Conheça as Cooperativas de Produção

Uma opção para empreendedores que querem crescer juntos

Vantagens da Cooperação | 26 de outubro de 2018
Cooperativas de produção
Conheça as Cooperativas de Produção
Conheça as Cooperativas de Produção

Talvez você já saiba que cooperativas são empresas ou instituições formadas por pessoas com interesses em comum que se unem para alcançar mais benefícios para todos. Agora, você já ouviu falar das Cooperativas de Produção?

Porque o cooperativismo se subdivide em diversos ramos. Há, por exemplo, as cooperativas de crédito, em que os cooperados se unem com o interesse de administrar melhor suas finanças.

Aliás, você já conhece o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob?

Existem também as cooperativas agropecuárias, em que produtores rurais se reúnem para conseguirem melhores condições de produção, para ganhar escala na venda de seus produtos, entre outros benefícios compartilhados por todos.

Além disso, poderíamos citar também as cooperativas: de consumo, educacionais, habitacionais, de infraestrutura, de mineração, de saúde, sociais, de turismo e lazer, de transporte, de trabalho e, claro, as de produção.

Saiba mais sobre as Cooperativas de Produção, como funcionam, qual sua situação no Brasil e conheça também um bom exemplo internacional.

Leia também: Cooperativa e associação é a mesma coisa?

 

Cooperativa de Produção x Cooperativa de Trabalho

Há quem confunda as Cooperativas de Produção com as Cooperativas de Trabalho. Afinal, em ambos os casos, os cooperados são trabalhadores, profissionais de uma ou de várias áreas (e é aí que está a diferença). Acompanhe:

As Cooperativas de Trabalho são aquelas em que se reúnem profissionais com uma mesma especialidade, para conseguirem melhores condições de contratação ou de trabalho. Pode-se formar, por exemplo, uma cooperativa de advogados para conseguirem, juntos, montar um escritório.

Já as Cooperativas de Produção são integradas por trabalhadores de diversas especialidades, mas todos dedicados a um mesmo tipo de produção. Podem ser, por exemplo, cooperativas de produção de calçados, de móveis, têxteis, de eletrodomésticos, etc.

Muitas Cooperativas de Produção são formadas quando uma empresa entra em falência e seus colaboradores decidem juntar-se em cooperativa para assumir a administração da empresa. Mas também há casos em que um grupo de pessoas não consegue espaço no mercado de trabalho e decide unir seus talentos em uma Cooperativa de Produção.

Quer dizer que montar uma Cooperativa de Produção também pode ser uma boa ideia para quem pensa em empreender em conjunto, contando com o apoio de outras pessoas.

Quer empreender? Você não está sozinho.

Leia também: Como montar uma cooperativa?

 

As Cooperativas de Produção no Brasil

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), há 257 Cooperativas de Produção espalhadas por todo o nosso país. Essas instituições contam, ao todo, com 12.494 associados e, além disso, geram 3.458 empregos.

Ou seja, milhares de brasileiros já perceberam os benefícios de serem, ao mesmo tempo, trabalhadores e empreendedores, o que se reflete, normalmente, em melhores condições de trabalho e de remuneração para todos.

Saiba mais sobre as Cooperativas de Produção neste vídeo:

 

Um bom exemplo: Mondragon Corporação Cooperativa

Com sede em Bilbao, na Espanha, a Mondragon Corporação Cooperativa (MCC) reúne mais de 100 cooperativas de produção, que operam de forma intercooperativa.

Um dos diferenciais dessa maneira ‘intercooperativa’ de atuar ocorre no caso de uma das cooperativas ser desativada, em que os trabalhadores cooperados são absorvidos por outras cooperativas da MCC, para que mantenham sua fonte de trabalho e de renda.

Ao todo, são cerca de 42.000 trabalhadores. A instituição está, inclusive, entre os maiores grupos empresariais da Espanha, já tendo sido apontada, também, pela Revista Fortune como uma das melhores empresas para se trabalhar na Europa. Um case digno de ser melhor estudado pelos interessados no tema.

Leia também: Traduzindo os 7 princípios do cooperativismo.

 

 

Foto: IStock

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar