Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Vender objetos usados e seminovos é uma forma de ganhar um dinheiro extra e, também, uma atitude sustentável de reaproveitamento. Para facilitar, você ainda pode fazer quase todo o processo pela internet, colocando seus produtos em oferta, comunicando-se direto com os compradores, combinando a entrega, etc.
Afinal, a cada dia surgem novos sites e aplicativos para que os próprios consumidores possam vender online objetos usados e seminovos de todos os tipos, desde roupas e acessórios até móveis, livros e eletrônicos, entre outros.
O educador financeiro Silvio Bianchi afirma, ainda, que essa decisão de desfazer-se de alguns objetos pode ser também uma boa oportunidade para a pessoa refletir sobre seus hábitos de consumo.
- Leia também: Os 12 princípios do Consumo Consciente.
Então, aproveite e confira, a seguir, 12 bons sites e apps para vender e trocar objetos que você não usa mais, além de dicas para conseguir vender esses itens mais facilmente.
A primeira dica para vender usados online
Atenção ao fotografar o que você quer vender. As fotos vão dar aos compradores a primeira impressão sobre o item. Acrescente sempre que possível fotos à sua oferta. Elas podem fazer a diferença para um comprador clicar ou não no seu anúncio. Portanto, veja algumas dicas na hora de fotografar os objetos usados que pretende vender online:
- Prefira fundos neutros (de uma cor só, sem estampas), que contrastem de alguma forma com o objeto fotografado (se for uma roupa toda branca, por exemplo, fotografe sobre fundo colorido; agora, se for um objeto escuro ou colorido, um fundo branco ou cinza pode ser melhor);
- Atenção à iluminação na hora de fotografar. Prefira fazer fotos sem flash, com uso de luz natural, sempre que possível;
- Atenção ao foco da foto. Apesar da maioria das câmeras atuais já contarem com foco automático, fique atento se o objeto a ser vendido está com boa definição (não aparece borrado na foto);
- Tire fotos do objeto de vários ângulos, de frente, de lado, de costas. E tente não cortar nenhum pedaço do objeto da foto.
Acompanhe mais dicas, sites e apps para vender cada tipo de produto usado online:
Brinquedos e Roupas Infantis usados
Na hora de anunciar objetos infantis para vender online:
- especifique a marca, o tamanho/idade recomendada, as funcionalidades (no caso de jogos, por exemplo), tempo de uso;
- não deixe de mencionar defeitos, marcas de uso, etc.
Sites:
1 – Brincou Trocou
O site propõe a troca e a doação de brinquedos usados. No caso das trocas, você cadastra os brinquedos que quer trocar, indica quantas moedas quer por eles e pode trocar essas moedas virtuais por outros brinquedos, pagando apenas pelo frete.
2 – Ficou Pequeno
No site, é possível comprar e vender roupas, brinquedos e acessórios infantis seminovos. A comissão cobrada é de 20% apenas sobre o que for realmente vendido.
É um site para aluguel de brinquedos por pelo menos 30 dias. Depois, você devolve os brinquedos alugados e pega outros. Garantia de novidades para as crianças o tempo inteiro com mais economia para os pais.
4 – Segunda Mãozinha
No site, você encontra inúmeros brechós infantis de todo o país. Assim, além de comprar produtos infantis seminovos mais baratos, você pode também entrar em contato com os brechós para vender os objetos que não cabem mais em seus filhos.
- Leia também: Banco de Tempo e troca de serviços.
Roupas e Acessórios usados
Para vender roupas e acessórios seminovos online, analise:
- algumas roupas ficam mais atrativas quando estão vestidas ou ficam mais difíceis de entender se estiverem só em um cabide, por exemplo. Pense na melhor forma de apresentá-las;
- no caso de fotos usando roupas ou acessórios, nem sempre é preciso mostrar o rosto. Também é bom evitar poses muito explícitas ou provocativas.
Sites e app:
5 – Enjoei
Com site e app p/ Android e iOS, o Enjoei permite comprar e vender roupas, calçados e acessórios usados. Nas transações concluídas, é cobrado 20% sobre o valor e R$ 2,15 pelo anúncio.
6 – Café Brechó
Além de roupas e acessórios femininos e masculinos, no site também é possível comprar e vender produtos infantis, eletrônicos e até livros.
7 – Repassa
O site possui o projeto Sacola do Bem: você pede a sacola, recebe em casa, enche com roupas que não usa mais e envia de volta. Suas peças são vendidas e você recebe 60% do valor das vendas. Aí você escolhe: usar em compras no site, com 10% de desconto destinado a uma instituição social de sua escolha, ou transferir o valor para sua conta bancária.
Eletrônicos usados
Na hora de vender eletrônicos usados e seminovos:
- especifique a marca, o modelo, o ano de compra, as características gerais (cor, tamanho, etc.) e as configurações do aparelho;
- não deixe de mencionar marcas de uso e quaisquer defeitos que existam;
- busque também no Facebook se existem comunidades de compra e venda de eletrônicos em sua região.
Site:
8 – Trocafone
O site permite vender celulares e tablets usados: selecionando a marca, o modelo e o estado de conservação do seu aparelho, você já prevê o preço da venda. Depois, envia para a empresa e recebe o pagamento, após a avaliação do aparelho.
Livros usados
Para vender seus livros usados:
- especifique o título e a autoria, a editora, o ano da edição e o idioma;
- se for interessante, dê detalhes especiais (ex.: encadernação em capa dura, edição especial, etc.);
- descreva o estado de conservação do exemplar, sem deixar de mencionar marcas de uso ou defeitos.
Site e app:
9 – Livreiro online
O site permite que pessoas físicas criem um perfil, anunciem e vendam seus livros usados online ou, caso prefiram, entrem em contato com sebos e com outros livreiros para negociar seus exemplares.
10 – App Yzye
Ainda disponível apenas para iOS, o aplicativo permite a compra, a venda, a troca e a doação de livros didáticos.
De tudo um pouco
11 – Mercado Livre
É um marketplace que reúne tanto vendedores formais quanto pessoas físicas. Com site e aplicativo para Android e iOS, o Mercado Livre permite comprar e vender os mais diversos tipos de produtos, de jóias a ferramentas, de veículos a imóveis.
12 – OLX
Com site e app para Android e iOS, a OLX é um dos maiores classificados online do país, permitindo comprar e vender produtos das mais diversas categorias e até serviços. O crédito das vendas é acumulado na conta do usuário para compras no site. Caso deseje a transferência do valor para sua conta bancária, é cobrada uma taxa de 5%.
Leia também: O que não fazer com o seu dinheiro?
Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.