Em todo o Brasil, tem crescido a participação dos jovens no movimento cooperativista. Exemplo disso é o maior sistema cooperativo financeiro do país, o Sicoob que já conta com 4 milhões de cooperados, dos quais 30% são Millennials (também conhecidos como geração Y).
Para Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), “as pessoas estão buscando uma economia muito mais colaborativa e participativa, diferente da geração anterior, que tinha uma postura de mercado, focada na formação de patrimônio individual. O interesse era acumular dinheiro para conquistar patrimônios como carros e imóveis. Agora, as pessoas querem novas relações de trabalho e renda.”
Para estimular essa expansão, seguindo o princípio cooperativista de “Educação, formação e informação”, já existem programas, como o Cooperativa Mirim – que trata de formar cooperativas administradas pelos próprios jovens dentro das escolas – e o Cooperjovem –que estimula a inclusão de matérias relacionadas ao cooperativismo no currículo escolar.
Recentemente, o Sicoob conseguiu incluir, também, nessas iniciativas, o público universitário, que, desde outubro do ano passado, tem tido a oportunidade de participar do road show Conexão Sicoob, em diferentes cidades do Brasil. Confira:
O que é o Conexão Sicoob?
O road show Conexão Sicoob é um movimento que busca disseminar o propósito cooperativista, contribuir com a formação de universitários e provocar impactos locais positivos.
Para isso, o road show vai passar por diversas cidades brasileiras, visitando diferentes universidades e realizando as seguintes atividades:
- Open Campus na comunidade – com talks e reflexões com jovens lideranças;
- Workshop na Universidade – com treinamentos de autoconhecimento e liderança, incluindo conceitos de capitalismo consciente e cooperativismo financeiro;
- Conexão Lab - Desafio de Inovação – um dia para gerar soluções criativas para os problemas da comunidade, com reconhecimento dos melhores projetos no final.
A gerente de Produtos e Apoio Comercial do Sicoob, Débora Ingrisano, comenta: “Vamos além da ideia de construir uma ponte somente baseada em aplicativos e cartões bacanas. Queremos que eles conheçam nossos valores, nossos propósitos e preocupações com desenvolvimento social, com a sustentabilidade, com o planeta.”
Para levar o projeto adiante, o Sicoob também conta com o apoio dos jovens. No caso, de jovens empreendedores, incluindo a startup Eureca, a organização Capitalismo Consciente Brasil e a Confederação Brasileira de Empresas Juniores.
Por quais estados vai passar o Road Show?
Nesta primeira fase, o Conexão Sicoob visitará, ao todo, 50 universidades de 27 cidades em oito estados brasileiros, entre as regiões Sul, Sudeste e Norte.
Em outubro e novembro de 2017, o Conexão Sicoob já passou pelo Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo.
De 20 a 24 de março, o road show passará pelo Distrito Federal.
Já em abril, dos dias 3 a 7, é a vez de Rondônia.
Estão previstas também passagens por Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Nesses casos, porém, a data ainda não está definida.
É possível acompanhar a programação completa atualizada e também inscrever-se pelo site http://conexaosicoob.com.br/
Assista aos vídeos do Conexão Sicoob RJ e ES
Após o road show passar por terras cariocas e capixabas, foram lançados vídeos mostrando como foram os eventos.
Quer conhecer mais sobre essa iniciativa inovadora? Então, assista:
Conexão Sicoob RJ
Conexão Sicoob ES
Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.