Categories: Guia de Bolso

Black Friday: 5 dicas para aproveitar melhor

A Black Friday tem origem no varejo norte-americano. Nos EUA, a ‘sexta-feira dos grandes descontos’ (na tradução literal, sexta-feira negra) ocorre, anualmente, após o feriado de Ação de Graças (celebrado na última quinta-feira de Novembro), com preços que chegam a ser até 90% menores em alguns casos.

No Brasil, a Black Friday foi adotada, a partir de 2010, como parte do calendário de datas comerciais. Desde então, o evento vem crescendo, aumentando seu alcance e movimentando uma quantia cada vez maior de dinheiro ano após ano.

No entanto, a imagem da Black Friday brasileira já foi um pouco abalada pelos casos de promoções fraudulentas e propagandas enganosas. Na Internet, existem, inclusive, vários memes e chavões denegrindo a data.

Mas diversos consultores especializados em varejo defendem que é possível, sim, encontrar boas promoções e fazer bons negócios na Black Friday. Basta ficar atento a alguns pontos. Veja só:

1 – Pesquise se a oferta é boa mesmo

Para evitar promoções enganosas que vendem “tudo pela metade do dobro”, fique de olho nos preços. O ideal é ter um planejamento prévio do que você quer comprar e pesquisar com antecedência o preço médio de cada produto para ter certeza quando encontrar uma boa promoção.

Outra estratégia válida é pesquisar os preços em comparadores online, como Já Cotei, Baixou ou Buscapé. Assim, você pode, por exemplo, comparar valores (e fretes) em lojas que estão participando da Black Friday com outras que não estão participando.

Atenção: é importante fazer a comparação de fretes também, pois algumas lojas aumentam esse valor para compensar os descontos da promoção.

Desde as últimas edições da Black Friday brasileira, o consumidor ainda pode contar com a certificação do selo ‘Black Friday Legal’ concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O selo serve para identificar estabelecimentos que se proponham a desenvolver boas práticas de e-commerce. Aliás, vamos falar mais sobre isso:

2 – Verifique a confiabilidade da loja

Mesmo se a oferta for boa, não vá sair comprando sem antes conferir se a loja é mesmo confiável. Com o aquecimento do e-commerce na data, não devem faltar hackers querendo fazer a festa. Então, atenção redobrada.

Procure o perfil da loja escolhida nas redes sociais e verifique os comentários. Acesse sites como o Reclame Aqui para checar queixas sobre a loja. Entre em contato com o PROCON de sua região para saber se existem objeções sobre o estabelecimento escolhido.

Ao comprar online, fique de olho no endereço do site de compra e confira se o link é confiável (veja na barra de endereços do navegador se o início é https:// que identifica ambientes seguros com dados criptografados). Desconfie de sites que exigem pagamento exclusivo por depósito em conta bancária e de promoções absurdas com descontos acima de 70%. Em geral, é melhor preferir compras com cartão de crédito ou sistemas como paypal e pagfácil, para que haja possibilidade de reaver o dinheiro em caso de fraude.

3 – Não se endivide para comprar

De nada adianta encontrar uma boa oferta em uma loja confiável se seu orçamento não for suficiente para a compra. Endividar-se e ficar pagando juros pela compra depois está longe de ser uma boa opção. Se uma promoção acabar gerando uma dívida, então, ela não é de fato uma economia para seu bolso.

Portanto, fique de olho em seu orçamento. Não comece a se empolgar com as promoções sem antes fazer uma boa análise das suas contas (tanto as atuais quanto as futuras). Aliás, nossa próxima dica é exatamente sobre planejamento:

4 – Estabeleça um limite de gastos

Mesmo que você tenha um saldo disponível para aproveitar as promoções da Black Friday, é bom estabelecer um limite de gastos. Assim você evita que a empolgação com as promoções acabe fazendo você gastar mais do que pode.

Para ter a garantia de que vai economizar e fazer um bom negócio, analise bem seu orçamento antes, planeje as compras que realmente julgar essenciais, pesquise preços com antecedência e estabeleça um limite de gastos para a data. Segundo especialistas, o ideal é que esse valor não ultrapasse 30% do seu orçamento mensal para você não acabar se complicando depois.

5 – Já pensou em adiantar as compras de Natal?

Como a Black Friday é realizada na última semana de Novembro, a data pode ser uma boa oportunidade para antecipar a compra de alguns presente de Natal.

Claro que o ideal é seguir todas as dicas mencionadas. Planeje o que deseja comprar, pesquise preços com antecedência, analise seu orçamento e verifique a confiabilidade do local de compra. Assim, você pode conseguir fazer alguma economia nos presentes de Natal sem deixar para a última hora.

Gostou dessas dicas de economia? Economize também com suas transações financeiras. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.

Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

3 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

2 meses ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago