Vantagens da Cooperação

Como ter mais prosperidade em 2019? Cooperando

Um próspero ano novo é o desejo da maioria das pessoas. E uma boa forma de fazer esse desejo virar realidade é apostando na cooperação. Porque cooperando é possível alcançar mais benefícios para todos.

Afinal, cooperar significa juntar esforços por um objetivo comum. E nas instituições cooperativas isso é feito de forma democrática, com distribuição equitativa dos resultados gerados.

Além disso, é possível encontrar cooperativas atuando nos mais diversos ramos, financeiro, educacional, habitacional, agropecuário, saúde, turismo e lazer, entre outros. Assim, são diversas as oportunidades para quem quer prosperar cooperando.

Então, conheça a seguir 4 formas de ter mais prosperidade em 2019 cooperando:

 

1 – A prosperidade das cooperativas financeiras

Nos últimos anos, enquanto os maiores bancos brasileiros limitaram a concessão de crédito e reduziram o número de agências, as cooperativas financeiras apresentaram crescimento em suas operações, em sua rede de atendimento e também no número de associados.

Os principais motivos pelos quais as cooperativas de crédito têm chamado a atenção dos brasileiros são: a oferta de taxas bem menores e a possibilidade de ganhos extras.

Isso porque cooperativas são instituições que não visam ao lucro, mas sim ao benefício de seus cooperados, que são os verdadeiros donos da instituição e podem até receber sobras no caso da cooperativa ter resultados positivos.

Ou seja, abrir uma conta em uma cooperativa financeira pode ser uma forma de economizar e de ganhar mais, em outras palavras, uma maneira de prosperar.

Conheça o maior sistema de cooperativas financeiras do país, o Sicoob.

 

2 – Cooperando para prosperar nos negócios

Muita gente aposta na cooperação para ganhar competitividade nos negócios. Como? O primeiro passo é encontrar o ramo cooperativo que tem a ver com seus interesses.

Um professor, por exemplo, pode associar-se a uma cooperativa educacional com a perspectiva de melhores ganhos e melhores condições de trabalho. Um agricultor pode entrar para uma cooperativa agropecuária, para ter acesso a melhores tecnologias e ganhar escala nas vendas. Um motorista pode associar-se a uma cooperativa de transportes, visando melhores oportunidades.

Há também as cooperativas de trabalho, que reúnem profissionais de uma mesma categoria (como as cooperativas de advogados, de costureiras, de dentistas, etc.), para alcançar melhor representatividade no mercado.

Outro caso é o das cooperativas de produção, compostas por profissionais diversos, dedicados à manufatura de um determinado tipo de bem (ex.: cooperativas de móveis, de confecção, de fogões, etc.).

Assim, há várias formas de prosperar profissionalmente cooperando, inclusive, se você for um empreendedor. Acompanhe:

 

3 – Você também pode prosperar empreendendo de forma cooperativa

Quer empreender? Você não está sozinho. Reunindo esforços para empreender de forma cooperativa, você pode combinar competências e recursos, aumentar sua representatividade no mercado e fortalecer o poder de compra e venda do seu negócio, entre outros benefícios. Ou seja, fica mais fácil fazer seu empreendimento prosperar.

Uma boa alternativa pode ser montar uma cooperativa (confira como). Há casos, por exemplo, de mineradores e garimpeiros que se unem para criar cooperativas de mineração ou de empreendedores sociais que se juntam para criar cooperativas especiais, voltadas a prestar serviços à sociedade.

E você não precisa se limitar aos exemplos existentes. Pode inclusive apostar em uma nova ideia de negócio na hora de criar sua cooperativa. Afinal, juntando esforços, você ganha mais apoio para empreender e prosperar.

 

4 – O cooperativismo também contribui para a prosperidade da comunidade

Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob SC/RS, explica que “o cooperativismo é uma filosofia que procura juntar esforços para alcançar os melhores resultados para todos. As principais referências desse movimento, pensadas há mais de um século, revelam-se cada vez mais modernas, no momento em que se multiplicam as experiências da chamada economia colaborativa [ou economia compartilhada]. É uma instituição que não visa lucro e que se preocupa com o bem-estar das pessoas, das comunidades e do planeta.”

Quer dizer, investir no cooperativismo também é uma forma de fazer as comunidades prosperarem. Afinal, um dos princípios do cooperativismo é justamente o Interesse pela Comunidade, que orienta esse tipo de instituição a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão instaladas, gerando benefícios sociais e econômicos não apenas para seus associados, como para toda a sociedade.

Quer ter mais prosperidade em 2019? Considere essas possibilidades cooperativas.

 

Foto: GettyImages
Sicoob

Recent Posts

Método 50/30/20: aprenda a organizar sua renda de forma prática!

Não é novidade para nenhum de nós, brasileiros, que cuidar do nosso dinheiro de forma…

2 dias ago

Economia Compartilhada: O papel das cooperativas na era digital

Você já pediu um carro pelo celular, alugou um quarto na casa de alguém durante…

1 semana ago

Empréstimo Consignado para CLT: o que você precisa saber?

O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…

3 semanas ago

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial?

Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…

1 mês ago

Mudanças Climáticas e Economia: como o clima pode afetar o seu bolso — e o que fazer para evitar?

Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…

1 mês ago

Muito além do ovo de páscoa. Como presentear de forma criativa e econômica?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Quando pensamos na…

1 mês ago