As vantagens de um consórcio cooperativo

Uma opção prática e sem juros para adquirir carros e outros bens.

Vantagens da Cooperação | 28 de dezembro de 2016
administradora de consórcios
compra a prazo
consórcio
consórcio cooperativo
Consórcio ou financiamento
cooperativo
Consórcio
Consórcio

Sendo uma modalidade de compra a prazo e sem juros, o consórcio é a escolha de muitos brasileiros na hora de adquirir carros, imóveis, maquinários e até serviços.

Em um consórcio, a aquisição não é imediata (a não ser que você tenha a sorte de ser contemplado logo no primeiro mês). Mas a economia pode valer a espera.

Quer entender melhor como funciona essa opção e saber quais as alternativas disponíveis no mercado? Então, acompanhe. E descubra também porque é mais vantajoso optar pelo consórcio cooperativo.

– Como funciona um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas que formam um fundo para a aquisição de bens ou serviços.

Com o montante das parcelas do grupo, ao menos uma pessoa será contemplada mensalmente (ou em outra periodicidade informada no contrato) através de sorteio.

Além disso, existem os lances, como forma de tentar conseguir o bem, sem ter que esperar pelo sorteio.

Independente do momento em que for contemplado ou da forma (sorteio ou lance), o participante do consórcio deve continuar quitando suas parcelas até completar o valor total do bem estabelecido em contrato, para que todos do grupo possam ser contemplados.

– Como participar de um consórcio?

O primeiro passo é pesquisar e escolher uma administradora de consórcios. Você pode encontrar as instituições cadastradas pelo Banco Central neste link.

Mas fique atento: se a ideia é economizar, não adianta optar logo pela mais conhecida ou apenas por uma administradora ligada à uma instituição financeira com a qual você já tenha relacionamento. É preciso prestar atenção às taxas cobradas por cada administradora. Aliás, esse é o próximo passo:

– Atenção à taxa de administração do consórcio

A modalidade consórcio não inclui a cobrança de juros. Mas as administradoras cobram taxas administrativas como remuneração por seu trabalho.

É nesse sentido que as cooperativas financeiras ganham destaque. Afinal, instituições cooperativas não visam lucro e, por isso, podem cobrar taxas bem menores que os bancos comuns. Portanto, pode valer a pena incluir em sua pesquisa de consórcios, opções cooperativas, como o Sicoob Consórcios. Saiba mais aqui.

– Consórcio ou financiamento?

Optar pelo consórcio ou pelo financiamento é mais uma questão de tempo. Afinal, para quem pode esperar, o consórcio, na maioria das vezes, é uma alternativa mais barata.

Em comparações feitas por especialistas, entre financiamentos e consórcios para aquisição de um automóvel, ambos com prazos iguais (60 meses), o valor total pago pelo financiamento chega a ser 80% a mais do que o valor real do veículo; enquanto no consórcio, esse aumento é de apenas 20%. E quanto maior a taxa de juros, maior essa diferença.

– Você sabia? Carta de consórcio pode quitar financiamento

Quando você é contemplado em um consórcio, recebe uma carta de crédito da administradora no valor do bem ou serviço contratado e pode escolher o fornecedor e o bem que lhe parecer melhor, desde que respeitada a categoria estabelecida no contrato.

Mesmo que o bem tenha um valor maior ou menor que o da carta de crédito, o consorciado pode optar por completar o valor total (se o bem for mais caro que a carta) ou adquirir serviços complementares (no caso de o bem ser mais barato que a carta).

Além disso, para grupos de consórcios formados a partir de fevereiro de 2009, a carta de crédito também pode ser usada para quitar o financiamento de um bem da mesma categoria do contrato do consórcio.

Quer economizar com produtos e serviços financeiros? Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar