A cooperação pode ser definida como uma ação conjunta para atingir um objetivo em comum. Cooperar faz parte do ser humano e da nossa vivência em sociedade. Cooperando, reunimos forças para alcançar propósitos maiores. E isso também vale para os nossos objetivos financeiros.
É nisso que se baseia o cooperativismo de crédito. Cooperando entre si, os associados conseguem ter taxas menores para realizar seus serviços financeiros e retornos maiores para seus investimentos.
O cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo
O modelo tem se mostrado tão interessante que o cooperativismo de crédito já conta com 217 milhões de associados em 106 países nos 6 continentes. E já são mais de 57 mil cooperativas financeiras pelo mundo.
No Brasil, mais de 7,5 milhões de pessoas já optaram por ter uma cooperativa de crédito como sua instituição financeira. Cada vez mais procuradas em virtude dos baixos juros oferecidos, as cooperativas financeiras, somadas, já são a sexta maior instituição financeira do país.
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Para comemorar essas e outras conquistas, dia 15 de outubro foi celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. A data, instituída há 67 anos pela Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) dos Estados Unidos, acontece, desde então, na terceira quinta-feira deste mês, crescendo a cada edição e fortalecendo esse grandioso movimento.
Segundo a Confebras - Confedereção Brasileira das Cooperativas de Crédito - e o Sistema OCB, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar os valores e recordar as conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
Tema da celebração de 2015
Este ano, o tema escolhido para celebração da data foi ‘Pessoas ajudando Pessoas’, relembrando a importância de ajudar o próximo, reforçando os valores da cooperação e destacando a força da união e a importância da intercooperação para o sistema.
A Confebras e a OCB ressaltam que, mais do que um tema, a expressão ‘Pessoas ajudando Pessoas’ representa uma ordem de força, a um só tempo: a chave da jornada cooperativa, a fórmula do sucesso e o emblema dos próprios princípios cooperativos.
Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil, o Sicoob?