Tecnologia não precisa ser sinônimo de gasto de energia e consumo de recursos naturais do planeta. Na verdade, com a crescente preocupação acerca do meio ambiente, a busca por tecnologias verdes tem sido cada vez maior na atualidade.
Já são diversos os exemplos de eletroeletrônicos e outros produtos eco-friendly, que não emitem (ou emitem menos) poluentes, que fazem uso de energias renováveis ou que são eles próprios reutilizáveis, causando menores danos à natureza durante seu uso e também após seu descarte. Além disso, outras formas de tecnologia, como alguns aplicativos online, podem também contribuir para a economia de recursos naturais e para a melhoria do meio ambiente.
Mais que uma tendência, o desenvolvimento e a adoção de tecnologias verdes têm se revelado como questões de sustentabilidade, determinantes para um futuro melhor. No caso das empresas, particularmente, a adoção dessas tecnologias verdes pode ser considerada ainda mais interessante por incentivar hábitos coletivos de economia de recursos e de sustentabilidade.
1 – Instale um software para economizar com impressões.
2 – Troque as lâmpadas por LED, que duram mais, são mais econômicas, ajudam a gastar menos na conta, não possuem poluentes como o mercúrio e ainda dissipam menos calor, ajudando a economizar energia.
3 – Adote um scanner e um software para conversão de PDF e dê um fim na máquina de fax, economizando com impressões, tinta e papéis.
4 – Invista em um website mais verde, com sites de hospedagem e servidores eco-friendly, além de técnicas de design com maior eficiência energética.
5 – Dê preferência a produtos com selo da Epeat – Electronic Product Environmental Assessment Tool (ferramenta de avaliação ambiental) que classifica produtos eletrônicos ambientalmente responsáveis.
6 – Considere o uso do ‘Blackle’ para buscas. O site utiliza o sistema Google para fazer pesquisas na Internet, mas tem o visual todo negro, o que ajuda a economizar energia.
7 – Considere o modelo de trabalho por telecommuting, que propõe a troca do escritório, em alguns dias da semana, pelo trabalho em casa (ou outro local), conectado online, reduzindo, assim, gastos com deslocamento e poupando a atmosfera.
8 – Neutralize as emissões de carbono da sua empresa. Procure uma organização especializada para medir as emissões da sua companhia durante suas atividades diárias e para saber como neutralizar essas emissões com o plantio de árvores.
Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob?
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…