Investir seu dinheiro é a maneira mais eficaz para multiplicar capital no longo prazo enquanto você mantém uma reserva financeira acionável. Portanto, vale a pena se dedicar a entender quando começar a investir e como fazer isso.
Para ajudar nessa missão, trouxemos algumas informações sobre o momento certo de montar uma carteira de investimentos, além de alguns cuidados importantes. Então, se você está interessado em saber mais, continue a leitura!
Qual é o momento certo para começar a investir?
O momento mais propício para começar a investir é sempre agora, mas essa nem sempre é uma estratégia fácil de entender, já que é preciso cuidar de alguns aspectos relevantes antes de dar o primeiro passo.
Pense rapidamente: se você estivesse endividado e com zero reais de reserva de emergência, se algum imprevisto ocorresse — como bater o seu carro ou perder o emprego —, o que aconteceria? Possivelmente sua resposta seja algo como: minha vida financeira pioraria, virando uma bola de neve.
Isso é o que acontece com um número cada vez maior de pessoas. E, provavelmente, esperar ter dinheiro para começar a investir pode ser um erro que você está cometendo.
Quais cuidados tomar ao começar?
Vamos entender detalhadamente quais são os cuidados que você deve tomar ao começar a investir para não ter prejuízos ao longo do caminho. Fique de olho!
Tenha uma reserva de emergência
O primeiro passo para realizar investimentos seguros é ter uma reserva de emergência. E é aí que muita gente se engana e acha que, para poder investir, é preciso ter dinheiro guardado. Preste atenção: sua reserva de emergência será o seu primeiro investimento.
Você vai aplicar suas economias enquanto constrói a sua reserva de emergência — mesmo que você tenha dívidas. Portanto, determine um valor para pagar a si mesmo todos os meses e tire-o do orçamento como se fosse uma conta devida a terceiros, aplique em um título com boa liquidez e esqueça que esse dinheiro existe.
Quite suas dívidas
Depois de começar a guardar dinheiro todos os meses, sua próxima prioridade será quitar suas dívidas. Durante esse processo, você precisará de disciplina para dizer “não” a qualquer compra supérflua. Isso é o que fará sobrar dinheiro para pagar as contas. Caso um imprevisto financeiro grave ocorra, você terá a reserva de emergência para usar sem aumentar as dívidas.
Priorize suas aplicações
Por fim, é hora de colocar suas aplicações como realmente importantes no seu orçamento. Então, antes de gastar com cinema, passeios e até mesmo a troca do seu celular, tenha um valor fixo para retirar todos os meses e investir naquilo que você escolheu.
Como começar a investir?
Ver o seu dinheiro se multiplicar exige bastante disciplina. Por isso, você deverá se dedicar a aprender muitas coisas para investir com segurança, como:
- Descubra qual é o seu perfil de investidor e respeite isso nas suas decisões;
- Invista na sua educação financeira, assista a vídeos, leia livros, faça cursos;
- Pesquise e investigue as instituições nas quais você pretende colocar seu dinheiro;
- Explore estratégias que possam dar um retorno maior para a sua carteira.
Agora que você já está por dentro de como começar a investir, é melhor começar a colocar as dicas em prática. Você verá que, em pouco tempo, o controle sobre a sua vida financeira será retomado, e o seu dinheiro começará a se multiplicar.
Gostou? Não se esqueça de compartilhar este post com outras pessoas!