Fazer planos para o futuro, ter sonhos e ambições é próprio de nós, seres humanos. De certa forma, é isso que impulsiona nossas vidas.
Mas para realizar esses sonhos, muitas vezes, é preciso dinheiro. E sem um bom planejamento financeiro, pode ser difícil fazê-los saírem do papel.
A boa notícia é que, com alguma organização e persistência, você pode, sim, realizar seus sonhos. Acompanhe um passo a passo prático que pode lhe ajudar:
1 - Quais são seus sonhos?
Ter sonhos, planos e objetivos definidos contribui para uma maior motivação pessoal na hora de decidir e realizar o que for. Portanto, o primeiro passo para realizar seus sonhos é exatamente definir quais são eles.
Pare pra pensar: Quais são seus sonhos de curto prazo? Trocar de carro? Comprar um novo eletroeletrônico? Fazer uma viagem de férias? Ter um filho? E em longo prazo, quais são seus sonhos? Comprar a casa própria? Fazer uma longa viagem internacional? Investir no estudo dos filhos? Aposentar-se com mais tranquilidade?
Quando definir quais são seus sonhos e objetivos, mantenha-se focado nisso. E comece a organizar seu orçamento para realizar o que deseja.
2 - Mantenha uma planilha financeira atualizada
Para manter seu orçamento em ordem, a melhor estratégia é ter tudo registrado, fazendo um acompanhamento constante das suas contas. Para isso, o ideal é manter uma planilha financeira, com todos os seus rendimentos e gastos detalhadamente anotados. Tendo tudo registrado assim em um só lugar, fica mais fácil planejar seu orçamento, controlar seus gastos e visualizar onde é possível economizar.
Ainda não tem uma planilha financeira pessoal? Baixe a sua aqui.
3 - Tem dívidas? Quite-as
Se você tem dívidas, comece descobrindo o tamanho do problema: liste-as, incluindo valor e número de parcelas. Em seguida, veja em que casos é possível negociar os pagamentos com juros mais baixos.
Considere, também, a possibilidade de trocar dívidas maiores por uma menor. Por exemplo, se você tem dívidas no cheque especial e/ou no crédito rotativo do cartão (que possuem alta taxa de juros) pode buscar uma linha de crédito com taxa inferior (como o crédito consignado e, em alguns casos, o empréstimo pessoal).
4 - Informe-se e planeje-se
Após começar a organizar sua vida financeira, o próximo passo na realização do seu sonho é informar-se mais sobre o assunto, seja qual for. Por exemplo, se você sonha em comprar uma casa, é importante manter-se por dentro dos preços praticados no setor, informar-se sobre leis e normas vigentes, possibilidades de financiamento, etc. Se você deseja fazer um intercâmbio, é interessante começar a aprender o novo idioma, informar-se sobre programas e cursos e sobre o país de destino de forma geral.
Com mais informações, você pode, então, começar a planejar-se melhor. Tire seus sonhos da sua cabeça e coloque-os no papel. Trace metas de curto prazo que lhe ajudem a chegar lá. Estabeleça prazos que lhe incentivem a cumprir suas metas. E comprometa-se com seus objetivos. Aliás, o próximo passo tem tudo a ver com o seu comprometimento. Veja só:
5 - Poupe uma porcentagem do que ganha por mês
Quer comprar a casa própria? Poupe. Quer morar no exterior? Poupe. Quer financiar os estudos dos filhos? Poupe. Quer ter uma aposentadoria tranquila? Poupe. Quer enriquecer? Poupe. Quer manter sua tranquilidade financeira frente a qualquer emergência? Poupe.
Conscientize-se de que só você é responsável pela realização dos seus sonhos e comece a economizar pelo menos 10% do que ganha por mês para investir no que você deseja realizar. Use sua planilha financeira para planejar-se melhor e comprometa-se em economizar mensalmente para realizar seus sonhos.
6 - Prazeres do presente x sonhos para o futuro
Para manter-se comprometido com seus objetivos, é importante parar para notar a influência que suas ações do presente podem ter no seu futuro. Poupar agora é o que vai lhe permitir acumular dinheiro para realizar seus sonhos futuros. Por outro lado, os pequenos prazeres do "agora" podem acabar dificultando a realização de grandes sonhos futuros.
Então, evite as compras por impulso e tenha atenção aos gastos supérfluos. Sem um controle meticuloso, esses pequenos gastos podem acabar dissipando parte importante de sua renda sem você nem perceber. E o que você pensava em economizar acaba escoando lentamente. Uma boa estratégia para evitar isso é já reservar a quantia a ser poupada no momento do recebimento do salário ou renda. A propósito, já pensou em aumentar seus rendimentos? Esse é o próximo passo.
7 - Busque outras fontes de renda
Há basicamente três formas de ganhar mais dinheiro: ganhando um aumento, trabalhando mais e investindo seu dinheiro. Talvez um aumento de salário não dependa tanto de você, mas ainda estão ao seu alcance as outras duas formas de ganhar mais.
Aliás, você sabe quanto ganha por hora? O tempo é um bem precioso. Calcule o valor da sua hora trabalhada de acordo com o que ganha mensalmente. Sabendo o valor do seu tempo, pense se não pode investi-lo em algum trabalho extra. Quem sabe, um hobby (cozinhar, costurar, desenhar, etc.) pode se tornar uma renda extra. Seja criativo, empreenda e lucre com seu tempo extra.
E comece a fazer o seu dinheiro trabalhar por você: invista suas economias. Atualmente, a poupança tem tido um rendimento muito baixo, mas há outras formas de investimento que podem lhe trazer bons resultados. Com os juros em alta, os títulos do Tesouro Direto, por exemplo, podem ser boas opções. Informe-se e faça suas economias renderem mais.
8 - Repense a administração do seu dinheiro
Você sabe quanto paga por cada produto e serviço oferecido pelo seu banco? Sabe quanto são as taxas de juros cobradas por financiamento e empréstimos? Você chegou a anotar em sua planilha as taxas de cartões e outras? Sabe quais são as políticas da instituição?
Para ter maior segurança do rendimento das suas reservas, não basta guardar seu dinheiro em um grande banco; é preciso acompanhar de perto suas finanças.
Para isso, uma boa alternativa pode ser uma cooperativa financeira, entidade em que você é um dos sócios, podendo participar de todas as decisões e políticas da instituição. Além disso, cooperativas não visam lucro e, por isso, podem oferecer os mesmos produtos e serviços financeiros de um banco com taxas bem mais competitivas. E se mesmo assim existirem sobras, elas podem ser repartidas entre os associados. Para ter mais vantagens na administração do seu dinheiro, vale a pena conferir os diferenciais desse tipo de instituição.
Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob?
9 - Saiba lidar com mudanças e imprevistos
Mudanças são algumas das constantes da vida, sejam imprevistos ou oportunidades. Portanto, é importante ser comprometido e persistente, mas também ter alguma flexibilidade para lidar com os fatos novos que vão surgindo. Revise e acompanhe seus planos continuamente. Reveja suas estratégias e reorganize suas metas. Com determinação e força de vontade, certamente você conseguirá ainda mais do que deseja.