Geladeira, micro-ondas, forninho, lava-louças, lava-roupas, secadora, chuveiro, ar-condicionado, secador de cabelo, liquidificador, batedeira, aspirador de pó… A lista de eletrodomésticos que podemos ter em nossas casas é extensa. E os gastos com eles também podem ser grandes.
Quer saber como economizar?
O primeiro passo é repensar: você precisa mesmo de tudo isto? Daquela panela elétrica, da fritadeira sem gordura, da luminária decorativa, do aparelho de som, etc.? O consumo consciente favorece o seu bolso e a natureza.
Além disso, dá para economizar na compra e no uso dos eletrodomésticos, seguindo algumas dicas básicas. Veja só:
ECONOMIZE NA COMPRA DE ELETRODOMÉSTICOS
1 - Pesquise
Antes de qualquer compra, a pesquisa de preços e condições de pagamento é um passo fundamental para planejar-se melhor financeiramente e economizar.
Pesquise na internet e, se tiver disponibilidade, bata perna em centros comerciais que reúnam várias lojas do setor, pois, nem sempre os preços são divulgados na web.
2 - Considere o custo-benefício
Não adianta comprar o eletrodoméstico ou o eletroeletrônico mais barato do mercado se o produto não tiver qualidade ou se ele gastar o dobro de energia depois. Portanto, pesquise também sobre o produto que deseja adquirir.
No caso dos eletrodomésticos, é recomendável conferir o consumo de energia dos equipamentos. Para isso, basta olhar a etiqueta da PROCEL anexada ao produto, que indica o nível de eficiência energética, classificado de A a E.
- Produtos classificados com E são os menos eficientes e consomem mais energia.
- Produtos classificados com A são os mais eficientes e consomem menos energia.
Os produtos mais eficientes energeticamente (A) recebem o Selo PROCEL e, assim, podem ser identificados ainda mais facilmente.
3 - Novo, usado ou emprestado?
Antes de comprar um novo aparelho, considere também outras alternativas. Se você já tem um aparelho usado, por exemplo, talvez compense fazer a manutenção do eletrodoméstico.
Se está pensando em adquirir um equipamento para um uso pontual – comprar uma furadeira para uma reforma, por exemplo – talvez compense pedir emprestado o produto.
Outra opção é pesquisar também eletrodomésticos seminovos, seja em classificados de jornais ou em sites específicos para isso. Considere essa opção, mas não deixe de checar as condições do produto e da venda, sem esquecer da nota fiscal.
4 - Planeje o pagamento antes da compra
Para garantir que suas economias vão fazer efeito, planeje-se antes de comprar. Compare os valores pesquisados com o que tem disponível para a compra em seu orçamento. Cheque as melhores condições para o seu bolso.
Para não criar dívidas, o ideal é pagar à vista. Se for o caso de parcelar, prefira pagar em poucas prestações para não se comprometer por muito tempo.
Considere a urgência da compra e, se precisar, poupe por algum tempo antes de adquirir o eletrodoméstico que deseja com as melhores condições para o seu orçamento.
Leia também:
ECONOMIZE NO USO DE ELETRODOMÉSTICOS
5 - Desligue o que não estiver usando
Conectados à tomada, os eletrodomésticos continuam consumindo energia, mesmo que estejam no modo desligado. É claro que, alguns produtos, como geladeiras e sistemas de segurança, não precisam ser desplugados. Mas fique atento aos demais eletrodomésticos. E desligue também as lâmpadas em ambientes vazios.
6 - Tome banhos mais curtos
O chuveiro é um dos maiores consumidores de energia em uma residência. E os banhos longos ainda consomem uma grande quantidade de água. Portanto, tente tomar banhos mais rápidos.
7 - Junte a roupa para lavar e passar de uma só vez
Máquina de lavar roupas e ferro de passar também são responsáveis por grandes consumos de energia. Então, faça um melhor aproveitamento de cada processo juntando a roupa para lavar e passar toda de uma só vez.
8 - Faça o degelo periodicamente na geladeira
Se a sua geladeira não tem degelo automático, fique atento ao processo de degelo periódico. E cheque também as borrachas de vedação das portas, evitando perdas de temperatura e maior gasto de energia.
9 - Atenção ao ar-condicionado
No verão, o ar-condicionado costuma representar 1/3 do consumo de energia de uma casa. Então, use com consciência. Não deixe janelas abertas em ambientes com o ar ligado. Limpe periodicamente os filtros. E não esqueça de desligá-lo quando não estiver usando.
Leia também:
- Economize nas compras, fazendo uma horta em casa.
- Troque a academia por exercícios em casa ou ao ar livre.
Gostou dessas dicas de economia? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Conheça o maior sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.