Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, recentemente, o Cartão BNDES Agro – uma linha de crédito com foco nos produtores rurais pessoas físicas.
A ideia é ampliar o benefício que já era oferecido a micro, pequenas e médias empresas de outros segmentos por meio do Cartão BNDES, agora, visando o financiamento do agronegócio.
E essa iniciativa ainda conta com o importante apoio do cooperativismo. O que é muito significativo, tendo em vista que quase metade de toda a produção agropecuária brasileira passa, atualmente, de alguma forma, por uma cooperativa.
Então, saiba mais detalhes sobre essa nova opção de crédito: para que serve, como funciona, como solicitar o seu Cartão e outras novidades.
Para que serve o Cartão BNDES Agro?
Com o Cartão BNDES Agro, agricultores, pecuaristas, pescadores, silvicultores, aquicultores, assim como trabalhadores ligados à exploração florestal, poderão custear safras, contratar serviços técnicos, adquirir bens, insumos e serviços relacionados às suas atividades.
Para o diretor presidente do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, o Cartão BNDES Agro representa “mais uma importante ferramenta ao fomento dos negócios no campo para os cooperados produtores rurais, principalmente pela acessibilidade, desburocratização e agilidade que o cartão proporciona na disposição de recursos”.
Como funciona o Cartão BNDES Agro?
Na prática, o produtor rural pessoa física poderá solicitar o Cartão BNDES Agro e utilizá-lo como um cartão de crédito comum, só que especificamente para adquirir bens, insumos e serviços para o seu negócio.
O Cartão permite parcelar as aquisições em até 48 prestações mensais fixas, com taxa de juros atualmente em 1,35% ao mês.
Ou seja, é uma linha de financiamento, com crédito pré-aprovado, o que permite aos trabalhadores do campo e pescadores terem acesso aos recursos de maneira mais ágil e sem burocracia, para investirem em suas produções.
Quem emite o Cartão BNDES Agro? Qual a bandeira do Cartão?
O Sicoob – maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil – é o primeiro emissor do Cartão BNDES Agro em todo o país, por meio de seu agente financeiro, o Banco Cooperativo do Brasil S/A, o Bancoob, em parceria com a Cabal Brasil – empresa do grupo Sicoob.
Com bastante representatividade em todo o país, inclusive no campo, o Sicoob já é reconhecido por seu apoio aos produtores rurais e ao agronegócio.
Para o diretor de Meios Eletrônicos de Pagamentos do Bancoob, Marcos Vinícius Viana Borges, "é um privilégio poder, mais uma vez, apoiar o BNDES em iniciativas como essa voltada à modernização e ao ganho de eficiência no financiamento do agronegócio brasileiro”.
Além disso, é importante notar que a bandeira Cabal já opera, desde 2012, o Cartão BNDES para a micro, pequena e média empresa, posicionando-se entre as principais bandeiras de cartões do país.
E a Cabal Brasil disponibilizou um pacote completo de soluções para integrar o Cartão BNDES Agro, incluindo a bandeira Cabal, o serviço de credenciamento de lojistas e o processamento de operações para os emissores.
Como solicitar o Cartão BNDES Agro?
Se você é um produtor rural pessoa física – agricultor, pecuarista, pescador, silvicultor, aquicultor ou do ramo da exploração florestal – basta acessar o site do Cartão BNDES e preencher um formulário simples de requisição, informando alguns dados como seu CPF, seu ramo de atuação e sua atividade rural principal.
Como o Sicoob/Cabal Brasil é, atualmente, o único emissor do Cartão BNDES Agro, é essa instituição que fica responsável pelo relacionamento com os produtores rurais solicitantes, incluindo a análise e aprovação de crédito, a cobrança e aplicação de tarifas.
Para obter o Cartão, é obrigatório estar em dia com os tributos federais. Porém, mesmo que tenha alguma pendência, você pode preencher e enviar sua solicitação enquanto regulariza sua situação fiscal.
Conheça também o Aplicativo BNDES Agro
Enquanto o Cartão BNDES Agro facilita o acesso ao crédito, o Aplicativo BNDES Agro ajuda os produtores rurais a conhecerem outras linhas de financiamento próprias do agronegócio, simular os valores das parcelas, fazer a agrimensura da sua propriedade, pesquisar fornecedores e produtos, além de saber dos próximos eventos e feiras agropecuárias.
O aplicativo funciona em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e pode ser baixado gratuitamente na Google Play para Android ou na App Store para iOS.
Leia também:
- 5 motivos para associar-se a uma cooperativa
- Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?
Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.