De acordo com levantamentos da ONU, por ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimento são desperdiçadas em todo o mundo. É como se cada habitante da Terra jogasse fora 280 quilos de comida por ano. Enquanto isso, 842 milhões de pessoas passam fome diariamente. Sabia que você pode ajudar a mudar essa realidade?
Aproveitar melhor os alimentos é uma atitude consciente, sustentável, colaborativa e que pode fazer muito bem para seu bolso e até para sua saúde.
Então, pare de jogar dinheiro fora: planeje suas compras com sabedoria, evite cozinhar em excesso e descubra como conservar, reaquecer e aproveitar melhor todas as partes dos alimentos.
Para aproveitar melhor o que você já tem na geladeira e na despensa, é preciso saber armazenar cada tipo de alimento adequadamente. Esse é o primeiro passo para evitar estragos e desperdícios. Veja alguns truques:
– Para conservar ervas, depois de lavadas e secas, pique-as e congele-as em potes plásticos. Ou coloque-as em forminhas de gelo, preencha com azeite e congele.
– Para conservar folhas verdes, após lavá-las e secá-las o máximo possível, coloque-as em um recipiente com uma folha de papel toalha no fundo e tampe-o ou feche com filme plástico, antes de levar à geladeira.
– Para que as bananas durem mais, envolva o talo do cacho com filme plástico e mantenha-as assim fora da geladeira.
– Para conservar morangos, deixe-os em uma solução de vinagre e água por cinco minutos, depois lave bem com água corrente, espere que sequem e mantenha-os na geladeira, em um recipiente com papel toalha no fundo.
– Conserve cebolas fora da geladeira. O ideal é colocar uma por uma dentro de uma meia-calça, dando um nó entre uma e outra. E mantê-las em um local seco, longe da luz direta.
– Para conservar o pão, coloque um pedaço limpo e seco de aipo fresco dentro do pacote e mantenha em temperatura ambiente.
– Para conservar o queijo, envolva-o em papel vegetal e guarde-o em um saco plástico na parte menos fria da geladeira.
– Após abrir enlatados, passe as sobras para um recipiente de plástico ou de vidro, com tampa e guarde na geladeira. Se possível, enxague o alimento para retirar os conservantes.
Apelar para o forninho ou micro-ondas para reaquecer as sobras de refeições nem sempre é a melhor opção. Para aproveitar o que sobrou, mantendo o sabor e textura mais próximos ao original, o ideal é reaquecer no mesmo recipiente/meio usado no preparo. Veja outras dicas:
– Para não ficar molenga, requente a pizza na frigideira, com o queijo para cima, em fogo médio. Aqueça tampada por 3 a 4 minutos ou até o queijo derreter. Destampe e deixe mais 2 ou 3 minutos para a massa endurecer melhor.
– Requente o arroz numa panela, colocando um pouquinho de água e misturando bem para que não queime.
– Requente massas e risotos no micro-ondas, colocando um copo d’água ao lado do prato para que não ressequem. Em caso de molhos brancos, basta misturar um pouco de leite ao molho antes de aquecer.
– Requente carnes grelhadas, cortando-as em pedaços menores e aquecendo-as na frigideira com um pouco de óleo.
– Requente pães, tortas (salgadas ou doces), bolos e salgados no forno pré-aquecido ou forninho elétrico.
– Requente empanados no forninho elétrico ou em uma tostadeira.
Outra opção para aproveitar sobras de refeições anteriores, em vez de só reaquecê-las, é transformar as sobras em um novo prato. Por exemplo:
– Sobras de arroz podem virar bolinhos, risoto ou arroz de forno.
– Sobras de feijão podem virar tutu, feijão tropeiro ou bolinhos.
– Sobras de churrasco podem virar arroz carreteiro.
– Sobras de salada podem virar uma sopa.
– Sobras de carne grelhada ou moída podem virar estrogonofe, recheio de tortas, omeletes, pastéis, molhos, etc.
– Sobras da semana podem virar um mexidão no melhor estilo mineiro. E por aí vai.
Aproveitar integralmente os alimentos é outra dica de economia e também de saúde, afinal, uma parcela considerável de vitaminas, minerais e fibras encontra-se nos talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes. Veja dicas para aproveitá-los melhor:
– Cascas de banana, goiaba, laranja e mamão podem compor doces e bolos.
– Cascas de abacaxi, maçã, melancia e pepino podem ser usadas para fazer sucos verdes e chás.
– Talos de agrião, brócolis e couve-flor podem ser incorporados a sopas e refogados ou compor temperos de outros pratos.
– Folhas de abóbora, beterraba, cenoura e couve-flor podem ser usadas em caldos e refogados.
– Conheça o guia “Saúde com casca e tudo“, com receitas diversas com aproveitamento integral dos alimentos. Desenvolvido pela Coordenadoria do Fundo Social da Prefeitura de Guarulhos, tem download gratuito.
Além de aproveitar partes não usuais dos alimentos em receitas diversas, você pode utilizá-las também para limpeza, decoração, estética, etc. Veja algumas possibilidades:
– Cascas de limão podem ser usadas para limpeza interna da chaleira, quando esta escurece. Basta ferver as cascas com água e, em seguida, deixar descansar por uma hora. Depois, é só escorrer e lavar bem.
– Pedaços de casca de laranja e limão podem ser usadas como substitutos dos refis de repelentes elétricos.
– Cascas de banana podem ser usadas para fazer esfoliação da pele. Coloque um pouco de açúçar sobre a casca e esfregue-a suavemente no corpo. Depois, basta enxaguar no banho.
– Cascas de batata podem reduzir o inchaço ao redor dos olhos. É só pressionar o lado úmido das cascas frescas sobre a área por cerca de 15 minutos.
– Restos de frutas, verduras e legumes podem ser transformados em adubo para hortas e jardins, através do processo de compostagem. E é possível fazer isso em casa. Veja aqui um guia prático para compostagem doméstica.
Quer outras dicas para economizar com alimentação? Confira:
Economize nas compras fazendo uma horta em casa
Supermercado: compre online e fuja das tentações
Saiba também como administrar suas finanças com mais vantagens: conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…