Você conhece o Sistema OCB? Sabia que, este ano, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completa cinco décadas de atuação? E os cursos e serviços do Sistema OCB, você já conhece? https://www.somoscooperativismo.coop.br/servicos
A OCB nasceu em 2 de dezembro de 1969, como entidade representativa e defensora dos interesses do cooperativismo brasileiro.
Hoje, o Sistema OCB é formado, pela própria OCB, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – criado em 1998 e parte do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Sebrae) – e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) – criada em 2005.
Agora, conheça os cursos, programas e serviços que o Sistema OCB oferece:
Desde o ano 2000, a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) orienta que todas as empresas brasileiras devem contratar um determinado percentual de jovens aprendizes (entre 14 e 24 anos).
Nas cooperativas brasileiras, a juventude tem espaço garantido. E ainda pode contar com o Programa Aprendiz Cooperativo criado pelo Sescoop, estabelecendo parâmetros de contratação, supervisão e formação desses estudantes.
O programa prevê, por exemplo, que os jovens participem de treinamentos e dinâmicas para refletir sobre a importância de vivenciar valores cooperativistas como a igualdade, a solidariedade e a honestidade, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Profissionais: a primeira impressão é o currículo.
Disponibilizado gratuitamente às cooperativas desde 2016, o curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP) ensina a cuidar das orçamento pessoal e familiar de forma mais consciente, abordando a importância de poupar e de não se endividar, as vantagens de desvantagens do crédito, além de noções sobre investimentos, seguros e aposentadoria.
O curso GFP do Sistema OCB também transmite, de forma transversal, conhecimentos sobre o cooperativismo, seus princípios e diferenciais.
O Formacred é o curso de formação dos conselheiros e diretores das cooperativas de crédito brasileiras, criado pelo Sescoop em parceria com o Banco Central e ministrado desde 2012 em todo o país.
O curso do Sistema OCB orienta esses líderes sobre a legislação cooperativista e sobre boas práticas de gestão de pessoas, além de atualizá-los sobre tendências do mercado financeiro, zelando para que conselheiros e diretores estejam preparados para exercer suas funções.
Chefes x Líderes: conheça as diferenças.
Um sistema que reúne balanços contábeis, financeiros e sociais de cooperativas: o GDA é assim. Uma plataforma online em que as cooperativas podem se cadastrar, disponibilizar e buscar informações.
Quanto maior é a adesão das cooperativas brasileiras a este programa do Sistema OCB, mais fácil fica usá-lo para fazer pesquisas de mercado e tomar decisões estratégicas, além de favorecer uma visão mais panorâmica do cooperativismo em nosso país.
A indústria 4.0 e o cooperativismo.
Este serviço do Sistema OCB ajuda as cooperativas brasileiras a avaliarem se estão em conformidade com os princípios e boas práticas do trabalho cooperativista e se estão alinhadas ao mercado.
O programa pode ajudar as cooperativas a reduzir riscos e preparem-se melhor, aumentando suas chances de sucesso em um mercado tão competitivo.
Gostou do artigo? Comente, Compartilhe!
Conheça também o maior Sistema Cooperativo do Brasil, o Sicoob e faça parte!
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…