Seja para abrir um novo negócio ou para manter-se competitivo no mercado, entender o cenário socioeconômico em que estamos inseridos é primordial. Saber quais são os negócios em alta (ou em baixa) também faz parte disso e pode fazer a diferença no sucesso do seu empreendimento.
É verdade que investir em um negócio só porque é tendência não garante que você tenha resultados positivos. Mas é importante perceber que o mercado está em constante mudança, acompanhando a sociedade e as novas tecnologias.
O risco de montar uma locadora de vídeos hoje, por exemplo, é muito maior do que era há uma década. Por outro lado, novos tipos de negócios estão em ascensão.
Além disso, o país já dá sinais de recuperação da recessão histórica vivida entre 2015/16. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a recuperação econômica brasileira está acontecendo, ainda que de forma moderada. E a agência Americas Market Intelligence prevê que esse crescimento deve continuar em 2019 e 2020.
Ótimo momento para você descobrir, então, 6 negócios em alta para este ano. Acompanhe a seguir.
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Você conhece alguém que seja intolerante ao glúten ou à lactose? Tem algum amigo ou parente que seja vegetariano ou vegano? Situações como essas são cada vez mais comuns.
E não se trata apenas de exceções. A procura por alimentos e bebidas saudáveis (sejam produtos naturais, orgânicos, veganos, sem glúten ou lactose) tem aumentado entre pessoas de todos os tipos.
De acordo com a Euromonitor International, entre 2012 e 2016, o mercado de alimentos/bebidas saudáveis cresceu, em média, 12,3% ao ano. Só em 2016, foram R$ 93,6 bilhões em vendas no Brasil.
Então, se você se identifica com esse nicho de mercado, essa pode ser uma boa aposta para este ano.
Sabia que o Brasil é um dos países com maiores índices de animais de estimação? São mais de 132 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O último levantamento feito pela Associação também revela que o faturamento do mercado pet contabilizou R$ 20,3 bilhões em 2017, com crescimento de 7,9% em relação ao ano anterior.
O estudo mostra, ainda, que o ramo de alimentação para animais de estimação (pet food) tem sido o de maior faturamento, seguido pelos serviços de banho e tosa, pela venda de produtos pet care (cuidado animal) e pelos cuidados veterinários.
Um segmento de negócio que segue em alta, com espaço aberto para inovações.
Recentemente, a revista Inc. elencou o segmento de beleza como uma das melhores indústrias para se lançar um negócio, indicando o crescimento de mercados de nicho dentro desse setor.
A questão é que não se trata mais, apenas, de vender cosméticos, tratamentos ou acessórios, mas de encontrar um diferencial em consonância com as inovações do mercado.
A venda de produtos de beleza veganos (que não exploram animais), por exemplo, tem apresentado crescimento. Outro caso de sucesso é o das biojoias (acessórios com matérias-primas sustentáveis). Multiplicam-se também as novas tecnologias para tratamentos e serviços de beleza.
Ademais, mesmo durante a crise, o setor de beleza não teve queda de resultados. E os negócios que relacionam beleza e inovação devem continuar em alta em 2019.
Você já deve ter observado o boom que está ocorrendo no mercado de marketing online. O surgimento e a ascensão de novos profissionais, como youtubers, instagrammers e administradores de redes sociais, é uma prova disso.
Fato é que a maneira de fazer marketing está mudando. Acompanhando as transformações sociais e as inovações tecnológicas, o marketing está cada vez mais online e interativo.
Não se busca apenas adquirir clientes, mas também recolher dados sobre eles e atraí-los para interagir com as marcas, de modo a criar relacionamentos mais profundos e duradouros.
Por isso, negócios que envolvem a análise de big data, os influenciadores digitais, a produção de conteúdos online e o gerenciamento de redes sociais são grandes tendências dentro do marketing, tanto para este quanto para os próximos anos.
Com a sociedade cada vez mais conectada, fazendo negócios online e compartilhando os mais diversos tipos de informações, cresce também a preocupação com a segurança digital de dados.
No ano passado, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), lançado pela União Europeia, trouxe ainda um novo panorama para o setor, pondo em alerta, inclusive, as empresas que não se localizam no velho continente.
Assim, a venda de softwares de segurança digital e os serviços relacionados ao ramo devem seguir em crescimento em 2019.
Um tópico que não podia faltar nesta lista é o de negócios ligados a novas tecnologias. Observe-se, por exemplo, a grande quantidade de aplicativos para dispositivos móveis que tem sido criada.
A impressão 3D e a realidade virtual também são vertentes tecnológicas com previsão de forte ascensão nos próximos anos, assim como os serviços de automação digital.
Em suma, é válido reconhecer que as novas tecnologias permeiam os mais variados ramos de negócios e podem, inclusive, impulsioná-los. Uma conjuntura que tende a ser reforçada pela crescente conexão de objetos à internet (internet das coisas), pelo desenvolvimento de inteligências artificiais e pelos contínuos processos de digitalização; ou, em outras palavras, pela quarta revolução industrial.
Conhecer as tendências de empreendedorismo é apenas um dos segredos para ter sucesso nos negócios. Além disso, também é importante ter um bom planejamento, ter disciplina e dedicação, bem como descobrir e definir um diferencial para o seu negócio.
Nesse sentido, é interessante estar atento a modelos econômicos alternativos que têm chamado a atenção pelo mundo afora. Conheça alguns:
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