Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Todo o cuidado é pouco quando o assunto é segurança. Segundo estatísticas divulgadas em 2023, mais de 80 mil pessoas já caíram em golpes financeiros pela internet, gerando um prejuízo de cerca de R$ 500 milhões. E mesmo com bloqueio de tela e senha, o App da nossa instituição financeira pode não estar 100% a salvo.
Por isso, conhecer métodos mais seguros e entender quais são as boas práticas, quando o assunto é o uso do App, pode fazer toda a diferença para que você realize suas transações financeiras sem preocupações. Pensando nessa segurança, separamos 5 dicas que ajudam a te proteger no dia a dia. Continue a leitura para conferir!
Qual a importância de proteger o App do banco?
Cada dia que passa a quantidade de golpes financeiros realizados por meio digital cresce, e por mais que todos estejamos atentos, os detalhes fazem toda a diferença!
Proteger o App do banco é importante porque, além de proteger os seus dados, transações e conta, ajuda a evitar possíveis golpes e fraudes, e faz com que você tenha mais tranquilidade quando o assunto é utilizar os serviços digitais disponíveis por sua instituição financeira.
Mas como proteger o App do banco? (trazer esse título como uma retranca do título de cima)
Existem várias medidas que podem ser tomadas para proteger o App do banco no seu smartphone. Ao implementar as boas práticas, que você vai ver a seguir, tornará a sua experiência mais segura.
Mantenha seu App atualizado e oculte da tela inicial
Manter o aplicativo atualizado é importante, porque geralmente é nessas atualizações que os desenvolvedores fazem as correções de segurança que ajudam a manter o App protegido de possíveis ameaças.
Essa é uma medida simples, mas que pode fazer uma grande diferença, principalmente em situações em que o smartphone esteja vulnerável, ou em casos de perda ou roubo. Afinal, não há como ter acesso a um App que não se sabe da existência.
Tenha senhas fortes e utilize mecanismos de autenticação
Evite usar nas suas senhas informações fáceis de outras pessoas terem acesso como por exemplo datas de nascimento. Invista em caracteres especiais, combinação entre letras e números, e até mesmo maiúsculas e minúsculas. Além disso, muitos smartphones possuem mecanismos como biometria ou reconhecimento facial, procure deixá-los sempre ativos.
A autenticação de dois fatores também é uma excelente opção no quesito segurança. Ela serve como um reforço extra no acesso ao App, encaminhando um código de verificação aleatório através SMS ou e-mail que esteja cadastrado em sua conta. É importante lembrar de sempre manter seus dados atualizados junto a sua instituição financeira.
Cuide com a conexão e não esqueça do antivírus
Evite utilizar redes de Wi-Fi públicas ou de desconhecidos para realizar suas transações financeiras, pois não há garantia de segurança e isso pode facilitar o acesso não autorizado das suas informações. Sempre que for necessário, opte por sua conexão de dados móveis ou por redes de Wi-Fi seguras.
Além disso ter um antivírus também é importante para identificar, proteger e bloquear possíveis ameaças.
Monitores suas contas com frequência
Acessar seu App do banco regularmente garante que você tenha o controle e identifique qualquer atividade suspeita em sua conta. Muitas instituições oferecem o serviço de alerta de movimentação via SMS, ou através de notificações via push, opções válidas para a correria do dia a dia, e que podem ser utilizadas também para acompanhar o uso do cartão de crédito.
Ter esse controle é importante para que seja possível acionar a instituição financeira de forma ágil e imediata. Lembrando sempre que o contato deve ocorrer através dos canais oficiais.
É o momento de aplicar as boas práticas que você viu até agora! E se gostou do conteúdo, compartilhe esse post e ajude outra pessoa a se proteger e utilizar seu App do banco ou instituição financeira sem preocupações.