Você conhece o Sistema OCB? Sabia que, este ano, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completa cinco décadas de atuação? E os cursos e serviços do Sistema OCB, você já conhece? https://www.somoscooperativismo.coop.br/servicos
A OCB nasceu em 2 de dezembro de 1969, como entidade representativa e defensora dos interesses do cooperativismo brasileiro.
Hoje, o Sistema OCB é formado, pela própria OCB, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – criado em 1998 e parte do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Sebrae) – e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) – criada em 2005.
Agora, conheça os cursos, programas e serviços que o Sistema OCB oferece:
Desde o ano 2000, a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) orienta que todas as empresas brasileiras devem contratar um determinado percentual de jovens aprendizes (entre 14 e 24 anos).
Nas cooperativas brasileiras, a juventude tem espaço garantido. E ainda pode contar com o Programa Aprendiz Cooperativo criado pelo Sescoop, estabelecendo parâmetros de contratação, supervisão e formação desses estudantes.
O programa prevê, por exemplo, que os jovens participem de treinamentos e dinâmicas para refletir sobre a importância de vivenciar valores cooperativistas como a igualdade, a solidariedade e a honestidade, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Profissionais: a primeira impressão é o currículo.
Disponibilizado gratuitamente às cooperativas desde 2016, o curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP) ensina a cuidar das orçamento pessoal e familiar de forma mais consciente, abordando a importância de poupar e de não se endividar, as vantagens de desvantagens do crédito, além de noções sobre investimentos, seguros e aposentadoria.
O curso GFP do Sistema OCB também transmite, de forma transversal, conhecimentos sobre o cooperativismo, seus princípios e diferenciais.
O Formacred é o curso de formação dos conselheiros e diretores das cooperativas de crédito brasileiras, criado pelo Sescoop em parceria com o Banco Central e ministrado desde 2012 em todo o país.
O curso do Sistema OCB orienta esses líderes sobre a legislação cooperativista e sobre boas práticas de gestão de pessoas, além de atualizá-los sobre tendências do mercado financeiro, zelando para que conselheiros e diretores estejam preparados para exercer suas funções.
Chefes x Líderes: conheça as diferenças.
Um sistema que reúne balanços contábeis, financeiros e sociais de cooperativas: o GDA é assim. Uma plataforma online em que as cooperativas podem se cadastrar, disponibilizar e buscar informações.
Quanto maior é a adesão das cooperativas brasileiras a este programa do Sistema OCB, mais fácil fica usá-lo para fazer pesquisas de mercado e tomar decisões estratégicas, além de favorecer uma visão mais panorâmica do cooperativismo em nosso país.
A indústria 4.0 e o cooperativismo.
Este serviço do Sistema OCB ajuda as cooperativas brasileiras a avaliarem se estão em conformidade com os princípios e boas práticas do trabalho cooperativista e se estão alinhadas ao mercado.
O programa pode ajudar as cooperativas a reduzir riscos e preparem-se melhor, aumentando suas chances de sucesso em um mercado tão competitivo.
Gostou do artigo? Comente, Compartilhe!
Conheça também o maior Sistema Cooperativo do Brasil, o Sicoob e faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…