Não é de hoje que o dinheiro físico vem perdendo espaço em nossas carteiras, sendo, muitas vezes, substituído por cartões de crédito e/ou débito. No caso das empresas, porém, a adoção do cartão empresarial ainda não é tão habitual quanto a dos cartões de pessoa física. Mas é cada vez maior o número de empreendedores e gestores que percebem as vantagens desse método de pagamento.
Quando falamos em cartão empresarial, estamos nos referindo, antes de tudo, a cartões de crédito e débito atrelados a uma conta de pessoa jurídica (PJ). Mas existem também os cartões que contam apenas com a função de débito e são geralmente chamados de cartões conta empresa, além dos cartões de benefícios, específicos para variados tipos de gastos de empresários e colaboradores.
De maneira geral, o funcionamento dos cartões para PJ é similar ao de um cartão pessoal: há um limite de crédito que pode ser negociado com a instituição financeira, é possível fazer compras à vista ou parceladas (se o cartão tem as funções débito e crédito) e saques, e os gastos dão origem a uma fatura com data de pagamento pré-estabelecida (no caso do crédito). Enquanto isso, os cartão de benefícios são usualmente pré-pagos.
Ciente disso, confira, agora, quais os benefícios do cartão empresarial para o seu negócio, como fazer melhor uso desse método de pagamento e quais outros tipos de cartões podem ser vantajosos para o dia a dia da sua empresa
Assim como os cartões de crédito individuais, os cartões para PJ que contam com essa função também permitem fazer compras a prazo, parceladas, até o limite pré-negociado.
No caso de alguns modelos, como o Sicoobcard Empresarial – (fornecido pelo Sicoob , sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil) podem ser estabelecidos dois limites de crédito – um para compras à vista, no débito, e outro para compras a prazo – permitindo melhor organização financeira.
A adoção desse método de pagamento também facilita os pagamentos durante viagens de negócios, assim como a realização de outros gastos externos, seja em visitas a fornecedores ou em outras situações.
Contando com o registro eletrônico de dados feito pelo cartão no momento da compra, fica mais fácil fazer o controle do fluxo de caixa do seu negócio, mantendo um histórico de despesas, permitindo a classificação e a análise de gastos, além de concentrar os pagamentos na data de vencimento da fatura.
A possibilidade de analisar e classificar as despesas feitas no cartão, assim como manter um histórico de gastos e concentrar os pagamentos em uma data fixa também oportuniza a otimização do planejamento financeiro do seu negócio.
Isso porque, por permitirem gerenciar com maior precisão os gastos realizados, os cartões para PJ facilitam a previsão de despesas futuras e a estruturação de iniciativas corriqueiras da empresa, desde pagamentos até planos de benefícios.
Deve-se levar em conta ainda que muitas instituições financeiras associam os gastos feitos no cartão a programas de pontos que podem ser convertidos em milhas aéreas, em prêmios e, em alguns casos, também podem ser usados para o pagamento de outras contas.
Como o volume de despesas empresariais pode ser bem mais elevado do que as contas pessoais, essa conversão de pontos pode ser ainda mais vantajosa.
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o uso do cartão costuma ser mais seguro do que andar com dinheiro na carteira. Além disso, em muitos casos, as transações são confirmadas por mensagem SMS ou é feito um alerta em caso de compras suspeitas.
Leia também 6 dicas certeiras para aumentar os ganhos da sua empresa
Assim como no caso dos cartões para pessoas físicas, para tornar esse método de pagamento um aliado estratégico do seu negócio, também é recomendado usá-lo com consciência. Algumas dicas básicas:
É possível negociar com a instituição financeira o limite de crédito do cartão empresarial para adequá-lo às necessidades do seu negócio. Se necessário também é possível rever esse valor, aumentando-o ou reduzindo-o, para que seja mais compatível com o seu orçamento empresarial
É fundamental comprometer-se com a quitação integral da fatura mensal do cartão, sem atrasos, para não correr o risco de ter que pagar juros e encargos que podem ser gerados no caso de saldo devedor.
Aproveite as funcionalidades do cartão para fazer um controle frequente de gastos e otimizar o planejamento financeiro da sua empresa, analisando faturas, classificando as despesas por tipo de investimento, programando-se para quitações e fazendo boas previsões do seu orçamento futuro
Leia também Faça do cartão de crédito um aliado do seu orçamento
Além dos cartões empresariais de crédito e/ou débito, também existem, como comentamos anteriormente, os cartões de benefícios, destinados a tipos específicos de gastos e que, geralmente, são pré-pagos. Confira alguns dos tipos de cartões de benefícios que sua empresa pode oferecer:
Normalmente, tratam-se de cartões separados: o de alimentação serve para gastos em mercados, enquanto o de refeição costuma valer para restaurantes, padarias e cafeterias. Mas em ambos são oferecidos os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e não incidem encargos trabalhistas sobre os valores disponibilizados.
Podem ser usados para o pagamento de combustível, de estacionamento e de serviços automotivos (como manutenção dos veículos da empresa), evitando adiantamentos de dinheiro e reembolsos e facilitando a gestão desse tipo de gastos para a empresa
É como um cartão de débito empresarial, só que pré-pago. Ou seja, permite diversos tipos de gastos, assim como a realização de saques, mas com um limite pré-estabelecido.
Permite o adiantamento de parte do salário do colaborador – até um limite estabelecido pela empresa – para uso do profissional quando julgar necessário
Assim como os cartões-presente oferecidos por lojas, é ideal para datas comemorativas e ocasiões especiais. Só que, além de escolher o presente que mais lhe agrada, o colaborador não fica limitado a um único estabelecimento. E a empresa ainda tem a vantagem de não precisar investir em logística nem em armazenamento para presentear seus profissionais.
Usado exclusivamente para premiação, é ideal para ações internas de marketing, e ainda oferece segurança jurídica para a empresa, já que fica caracterizada a natureza do benefício.
Para as pessoas jurídicas que querem apoiar o cooperativismo, vale a pena conhecer o Coopcerto, que além de oferecer a maioria dos cartões de benefícios citados anteriormente, contribui para o crescimento da sua empresa e da sua região, por estar associado a instituições financeiras como o Sicoob, que é propulsor do desenvolvimento econômico e social dos seus associados e suas comunidades.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…