Quando se juntam as palavras seguros e cooperativas, muita gente logo pensa nas associações que oferecem proteção veicular. Mas o assunto aqui é outro. Você já ouviu falar das cooperativas financeiras ou cooperativas de crédito? Com produtos e serviços similares aos de bancos comuns, essas instituições também costumam oferecer variados tipos de seguros, tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas.
É claro que, na hora de escolher um seguro – seja automotivo, pessoal, patrimonial ou rural – é muito importante estar ter atenção à regulamentação, às coberturas e garantias para ficar realmente tranquilo em casos de urgência. Por isso, vamos analisar aqui as condições oferecidas pelos seguros de cooperativas financeiras para saber se vale a pena considerar essa alternativa na hora de contratar uma proteção.
Descubra: quais são as vantagens de contratar um seguro em uma cooperativa financeira? É realmente seguro assinar uma apólice com uma cooperativa? Que tipos de proteções as cooperativas de crédito oferecem? Confira a seguir.
Regulamentação
Para fazer um bom negócio (garantindo tranquilidade e economia), antes de contratar um seguro, o ideal é comparar as condições oferecidas por várias instituições. Nesse sentido, um ponto fundamental é verificar se as empresas estão cadastradas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) ou, em caso de corretores, pela Federação Nacional de Corretores de Seguros e Resseguros (Fenacor), órgãos reguladores que controlam e fiscalizam as companhias e corretores de seguros, certificando garantias legais.
No caso dos seguros oferecidos por cooperativas financeiras, muitas vezes, são feitas parcerias e as garantias são disponibilizadas por renomadas seguradoras do mercado. Há também algumas cooperativas que constituem sua própria corretora, como a Sicoob SC Corretora de Seguros, corretora oficial do Sicoob SC/RS – maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil. Habilitada pela SUSEP desde 2009, a corretora foi reconhecida recentemente com o prêmio Melhores do Seguro 2019 da revista Apólice.
Cotações mais competitivas
Diferente de uma corretora ou um banco tradicional, as cooperativas não visam ao lucro. O objetivo dessas instituições é beneficiar a todos os seus cooperados. Por isso, as cooperativas financeiras costumam, por exemplo, ter alíquotas muito menores. Comparando taxas de juros de bancos e cooperativas fica fácil perceber a diferença. De acordo com pesquisa do Anuário do Cooperativismo 2019, quando comparadas aos agentes privados do mercado, as cooperativas de crédito possuem tarifas médias menores em 42 dos 50 serviços financeiros. Portanto, ao cotar valores de seguros, vale a pena incluir cooperativas financeiras na comparação.
Participação em sobras
Ao analisar as condições oferecidas por cooperativas financeiras, também é válido considerar as vantagens de associar-se a uma instituição como essas. Afinal, quem se associa passa a participar economicamente da cooperativa. E como a instituição não visa ao lucro, quando os resultados são positivos, as sobras que não são reinvestidas no próprio negócio são distribuídas a todos os associados, conforme sua participação.
Ou seja, se você se associa a uma cooperativa e contrata um seguro com a instituição, você estará aumentando sua participação e pode até receber retornos por isso. Escolhendo uma boa cooperativa de crédito, regulamentada e com histórico financeiro positivo, suas chances de ter ganhos assim são maiores. Já imaginou poder pagar uma parte do prêmio do seu seguro com esses ganhos extras?
- Leia também: É vantajoso abrir conta PJ em cooperativa?
Variedade de opções
Outra vantagem oferecida por muitas cooperativas financeiras é a variedade. O caso do Sicoob, líder do cooperativismo de crédito brasileiro, é exemplar. A instituição oferece:
- seguros automobilísticos (compreensivos e de responsabilidade civil);
- seguro residencial;
- seguro empresarial urbano;
- seguro para equipamentos industriais;
- seguro de vida individual;
- seguro de acidentes pessoais;
- seguro de vida empresarial;
- seguro pecuário;
- seguro de safra;
- seguro de equipamentos do agronegócio;
- seguro de benfeitorias rurais.
Portanto, seja para proteger você, sua família ou seu patrimônio, considerar a contratação de seguros em uma cooperativa financeira pode, sim, ter muitas vantagens.