Sem dúvida, aprender a economizar, organizar as finanças e fazer seu dinheiro render pode ser muito útil. Mas os benefícios da educação financeira vão muito além do controle das contas.
Para começar, é válido saber que, de acordo com o Banco Central:
“Educação financeira é o processo mediante o qual consumidores e investidores financeiros melhoram a sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros e, por meio de informação, instrução ou aconselhamento objetivo, desenvolvem as habilidades e a confiança necessárias para se tornarem mais cientes dos riscos e oportunidades financeiras, para fazer escolhas baseadas em informação, saber onde procurar ajuda e realizar outras ações efetivas que melhorem o seu bem-estar financeiro.”
De forma mais simplificada, poderíamos dizer que a educação financeira é o processo de aprendizagem de um conjunto de conceitos e conhecimentos que permitem que uma pessoa entenda e melhore sua relação com o dinheiro.
Agora, confira os principais benefícios da educação financeira para a sua vida:
Aprender a administrar melhor o seu orçamento pessoal e/ou familiar é um dos primeiros benefícios da educação financeira que pode ser notado por quem começa a se interessar pelo tema.
A ideia é exatamente começar aprendendo sobre o controle de gastos, a organização das contas, a quitação de dívidas, assim como sobre a importância de poupar e investir seu dinheiro.
Pode até parecer que tudo isso é bastante básico, mas conhecimentos como esses, quando aplicados na prática, fazem toda a diferença.
Percebe-se, por exemplo, que uma pessoa sem educação financeira, mesmo com uma excelente renda, pode ter mais facilidade para endividar-se e perder dinheiro. Enquanto isso, alguém que aplique esses conhecimentos básicos de educação financeira no seu dia a dia pode se manter estável mesmo com um orçamento mais modesto.
Leia também Como evitar dívidas e outros problemas financeiros
Uma parte do processo de ter melhor controle do seu orçamento é analisá-lo melhor, com mais atenção aos seus gastos e investimentos.
Por um lado, esse maior controle pode resultar em economia e mais rendimentos, gerando um saldo positivo que lhe permita comprar mais ou adquirir produtos e serviços de maior qualidade.
Só que essa análise mais atenta pode também ajudar a rever alguns tipos de despesas e fazer melhores escolhas de consumo.
Nesse contexto, é muito válido, inclusive, buscar entender mais sobre o Consumo Consciente, ampliando os benefícios da educação financeira na sua vida e também no seu entorno.
Os problemas financeiros costumam afetar não apenas o bolso, como também o humor e até as relações interpessoais.
Por outro lado, ao começar a administrar melhor o seu dinheiro, o risco de endividamento diminui, assim como o risco de que imprevistos afetem seu orçamento (já que a constituição de uma reserva de emergência – é um dos princípios básicos da educação financeira), entre outros.
Portanto, um dos grandes benefícios da educação financeira – ainda que intangível – é a redução do estresse e o aumento da sua qualidade de vida.
Analisar o seu orçamento com mais frequência, repensar seus hábitos de consumo e seu estilo de vida são atitudes que tendem a desenvolver-se no processo de educação financeira.
A questão é que essas atitudes também podem contribuir para um maior autoconhecimento, revendo suas prioridades, seus métodos, seus hábitos, etc.
Além disso, essa ampliação do autoconhecimento aliada à continuidade do processo de educação financeira pode também ajudar a desenvolver maior autoconfiança, a dedicar mais tempo e recursos ao que realmente importa para você, entre outros benefícios.
Quem se educa financeiramente descobre que uma boa administração das contas inclui não apenas a gestão dos recursos e gastos atuais, como também o planejamento para o futuro.
Outro dos benefícios da educação financeira, portanto, é aprender a planejar-se melhor.
Só que esses planos não se restringem apenas ao pagamento de futuras despesas; eles também abrangem os sonhos e objetivos de cada pessoa.
A boa notícia, nesse caso, é que – ao administrar melhor suas contas, consumir com mais consciência e aprender a investir seu dinheiro para fazê-lo render mais – fica muito mais fácil realizar os seus sonhos e planos.
Leia também Quanto custa realizar um sonho? Como tirá-lo do papel?
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…