Copa do Mundo, Black Friday e Natal podem ajudar a aumentar as vendas
Fim de ano é época de renovar as esperanças, inclusive, para o comércio. Apesar dos brasileiros continuarem sentindo os efeitos da inflação e dos juros seguirem altos, o varejo tem expectativas moderadamente otimistas para os últimos meses de 2022, considerando que o movimento costuma ser maior no segundo semestre, estimulado por datas como a Black Friday e o Natal. Com o aumento do Auxílio Brasil e a Copa do Mundo, as perspectivas só tendem a melhorar. Como fazer, então, para vender mais, aproveitando os eventos deste fim de ano? Confira:
“As datas comemorativas simbolizam momentos especiais para as pessoas, que procuram comemorar ou presentear familiares, amigos, colegas de trabalho. Os clientes ficam mais propensos ao consumo”, diz o consultor de negócios do Sebrae-SP, Rafael Souza.
Para atrair essa demanda extra gerada pelas datas comemorativas e efetivamente vender mais, é importante pensar em estratégias e criar ações especiais. Oferecer descontos promocionais, vale-compras e degustações de produtos e serviços são algumas das iniciativas adotadas habitualmente pelo comércio nessas ocasiões.
Além disso, também é possível apostar em estratégias de vendas combinadas. “Por exemplo, em ações de cashback onde o consumidor compra da marca agora e ganha créditos para utilizar no Natal ou vai acumulando pontuações até a troca por um prêmio ou brinde de final de ano”, ilustra a especialista em varejo Camila Salek.
Caprichar nas vitrines e nas embalagens também ajuda a captar a atenção dos clientes e a valorizar mais a temática da data comemorativa e os próprios produtos, contribuindo para aumentar o ticket médio das vendas.
Tendo em conta que a comunicação digital é cada vez mais intensa, também é essencial divulgar pela internet informações sobre a marca, os produtos, serviços e promoções, para aproveitar os eventos de fim de ano e vender mais.
Pode ser por meio de posts simples, de fotos e vídeos, por exemplo. Mas é igualmente favorável incluir outros formatos de conteúdo nessa divulgação, como enquetes, depoimentos de clientes, reviews, notificações via push, etc.
Outra boa dica para alavancar as vendas de fim de ano por meio do marketing digital é conversar com seus atuais clientes, pedindo que eles compartilhem as publicações realizadas pela sua marca. Lembre-se que a frequência de publicação também é importante, assim como a atenção aos comentários publicados. Aliás, vamos falar mais sobre isso a seguir.
Aproveitar os eventos de fim de ano para vender mais é, sem dúvida, uma ótima ideia. Mas você também pode aproveitar essas datas comemorativas para otimizar o relacionamento com os clientes, fidelizá-los e criar estratégias para aumentar as vendas a longo prazo.
De acordo com Camila Salek, a loja é um espaço de pesquisa direta com o consumidor, onde é possível captar dados que tragam insumos para potencializar o planejamento de vendas.
“Quanto mais conhecemos e temos proximidade do consumidor, mais conseguimos levar ofertas e ativações relevantes e personalizadas e ter a conversão como uma consequência”, diz a especialista.
Similarmente, as redes sociais – pelo seu próprio papel de socialização – também podem colaborar com essa missão de estreitar laços. Seja ativo. Responda comentários com atenção e no menor tempo possível. Compartilhe conteúdos que tenham afinidade com os valores da sua marca. E aproveite as redes para criar relacionamentos mais fortes e duradouros.
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Se a ideia é vender mais nos eventos de fim de ano e também depois deles, é fundamental analisar os resultados das estratégias e ações realizadas nessas datas.
Considere questões como: Os descontos promocionais oferecidos deram os resultados esperados? Quais foram os comentários positivos e negativos dos consumidores sobre as ações realizadas? Que mudanças e ajustes é possível fazer para alcançar melhores resultados?
Trabalhar com ações contínuas – planejando, divulgando, investindo sempre no relacionamento com o consumidor e monitorando resultados – aumenta suas chances de vender mais no curto, médio e longo prazo.
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