Gerir um negócio exige controle diário e análises frequentes. Uma das ferramentas que muitos gestores usam para isso é o cálculo do Break Even Point, ou de forma mais simples, o cálculo do ponto de equilíbrio do negócio.
Afinal, são tantos os aspectos associados ao orçamento e ao fluxo de caixa: salários, encargos, fornecedores, matéria prima, etc. Como, então, calcular o melhor preço a cobrar? Como saber o nível de vendas em que o negócio passa a dar lucro (ou abaixo do qual pode-se ter prejuízos)? É para descobrir as respostas à essas perguntas que se deve levar em consideração o Break Even Point.
Para começar, vamos a algumas noções prévias:
Termos/conceitos que você precisa conhecer e controlar
– Custos fixos
São custos que se mantém fixos independente da quantidade ou valor negociados. Exemplo: aluguel, seguros, impostos, etc.
– Custos variáveis
São as despesas que variam conforme a produção, como salários, gastos com matéria prima, suprimentos, etc.
– Custos totais
É o valor da soma entre os custos fixos e variáveis.
– Valor de venda
É o valor obtido pela comercialização de seu produto ou serviço.
– Quantidade vendida
Total de unidades comercializadas do seu produto ou serviço.
– Receita total
Corresponde à multiplicação do valor de venda pela quantidade comercializada de produtos ou serviços.
– Lucro obtido
É o que se ganha após subtrair os custos totais das receitas totais.
O que é o Break Even Point?
O ponto de equilíbrio do negócio corresponde ao momento em que a relação Quantidade Vendida x Valor de Venda faz com que a Receita Total seja igual aos Custos Totais, resultando em um Lucro Obtido = zero.
Vejamos um exemplo numérico desse caso (usando valores fictícios apenas para facilitar a compreensão):
Portanto, nesse exemplo, 200.000 corresponde ao Break Even Point, o ponto de equilíbrio do negócio. Se a relação Quantidade Vendida x Valor da Venda tiver resultado inferior a esse ponto, a empresa terá prejuízos. Enquanto valores superiores ao Break Even Point representam lucros.
Como calcular o Break Even Point?
Usando os números do exemplo anterior para facilitar a compreensão:
Ou seja, como mencionado, o Break Even Point desse negócio é 200.000.
Assim, se o valor de venda ou a quantidade vendida forem menores, o negócio terá prejuízos. Se forem maiores, haverá lucro.
Gostou dessas dicas financeiras? Comece a cuidar melhor também das suas transações financeiras. Conheça o Sicoob - o maior Sistema Cooperativo de Crédito do país.