À primeira vista, as cooperativas financeiras (também chamadas cooperativas de crédito) são bastante parecidas com os bancos tradicionais, já que oferecem produtos e serviços similares, como contas, aplicações, financiamentos, investimentos, etc. Só que as cooperativas podem oferecer também outras vantagens, como economia e, até, ganhos extras.
Afinal, diferente dos bancos, que são controlados por grupos de acionistas, as cooperativas são comandadas pelos próprios cooperados. Ou seja, na cooperativa, você não é só um cliente, é um dos donos, com direito de opinar nas políticas da instituição e voto igualitário, entre outros benefícios.
Não é à toa que as cooperativas financeiras têm dado o que falar no Brasil. Nos últimos anos, enquanto os cinco maiores bancos do país limitaram a concessão de crédito e reduziram as agências, as cooperativas financeiras cresceram, em média, 20% ao ano em operações e vêm aumentando sua rede de atendimento em todo o território nacional.
O número de brasileiros que optam por abrir conta em uma cooperativa financeira também segue crescendo, incentivado, principalmente, pelas baixas taxas cobradas por esse tipo de instituição. Veja só:
Por que ter conta em cooperativa sai mais barato?
Comparando taxas de juros de bancos e cooperativas fica visível que as cooperativas financeiras cobram porcentagens consideravelmente menores.
Seja no crédito parcelado ou rotativo do cartão, no cheque especial, na conta empresarial garantida ou no crédito pessoal, as taxas de juros cobradas por cooperativas costumam ser bem mais competitivas do que as de bancos tradicionais.
Isso acontece, principalmente, porque cooperativas são instituições que não visam ao lucro. Portanto, podem cobrar taxas mais justas, o que acaba se refletindo em economia no bolso de seus associados.
Por que você pode ganhar mais tendo uma conta de cooperativa?
Agora, você deve estar se perguntando, se as cooperativas não visam ao lucro, como elas se mantêm? E é aí que entra a força da cooperação entre todos os associados.
Quer dizer, cooperativas são instituições criadas e mantidas pelos próprios cooperados, os quais têm participação econômica na instituição, que é gerida democraticamente, contando com o voto de todos. Além disso, os cooperados têm direito ao recebimento de sobras financeiras, caso a instituição tenha resultados positivos.
Assim, para operar com a cooperativa, você precisa associar-se, adquirindo pelo menos uma cota parte da instituição (em média R$ 100; varia por cidade e por cooperativa). Mas a partir daí, pode usufruir de produtos e serviços financeiros com taxas menores e pode até ganhar sobras, conforme sua participação na cooperativa.
É vantajoso abrir conta PJ em cooperativa?
Como fazer uma conta em uma cooperativa?
Para quem deseja, portanto, economia e mais vantagens, abrir uma conta em uma cooperativa financeira é uma boa opção a se considerar (quem sabe até um bom plano para o ano que vem aí).
Além disso, há de se levar em conta que instituições como essas, devido aos próprios princípios do cooperativismo, tendem a ter uma atuação mais justa e humana, com retornos positivos para a comunidade onde estão instaladas.
O processo de associação é relativamente simples: você apresenta os documentos necessários (em geral, identidade, CPF, comprovantes de renda e de residência) e deposita sua(s) cota(s) parte(s). Mas é importante ficar atento para a escolha de uma instituição confiável, próxima a você e com comprovada credibilidade no mercado.
Quer uma dica? Conheça o Sicoob, o maior sistema de cooperativas financeiras do país e faça parte!
Quer se associar a uma cooperativa? Encontre uma cooperativa próxima a você.