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento de softwares de gestão, com clientes em todos os estados brasileiros e também em países da América Latina. O fundador Ilson Stabile é Diretor Executivo da Unidade Justiça e principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira.
– Determinação e visão
Cesar Augusto Olsen começou sua carreira como técnico de manutenção de uma empresa de equipamentos odontológicos. A bordo de uma Kombi, ele rodava o país fazendo reparos, até conseguir juntar dinheiro para comprar sua primeira máquina. Em 1978, Cesar Augusto, enfim, resolveu seguir as palavras de seu ex-gestor que dizia: “se você tem tantas ideias, monte a sua própria fábrica”; e fundou a Olsen.
Especializada na fabricação de equipamentos médicos e odontológicos, a Olsen possui, atualmente, um parque industrial, localizado em Palhoça, com mais de 8.000 m2 e, além disso, já está presente em mais de 100 países.
– Conhecimento para superar desafios
O diretor presidente da Cottonbaby, Nelson Antônio Silveira, conta que a empresa iniciou os trabalhos com apenas 7 funcionários, uma máquina e um produto. Hoje, com quase 24 anos de história, a Cottonbaby já gera mais de 250 empregos, produzindo itens para higiene pessoal, proteção e beleza, além de realizar terceirização para outras grandes marcas.
Mas essa evolução não foi imotivada. Silveira destaca que “a busca por novos conhecimentos deve ser diária”. Ele mesmo iniciou a vida acadêmica aos 52 anos, formando-se aos 55.
Um dos destaques na história da empresa foi o incêndio, ocorrido em 2006, que destruiu 4.000 m2 de seu parque fabril. Para Silveira, o claro conhecimento da situação financeira da companhia foi fundamental para tomar as decisões necessárias e superar totalmente a situação.
– Pensar no consumidor é o diferencial
Todo negócio precisa estabelecer um diferencial para se desenvolver. Para definir os diferenciais do seu novo negócio, o publicitário Victor Conceição, observou, então, quem mais lhe importava: seus consumidores. Reparando nos gostos e costumes de seus clientes, fundou uma das primeiras barbearias premium do país: a Barbearia VIP.
Assim, além do corte de cabelo e barba, a Barbearia VIP oferece a seus clientes uma experiência completa, com open bar de cervejas especiais, televisores individuais, revistas masculinas, futebol na TV e jogos de videogame. E também há serviços de podologia, pacotes de estética e o exclusivo Dia do Noivo.
A rede ainda conta com uma marca própria de produtos que inclui shampoos de barba, ceras, pós-barba, shampoo mentolado para cabelos, etc. E no Empório VIP, os clientes podem adquirir cervejas especiais, vinhos, charutos, chocolates importados, entre outros.
Para completar, a Barbearia VIP tem um aplicativo próprio, para celular e tablet, que permite aos usuários marcar horários de atendimento e também registrar um histórico de seus últimos cortes de cabelo ou barba para usar como referência nos próximos atendimentos.
Com tantas inovações, a Barbearia VIP cresceu 300% só no ano passado, com a abertura de 11 novas franquias. Já são 14 unidades pelo país. E neste ano, a empresa recebeu pela segunda vez consecutiva o Prêmio Referência Nacional da ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação).
Cuide melhor das suas finanças. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do país, o Sicoob.
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