Celular pré ou pós-pago: o que é mais vantajoso?

6 questões para ajudar a definir qual o melhor plano para você.

Guia de Bolso | 16 de março de 2016
administrar suas finanças
celular
Internet no celular
plano de celular
sistema cooperativo de crédito
planos de celular
planos de celular

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

De acordo com dados da Anatel, há mais de 250 milhões de celulares no Brasil. Desse total, mais de 70% são linhas pré-pagas.

Mas será que essa é a melhor opção para controlar os gastos? Vale lembrar que, em muitos casos, quando os desembolsos vão sendo feitos aos pouquinhos, pode-se acabar perdendo o controle das contas e gastando mais do que o esperado.

É bom ficar atento ao seu consumo. Aliás, essa é a primeira questão a analisar para descobrir qual é realmente o plano mais vantajoso para você. Confira:

1 - Como você utiliza seu aparelho?

Antes de qualquer coisa, você precisa definir o seu perfil de uso do celular. Pensar no modo como você costuma usar seu aparelho é o primeiro passo para decidir qual o plano mais adequado para seus hábitos e necessidades.

Então, analise: para quem você costuma ligar? As pessoas com quem você fala frequentemente são da mesma operadora que você? Quantas ligações, em média, você faz por semana ou por mês? Com que frequência você costuma fazer chamadas interurbanas? Você costuma enviar/receber SMS? Se sim, com que frequência? Você usa Internet (pacote de dados) no celular? Você ouve música no Youtube pelo celular? Costuma enviar/receber muitas fotos ou vídeos?

2 - Você conhece os tipos de planos oferecidos?

Como mencionado, os brasileiros já estão bem familiarizados com os planos pré-pagos. Muita gente escolhe pagar antes para controlar os gastos. Mas nem sempre essa é a melhor opção.

Para não ter dúvidas, conheça também os tipos de planos pós-pagos que costumam ser oferecidos pelas operadoras brasileiras:

- Planos básicos: o cliente paga uma assinatura mensal mais os gastos ligações e demais serviços utilizados.

- Pacotes de minutos: é contratada uma quantidade de minutos com ligações locais e são inclusos alguns serviços, como SMS e caixa postal.

- Planos em Reais: um valor é pré-definido, já incluindo ligações e todos os serviços.

- Planos Controle: o cliente contrata um pacote de valor fixo mensal, com limites pré-acertados para ligações e serviços. E se quiser, pode inserir mais créditos quando o plano acaba.

3 - Você precisa de um bom pacote de dados ou costuma fazer interurbanos?

Há quem não desgrude do celular um minuto, seja para fazer ligações, enviar mensagens ou navegar pela Internet.

Para quem usa muito a Internet no celular, faz muitos interurbanos ou telefona com frequência para pessoas de outras operadoras, os Planos em Reais podem ser opções mais vantajosas, já que na maioria dos casos, o custo unitário de ligações e serviços nesses tipos de planos é menor, tornando-os mais econômicos para quem apresenta um consumo mais elevado.

4 - Você tem um consumo intermediário?

Se você não é um heavy user do aparelho, costuma ligar para pessoas que possuem a mesma operadora que a sua e até usa a Internet no celular, mas nem tanto assim, opções interessantes podem ser: um pacote de minutos ou um plano básico.

Faça uma boa análise do uso que você costuma fazer de cada serviço e compare os planos de todas as operadoras com as suas necessidades antes de decidir a melhor opção.

5 - Você costuma gastar menos que o plano básico?

Se você não usa o celular mais de 20 minutos por mês, usa o aparelho prioritariamente para receber ligações e quase não liga pra Internet, um plano pré-pago pode ser mesmo a melhor opção para você.

Como, em planos pré-pagos, os custos unitários das chamadas e demais serviços são mais elevados, em geral, eles são recomendados para quem consome menos que os planos mais em conta das operadoras ou para quem não possui uma renda fixa mensal.

6 - Você precisa começar a administrar melhor sua conta de celular?

Se você analisou o seu consumo nos últimos meses e percebeu que precisa começar a mudar seus hábitos e controlar melhor seus gastos com o celular, talvez uma boa opção seja considerar os planos Controle, para ir se reeducando, sem ter que pagar as altas taxas do pré-pago.

Conheça também o maior sistema cooperativo de crédito brasileiro - o Sicoob - que oferece muito mais vantagens para administrar suas finanças.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar