Categories: Guia de Bolso

Como economizar usando programas de fidelidade?

Você conhece algum programa de milhagem, daqueles em que é possível trocar pontos por passagens aéreas? Sabia que já possível inscrever-se em programas como esses em que os pontos podem ser trocados por diversos outros produtos e serviços? E muita gente tem usado isso como estratégia para economizar. Quer saber como fazer o mesmo? Veja só:

– Conheça os programas de fidelidade

A oferta de programas de fidelidade tem crescido no país, bem como a procura por esse tipo de serviço. Júlio Quaglia, diretor do Grupo LTM, que gerencia programas de fidelidade de empresas como Cielo, Shell e Nestlé, acredita que a crise tem aumentado a busca por essa forma de economia.

O Multiplus é o programa com maior número de parceiros atualmente. Criado a partir do programa TAM Fidelidade, tornou-se, em seguida, uma empresa independente e, agora, também conta com parceiros como Livraria Cultura, DrogaRaia, celulares Oi e Peugeot. Essa amplitude de mercado pode, inclusive, facilitar o acúmulo de pontos.

O programa Dotz é outro bom exemplo. Criado há mais de uma década para um público premium, recentemente, mudou sua estratégia para focar na classe média. Hoje, quem se cadastra pode trocar pontos por produtos e serviços de baixo valor, como recargas de celular e compras de supermercado. Com 110 pontos já é possível começar a fazer trocas.

Netpoints e Vantagens são programas que tem ganhado espaço nos últimos anos. Ambos começaram atuando apenas com lojas virtuais e, hoje, também contam com parceiros físicos. Nos dois casos, é possível fazer trocas acumulando poucos pontos.

Há ainda programas como o Pague sua Conta, parceiro de outros programas (como o Dotz e o Vantagens), possibilitando que você pague contas, como água, luz, gás e telefone, usando pontos adquiridos nesses outros programas parceiros.

Para fazer seu cadastro, basta acessar os sites. Mas antes, veja alguns pontos importantes a analisar:

– Como acumular pontos?

Em geral, você acumula pontos fazendo compras em estabelecimentos ou e-commerces conveniados.

Por isso, antes de se cadastrar, é bom estar atento aos estabelecimentos conveniados a cada programa que estão presentes em sua região e aos que você mais costuma acessar pela Internet.

– Atenção aos prazos de validade dos pontos

Cada programa de fidelidade tem uma política quanto a validade dos pontos adquiridos. É preciso estar atento também a isso na hora de escolher um dos programas para se cadastrar.

No caso dos programas já citados, o Multiplus e o Vantagens tem pontos com validade de 2 anos; o Dotz tem pontos com validade de 4 anos; e o Netpoints tem pontos que nunca perdem a validade (neste último, também é possível acumular pontos indicando amigos para participar do programa).

– Para que podem ser aproveitados os pontos trocados?

Depende do programa de fidelidade ao qual você se cadastre. Por isso, esse também deve ser um fator determinante na escolha.

Em alguns casos, os pontos podem ser usados para abastecer o combustível do carro, fazer compras de supermercado, fazer recargas de celular, baixar jogos de smartphone, pagar contas domésticas, comprar ingressos de cinema, comprar produtos farmacêuticos, fazer a revisão do automóvel, entre outros.

E é aí que estão as suas oportunidades de economizar. Então, analise os parceiros de cada programa para saber qual oferece mais benefícios para você.

Alguns exemplos:

– Frigideira de cerâmica – 1.600 pontos Multiplus

– Pneu aro 13 – 9.630 pontos Multiplus

– TV Led 32” – 63.640 pontos Multiplus

– Cafeteira elétrica – 4.441 Dotz

– Vinho Chardonnay – 6.119 Dotz

– Conta (água, luz, etc.) no valor de R$ 300,00 – 21.429 Dotz

– Recarga de celular – a partir de 1.000 Netpoints

– MC oferta média Big Mac – 1.350 Netpoints

– Protetor solar L’oréal – 2.777 Netpoints

– Não gaste mais por empolgação

Acumular pontos pode ser uma boa forma de economizar. Mas é preciso fazer isso com sabedoria. Não compre nada desnecessário só para acumular pontos. Ou pode acabar gastando mais em vez de economizar.

– Como usar melhor os programas de fidelidade para economizar?

A melhor forma de aproveitar os programas de fidelidade para realmente economizar é tentar sempre acumular pontos com compras necessárias, dando preferência aos estabelecimentos conveniados ao programa escolhido, desde que apresentem preços competitivos, e evitando desperdícios só para ganhar pontos.

Além disso, para que o programa realmente ajude a reduzir o orçamento doméstico, é interessante usar os pontos preferencialmente para pagar despesas necessárias (contas, combustível, supermercado, etc.)

E é bom também ficar atento ao valor dos pontos para ter noção se a troca por aquele produto ou serviço vale mesmo a pena. Quanto você precisa gastar para acumular um ponto no programa de fidelidade escolhido? E quantos pontos precisa acumular para pagar o que deseja? Fazer as contas pode lhe livrar de algumas pegadinhas. Fique atento.

Com algum planejamento e atenção, é possível usar os programas de fidelidade como auxiliares nas finanças.

Conheça os benefícios de associar-se ao maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago