Com os gastos extras devido às contas de início de ano, os planos para o feriado de Carnaval podem acabar sendo prejudicados. Talvez seja o caso, inclusive, de repensar aquela viagem no feriadão. Mas não precisa se lamentar nem temer o tédio. Ficar na frente da TV assistindo aos desfiles não é a sua única opção.
Mesmo quem está em um clima meio “ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí” pode encontrar alternativas mais econômicas e divertidas para curtir o Carnaval. Quer ver? Confira só:
1 - “Eu quero é botar meu bloco na rua”
Se você gosta mesmo é de fazer festa e curtir a folia, pode optar, por exemplo, por um bloco de rua. Mesmo em cidades pequenas, as opções costumam ser variadas.
São famosos, por exemplo, os blocos de rua de Laguna, em SC, os de Joaçaba e Navegantes, entre outros. Isso sem falar em festas como o Berbigão do Boca, na capital catarinense, ou o Bloco dos Sujos. No RS, a festa também está por todos os lados: em Bagé, Pelotas, Rio Pardo… e em Porto Alegre, a Descida da Borges costuma abrir o Carnaval. Informe-se sobre as comemorações em sua cidade.
Para economizar com gastos na rua, procure sair de casa bem alimentado e leve uma garrafinha de água, reabastecendo-a quando possível.
2 - “Quem canta seus males espanta”
Prefere fazer a festa em casa mesmo e evitar a confusão das ruas? Então, que tal reunir a família e os amigos para um karaokê?
Vocês podem acompanhar as letras das músicas em vídeos do Youtube e nem precisa de um microfone de verdade, cada um pode usar um objeto diferente para cantar. Filmar os melhores momentos também pode render boas risadas.
Outra ideia é convidar algum amigo ou parente que toque um instrumento. Uma roda de violão, por exemplo, pode ser uma boa opção. Se cada um levar um pratinho para beliscar ou uma bebida, a ideia ainda fica mais econômica para todos.
3 - “Vivendo e aprendendo a jogar”
Uma noite de jogos é outra ideia muito divertida para reunir familiares e amigos. Podem ser jogos de cartas, jogos de tabuleiro ou até opções como “verdade ou consequência” ou “eu nunca”. O que importa é que todo mundo entre na brincadeira e se divirta.
4 - “E vamos botar água no feijão”
Já pensou em fazer uma competição culinária entre familiares ou entre amigos? A ideia é que cada um cozinhe um prato e todos degustem de todas as preparações para, depois, classificar os cozinheiros vencedores.
Não precisam ser pratos sofisticados. E vocês podem escolher:
- entre todos os cozinheiros fazerem o mesmo prato em diferentes versões (ex.: o melhor miojo incrementado, a melhor pizza, a melhor tapioca, o melhor salgadinho, etc.)
- ou cada um fazer um prato diferente da refeição (um faz a entrada, um faz uma carne, outro faz a farofa, outro a sobremesa, etc.).
5 - “O que eu quero? Sossego!”
Prefere curtir o Carnaval longe da farra e da bagunça? Então, você também pode aproveitar o feriado para descansar, ver filmes em casa, colocar as leituras em dia ou, quem sabe, estudar um assunto de seu interesse, tirar um projeto do papel, fazer esportes, passear em parques, ir a exposições ou assistir peças de teatro, etc.
O importante é aproveitar realmente o tempo livre, ou seja, usá-lo e curti-lo da melhor forma para você. E pra isso, não precisa gastar muito.
Gostou do artigo? Comece a economizar também em suas transações financeiras. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.