Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Antes de tudo, vamos esclarecer rapidamente:
O que é cooperativismo?
Já foi uma utopia, um ideal, uma doutrina; hoje, talvez seja melhor descrito como um movimento mundial, um sistema; uma reunião de pessoas com algum interesse em comum que se ajudam mutuamente para ter vantagens também comuns a todos do grupo.
E o que são cooperativas?
São associações de pessoas que se unem para prestar serviços entre si. A cooperativa é a entidade ou instituição montada por essas pessoas e administrada por todas elas de maneira democrática. Os serviços prestados podem ser econômicos, financeiros, sociais e/ou educativos.
Elas podem atuar em distintos segmentos: agropecuário; consumo; crédito; habitacional; saúde, etc.
Quando diversas cooperativas se unem, formam uma central ou confederação de cooperativas. Estas, por sua vez, reunidas formam um sistema de cooperativas.
Quais são os princípios do cooperativismo?
- Cooperação, colaboração e ajuda mútua entre os membros;
- Adesão voluntária e livre, sem discriminação política, religiosa, racial ou social;
- Gestão democrática por todos os membros; todos votam e podem ser votados;
- Vínculo econômico dos associados, tanto nas cotas parte adquiridas para participação quanto nos resultados, que podem ser divididos entre todos;
- Autonomia e independência;
- Promoção de educação, formação e informação;
- Interesse pela comunidade.
O que é, então, uma cooperativa financeira?
Também chamada de cooperativa de crédito, é uma instituição financeira sem fins lucrativos e não sujeita à falência. Uma associação de pessoas que busca - através da ajuda mútua - uma melhor administração de seus recursos financeiros.
O que uma cooperativa financeira oferece?
Os produtos e serviços oferecidos por uma cooperativa financeira são praticamente os mesmos dos bancos: conta corrente, poupança e outras aplicações, cartões de crédito e débito, transferências diversas (DOC, TED, etc), pagamento de boletos e muito mais. Entre uma cooperativa e outra, varia a oferta de produtos e serviços (assim como entre um banco e outro).
Quais as diferenças entre uma cooperativa financeira e um banco?
Tanto as cooperativas quanto os bancos têm seu funcionamento regulado pelo Banco Central. Porém, as cooperativas não visam lucro. Nas cooperativas, cada membro é um dono. Todos participam da gestão e também dos resultados.
Saiba mais sobre as diferenças entre cooperativas e bancos aqui.
Quais as vantagens de uma cooperativa financeira?
Como as cooperativas não têm fins lucrativos, as taxas cobradas por produtos e serviços chegam a ser até 20% menores do que as taxas cobradas pelos bancos. E essa é só uma das vantagens das cooperativas. Veja outras aqui.
Alguns bons exemplos mundo afora:
- O cooperativismo teve raízes na França e na Inglaterra, entre 1820 e 1840. Hoje, cerca de 60% dos recursos financeiros franceses já são movimentados pelos quatro principais sistemas cooperativos do país.
- Na Alemanha, o DZ Bank (Deustche Zentral Genassenschaftsbank) - um dos principais sistemas corporativos alemães - possui cerca de 16 milhões de associados.
- Na Espanha, um bom exemplo é a Corporação Cooperativa de Mondragón, que reúne centenas de cooperativas de produção, de consumo e uma de crédito, além de centros de pesquisa, universidades, seguradoras, etc.
Como se associar a uma cooperativa financeira?
1 - Pesquise a melhor opção
No site do Banco Central é possível comparar o histórico e as informações trimestrais de todas as cooperativas regulamentadas.
Quer encontrar uma perto de você? Clique aqui.
2 - Informe-se sobre a cota parte
Para se associar a uma cooperativa financeira, você precisa depositar um valor mínimo de uma cota parte. Esse valor varia de uma para outra.
3 - Conheça o Estatuto Social da cooperativa
Saiba seus direitos e deveres como associado. Você vai ser um dos donos e não só mais um cliente.
Quer saber mais? Conheça o Sicoob: Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.