Guia de Bolso

Compre seminovos e economize

Os brasileiros ainda não estão muito acostumados à ideia. Mas comprar produtos usados pode se mostrar um ótimo negócio e representar uma boa economia nas contas.

Em outros países, como nos Estados Unidos, a cultura da compra e venda de usados já é bem disseminada. Prova disso são as garage sales (liquidações de garagem) em que as pessoas expõem em frente às suas casas itens de segunda mão para vender.

Aos poucos, os brasileiros aprendem que usado não é sinônimo de má qualidade. Basta ficar atento (como em qualquer negócio) e checar questões como desgaste, desvalorização e custo-benefício.

Você já comprou algo de segunda mão? Sabia que pode economizar dezenas, centenas e até milhares de reais com essa opção? Então, veja algumas coisas que você pode considerar comprar usadas:

1 – Casa própria

Um imóvel na planta ou que acaba de ser construído costuma ser bem mais caro que as opções usadas. Pesquise. Uma remodelagem pode sair mais barata que um imóvel novo. Conheça alguns sites para pesquisa de imóveis: Zap imóveis (antigo Pense Imóveis) e Imóvel Web.

2 – Automóveis

Carros e motos novos já saem da concessionária valendo cerca de 10% menos. Automóveis seminovos podem custar até 15% mais barato; sem o ônus da desvalorização e com o bônus de um IPVA menor. Só fique atento a acidentes prévios, condições mecânicas, quilometragem, valores de manutenção seguro e preços da tabela FIPE. Veja a seleção de sites: Trovit,  Icarros e Meu Carro Novo.

Para economizar com a compra da casa própria ou do carro, conheça as opções de financiamento do Sicoob

3 – Móveis

As opções de seminovos são diversas: mesas, cadeiras, estofados, bancos, aparadores, armários, etc. E além de serem mais baratos, basta um acessório, uma toalhinha ou uma pintura para deixá-los mais a sua cara. Uma boa opção para móveis seminovos é o Mercado Livre,  Bom Negócio ou Sala Sale.

4 – Eletrodomésticos

No caso de alguns produtos, como geladeiras, máquinas de lavar, televisores e micro-ondas, por exemplo, é possível encontrar boas opções de segunda mão. Em alguns casos, o proprietário deseja vender o aparelho antigo simplesmente porque adquiriu um novo modelo. E é nessas horas que você pode fazer um ótimo negócio. Confira as condições de funcionamento e, se possível, peça a nota. Acesse os sites Mercado Livre,  Bom Negócio e Viva Local  e compre ou venda os seus eletrodomésticos.

5 – Roupas

Há quem não goste da ideia. Mas quem frequenta brechós sabe: com um pouco de paciência, é possível encontrar peças exclusivas com valores bem abaixo dos cobrados pelas lojas. Só não vá se empolgar com os precinhos e levar além do que precisa ou o barato pode acabar saindo caro. Veja nossa lista dos melhores brechós online: Enjoei, Peguei Bode e Brechó Online.

6 – Artigos para bebês/crianças

Você pode dar “do bom e do melhor” para seu filho sem necessariamente ter que dar sempre coisas novas. Até porque, nessa fase, cresce a possibilidade de encontrar artigos de segunda mão em bom estado. Algumas roupinhas de bebê, por exemplo, chegam a ser usadas só duas ou três vezes antes que não sirvam mais na criança e precisem ser doadas ou vendidas. Carrinhos e cadeirinhas de segunda mão também podem ser boas opções. Confira os sites mais visitados: Ficou Pequeno e Hora da Troca.

7 – Livros/Músicas/Filmes

Apesar do nome “sebo” não ser muito atrativo, os produtos e preços que você pode encontrar por lá costumam ser. Há livros, CDs e DVDs variados por preços que podem ser uma verdadeira pechincha. Além disso, os serviços de streaming tem chegado em peso ao Brasil e com preços bem competitivos. É possível ouvir músicas em sites como o Rdio, o Sonora e o Spotify, inclusive com opções gratuitas. E também há filmes e seriados disponíveis em serviços como o Google Play, o serviço de locação do Youtube, o NOW – para assinantes da NET HD, o Cine Sky – para assinantes da Sky e o popular Netflix (netflix.com/br) – que já é campeão de audiência no Brasil.

8 – Computadores/Softwares/Jogos

Assim como no caso dos eletrodomésticos, é possível encontrar boas ofertas de seminovos quando seus proprietários vão trocá-los por modelos mais modernos (ou versões mais desafiadoras). Pesquise preços, confira as configurações e o bom funcionamento e peça nota, se possível. Os sites mais procurados são: Mercado LivreBom NegócioCemitério do PC e OLX.

9 – Bicicleta

Com um pouco de paciência para pesquisar, você pode encontrar um modelo que você goste e bem mais barato do que em uma loja. A internet e os classificados podem contribuir e muito com a sua pesquisa. Fique atento confira todos os sites: Mercado Livre, Bom Negócio e Buscapé.

10 – Equipamentos esportivos

De pesinhos e bolas de pilates a esteiras e bicicletas ergométricas. É possível encontrar inúmeras opções de artigos esportivos de segunda mão e, por incrível que pareça, alguns quase sem uso. Os sites sugeridos são: Descola AíViva LocalMercado LivreBom Negócio e Buscapé.

E ATENÇÃO: o mercado de compra e venda de usados também contribui para uma menor produção de lixo. Ou seja, quem participa ainda coopera para um mundo melhor.

Quer saber mais sobre o mundo cooperativo? Conheça o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do país.

Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago