Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
No Brasil, fim de ano é sinônimo de festa. A ceia de Natal, aliás, é uma das mais esperadas e tradicionais. E merece ser comemorada com tudo que tem direito. Mas pra isso, não precisa gastar muito. Com um pouco de planejamento, é possível economizar nas compras e, ainda assim, fazer uma ceia deliciosa. Veja só:
Considere substituir alguns ingredientes e pratos. Seja criativo! Você pode, por exemplo, substituir o tradicional peru por um pernil suíno ou trocar o bacalhau por um filé de merluza.
Analise a quantidade e o valor dos ingredientes incluídos em cada prato para decidir o melhor cardápio. Parando para fazer essa reflexão, você pode, por exemplo, optar por uma maionese de batatas no lugar de um salpicão que exigiria mais ingredientes ou, talvez, substituir as passas do arroz à grega por legumes de preço menor etc.
Claro que tudo vai depender da quantidade de participantes da ceia de Natal, mas se a ideia é economizar, um cardápio básico incluiria:
– alguns petiscos e saladas de entrada (podem ser frutas, saladas frias ou até sanduichinhos de pão com maionese);
– um prato principal com um tipo de carne;
– e uma sobremesa barata (como um sorvete, um panetone recheado ou uma porção de rabanadas).
Em vez de frutas e castanhas importadas, escolha as frutas nacionais, de preferência, as da estação.
Como exemplo, dezembro é período de safra da manga, da melancia, do melão amarelo, da laranja, do figo, do pêssego nacional e da uva niágara. Frutas de sabor bem brasileiro, que também ficam ótimas na decoração das mesas.
Em muitas festas, essa prática já é comum. Aliás, muitas vezes, entre familiares e amigos, o combinado é cada convidado ser responsável por um prato. Mas caso você queira oferecer a ceia de Natal aos seus convidados, sem ter que gastar necessariamente com tudo, peça que cada um traga a bebida de sua preferência e garanta só o básico.
Agora que você já planejou o que irá servir, é hora de listar o que precisa comprar, levando em conta o número de convidados/familiares que participarão da ceia.
Indo ao supermercado com a lista em mãos, fica mais fácil resistir às tentações e promoções da época.
Seja em encartes e anúncios de supermercados, em folhetos promocionais ou pela Internet, não deixe de comparar bem os produtos, os preços e as promoções antes de sair de casa.
Algumas redes de supermercados ainda oferecem desconto no preço final da compra caso seja apresentado folheto de oferta de concorrente mostrando o(s) mesmo(s) produto(s) em valor(es) inferior(es).
Evite o aumento de preços que costuma acontecer na véspera das festas. Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. E em geral, as filas aumentam muito. Se quer economizar na ceia de Natal, planeje-se e faça as compras com antecedência.
Indo às compras com tranquilidade, você pode fazer melhores escolhas. Sem ser pressionado pelo tempo, é possível verificar a validade dos produtos com calma, comparar marcas e preços, etc. Se quer economizar, planeje-se, faça compras com antecedência e sem pressa.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro brasileiro, o Sicoob?
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…