Tecnologia não precisa ser sinônimo de gasto de energia e consumo de recursos naturais do planeta. Na verdade, com a crescente preocupação acerca do meio ambiente, a busca por tecnologias verdes tem sido cada vez maior na atualidade.
Já são diversos os exemplos de eletroeletrônicos e outros produtos eco-friendly, que não emitem (ou emitem menos) poluentes, que fazem uso de energias renováveis ou que são eles próprios reutilizáveis, causando menores danos à natureza durante seu uso e também após seu descarte. Além disso, outras formas de tecnologia, como alguns aplicativos online, podem também contribuir para a economia de recursos naturais e para a melhoria do meio ambiente.
Mais que uma tendência, o desenvolvimento e a adoção de tecnologias verdes têm se revelado como questões de sustentabilidade, determinantes para um futuro melhor. No caso das empresas, particularmente, a adoção dessas tecnologias verdes pode ser considerada ainda mais interessante por incentivar hábitos coletivos de economia de recursos e de sustentabilidade.
1 – Instale um software para economizar com impressões.
2 – Troque as lâmpadas por LED, que duram mais, são mais econômicas, ajudam a gastar menos na conta, não possuem poluentes como o mercúrio e ainda dissipam menos calor, ajudando a economizar energia.
3 – Adote um scanner e um software para conversão de PDF e dê um fim na máquina de fax, economizando com impressões, tinta e papéis.
4 – Invista em um website mais verde, com sites de hospedagem e servidores eco-friendly, além de técnicas de design com maior eficiência energética.
5 – Dê preferência a produtos com selo da Epeat – Electronic Product Environmental Assessment Tool (ferramenta de avaliação ambiental) que classifica produtos eletrônicos ambientalmente responsáveis.
6 – Considere o uso do ‘Blackle’ para buscas. O site utiliza o sistema Google para fazer pesquisas na Internet, mas tem o visual todo negro, o que ajuda a economizar energia.
7 – Considere o modelo de trabalho por telecommuting, que propõe a troca do escritório, em alguns dias da semana, pelo trabalho em casa (ou outro local), conectado online, reduzindo, assim, gastos com deslocamento e poupando a atmosfera.
8 – Neutralize as emissões de carbono da sua empresa. Procure uma organização especializada para medir as emissões da sua companhia durante suas atividades diárias e para saber como neutralizar essas emissões com o plantio de árvores.
Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob?
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…