Cooperativas apoiam pequenos negócios

Crédito com juros mais baixos e apoio ao comércio local são só alguns dos benefícios.

Vantagens da Cooperação | 15 de setembro de 2020
cooperativismo
Empreendedorismo
Sicoob
Crédito com juros mais baixos e apoio ao comércio local são só alguns dos benefícios para pequenos negócios.
Crédito com juros mais baixos e apoio ao comércio local são só alguns dos benefícios para pequenos negócios.

Por oferecerem taxas de juros mais baixas do que as de bancos comuns e aumento de spreads consideravelmente menor, as cooperativas financeiras são uma opção mais justa para pequenos negócios, na hora de obter empréstimos. Essa foi uma das conclusões apontadas pelo Relatório de Economia Bancária de junho do Banco Central do Brasil (BCB ou BC).

Só que o apoio do cooperativismo de crédito aos empreendedores de micro, pequeno e médio porte não para por aí. 

Por basearem sua atuação em princípios como o da Intercooperação e o Interesse pela Comunidade, as cooperativas já buscam, naturalmente, impulsionar o desenvolvimento equilibrado das comunidades e o bem-estar da população, o que passa pelo incentivo ao comércio local e às pequenas empresas.

Levando em conta que os micro e pequenos negócios representam praticamente 90% dos empreendimentos do país, Rodolfo Lombardi, diretor administrativo financeiro do Sicoob Coocrelivre, diz que o apoio das cooperativas a esses empreendedores gera um efeito cascata:

“Ou seja, grande parte da economia gerada por essas empresas fica na região onde atuam e, como uma cascata, afeta diretamente os demais setores, contribuindo significativamente na geração de receitas, empregos e para a continuidade desse ciclo.”

Rodolfo Lombardi, Sicoob Coocrelivre.

O comentário de Rodolfo é corroborado pelo gerente jurídico do Instituto Humanitas 360, Higor Cauê de Souza:

“Pensando que o consumo é um dos principais fatores do crescimento da economia brasileira e que as comunidades detêm esse poder ao longo da história, estão nelas também as respostas de uma nova ordem econômica, aquela em que a coletividade é empreendedora e planejadora.”

Jady Mathias Peroni da revista MundoCoop diz ainda que: “é importante lembrar que todos estão ligados a uma mesma estrutura e movimentam um mesmo ciclo, não há como propagar o global sem antes desenvolver o local.”

Quer saber, então, como funciona na prática o apoio das cooperativas financeiras aos pequenos negócios? Confira alguns bons exemplos:

– Pronampe e Fampe

De acordo com pesquisa do Sebrae e da FGV, entre abril e maio deste ano, aumentou o número de empresários que buscaram por empréstimos. E as cooperativas financeiras foram as maiores concessoras de crédito no período.

Para o analista da unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Ricardo, “as cooperativas são uma alternativa mais justa para os pequenos negócios e, por isso, o Sebrae atua há quase 20 anos em parceria com os principais sistemas cooperativistas financeiros do país, 

O analista exemplifica fazendo referência ao maior sistema cooperativista financeiro do Brasil: “O recente convênio com o sistema Sicoob para o uso do Fampe [Fundo Aval à Micro e Pequenas Empresas] do Sebrae nas operações de crédito com as cooperativas reforça o nosso posicionamento."

Além disso, as cooperativas de crédito também foram autorizadas a aderir ao Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Só para se ter uma noção, em apenas três dias de operação do Programa, o Sicoob atingiu o limite de R$ 1,195 bilhão, que tinha disponível para contratos de crédito do Pronampe, e teve que solicitar ao governo federal a ampliação desse teto.

Leia também É vantajoso abrir conta PJ em cooperativa?

– Sicoob apoia o comércio local

Outro bom exemplo do sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil de apoio aos pequenos negócios e às comunidades em geral foi a reestruturação de suas operações de crédito, desde o início da pandemia, passando a oferecer a prorrogação de prazos de pagamento, além de dar liberdade às suas cooperativas para criarem suas próprias linhas de crédito de acordo com a necessidade das comunidades locais.

A partir daí, o Sicoob Oestecredi, por exemplo, passou a oferecer taxas de crédito diferenciadas para os associados que efetuam compras no comércio local, necessitando de financiamentos junto à instituição.

A iniciativa faz parte da campanha “Sicoob apoia o comércio local” e, como afirmou o presidente Lauro Inácio Slomki, “vai auxiliar as empresas a continuarem ativas, garantir empregos e manter a saúde econômica dos municípios de nossa área de atuação.”

Leia também 9 sites com cursos online gratuitos para mudar de vida

– Incentivo ao turismo regional

Em se tratando de campanhas de incentivo ao desenvolvimento local, também ganha destaque o apoio do Sicoob Crediauc ao projeto de estímulo ao turismo regional liderado pela Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). 

Os parceiros apostam na adesivagem de carretas que fazem a rota Brasil/Mercosul para divulgar os atrativos da região e, assim que possível, atrair mais visitantes.

“O setor [turístico] passa por um período difícil devido às restrições de isolamento social provocados pela pandemia da Covid-19 e, se nada for feito para preservar essa atividade, a situação tende a piorar ainda mais”, opina o presidente Paulo Renato Camillo.

O executivo ainda acrescenta: “Temos muitas coisas boas para oferecer a quem vem de fora e esse projeto vai ao encontro do nosso objetivo enquanto cooperativa que é o de desenvolvimento pleno das regiões em que atuamos."

Leia também Máquina de cartão: um impulso para pequenos negócios

– Enfrentar e Cooperar

Outra maneira que o cooperativismo de crédito tem de apoiar os pequenos negócios e as comunidades é promovendo a educação financeira. Aliás, o incentivo à Educação, Formação e Informação é outro dos princípios do movimento cooperativista.

Na prática, um bom exemplo disso foi dado pelo Programa Enfrentar e Cooperar, que ocorreu de 22 a 25 de junho deste ano. 

Realizado pelo Sicoob Coocrelivre em parceria com o Sebrae, o programa consistiu em 4 dias de capacitação, mentorias e consultorias para micro e pequenos empreendedores saberem como enfrentar os impactos da atual crise e alavancar resultados. 

Portanto, seja oferecendo empréstimos com juros mais baixos, seja promovendo ou participando de campanhas de apoio ao desenvolvimento regional, seja oferecendo conhecimento e capacitação, entre outras ações, as cooperativas apoiam os pequenos negócios, contribuindo para a superação de desafios e para o bem-estar das comunidades.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar